blog reclame aqui

Status da reclamação: fique por dentro da solução do problema

Quem está chegando agora no Reclame AQUI pode ter algumas dúvidas após postar uma reclamação. Afinal, quando vem a resposta? Quer ficar por dentro da solução do problema? É só acompanhar o status da reclamação, a gente explica mais sobre como você pode acompanhar.

Fez uma reclamação? Saiba quem vai resolver para você

Quem responde a reclamação?

Você pesquisou a empresa, postou uma reclamação. E agora? É importante saber que o Reclame AQUI não é responsável pelas respostas das reclamações. Nos bastidores do atendimento, são as empresas que garantem a solução dos problemas. É simples: depois que uma reclamação é postada, o Reclame AQUI notifica a empresa e elas são as responsáveis por garantir a resposta. 

E onde o Reclame AQUI entra nessa? É a plataforma que otimiza a comunicação entre consumidores e empresas. E não tem erro!  As empresas entenderam a importância de escutar o consumidor e têm trabalhando cada vez mais para garantir a solução dos problemas. 

Status da reclamação: como acompanhar a tratativa do problema?

O Reclame AQUI não estipula prazos para as respostas. É comum cada empresa ter seu prazo. E como sabemos que bate a ansiedade, já adiantamos: são os status que definem em que pé está a solução do problema.

Depois que a reclamação foi postada, você pode acompanhar o status na área do consumidor. Mas se você está apenas pesquisando no Reclame AQUI, os status das reclamações são públicos. São através deles, que as reclamações são classificadas na página da empresa como respondidas, não respondidas e avaliadas. Veja só:

  • A carinha vermelha significa que a reclamação foi postada, mas a empresa não respondeu ainda;
  • A carinha azul significa que já houve resposta por parte da empresa; 
  • O ícone amarelo significa que a reclamação foi respondida pela empresa, mas o consumidor decidiu acrescentar uma réplica. 
  • A carinha verde significa que após a resposta da empresa, o consumidor avaliou a reclamação como resolvida
  • A carinha roxa significa que após a resposta da empresa, o consumidor avaliou a reclamação como não resolvida

É importante saber que os status da reputação são diferentes das carinhas de reputação. Isso porque a reputação é definida de acordo com a avaliação de todos os consumidores que pesquisam pela marca. As carinhas reputacionais ficam em destaque na página da empresa. Já o status, aparece somente no conteúdo da reclamação, considerando apenas interação entre o consumidor e a empresa.

O que vem depois da reclamação?

É comum que antes de responder uma reclamação a empresa entre em contato para alinhar quais são os próximos passos. Pois isso, mantenha seu cadastro atualizado. Depois da resposta, se ficou com alguma dúvida, ou precisa de alguma informação,  vale usar o campo de réplicas.

E claro, não esqueça de avaliar a reclamação! As avaliações contribuem para que a empresa construa a reputação no Reclame AQUI, ajuda outros consumidores que estão pesquisando a entender se o problema foi resolvido ou não. Sem contar que ela também  possibilita que você reconheça o trabalho de quem fez o atendimento.

Tudo que você precisa saber sobre avaliação no Reclame AQUI

precisa reclamar? acesse o Reclame AQUI

Deixe uma resposta

%d