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Quer trocar seu plano de saúde? Saiba contratar o melhor para você

Após a onda de pandemia, muitos consumidores mudaram as suas prioridades, e a saúde foi uma delas. Todo mundo deseja ter o melhor plano de saúde, seja para uso próprio ou da família, embora saibamos que o custo na maioria das vezes é elevado e pesa no bolso do consumidor.

No entanto, é uma ideia sempre a se pensar, principalmente pelos contratempos na saúde que podem acontecer assim, de uma hora pra outra.

Se você pretende contratar uma assistência médica e não sabe o que considerar na hora de fechar o negócio, o Reclame AQUI trouxe uma lista direta e reta pra te ajudar neste momento:

Saiba como escolher o melhor plano de saúde para você e sua família
Prestar atenção nesses itens é essencial para fechar o melhor plano de saúde

A escolha da operadora do plano

Nada melhor do que começar a sua busca pesquisando administradoras e operadoras confiáveis. Mesmo que o plano seja usado também para exames de rotina, ele precisa estar 100% preparado para atender o consumidor quando ele precisar.

Por isso não dá pra vacilar neste momento. 

No Reclame AQUI, o consumidor pode achar na categoria Planos de Saúde as reputações das operadoras, assim como as reclamações mais realizadas na nossa plataforma quando o assunto é convênio médico.

Esse detalhe com certeza vai fazer toda a diferença pra você na hora de fechar o plano.

Prazos de carência

Sim, ele existe e se não for questionado, pode dar muita dor de cabeça ao contratante. Sempre que fechar o seu plano, pergunte para a operadora os prazos de carência de cada serviço prestado.

O que isso significa? Que você tem que cumprir um prazo para poder usar determinados serviços do plano (por mais que já comece a pagá-lo no mesmo instante).

Ou seja, dependendo do exame, consulta ou cirurgia, o usuário só vai poder utilizar certos atendimentos depois de muitos meses após a contratação.

A Agência Reguladora de Saúde Suplementar (ANS) até estabeleceu os prazos máximos para planos de saúde quando o assunto é prazo de carência. São eles:

Urgência e emergência: 24 horas (pós contratação do plano)
Consultas e exames simples: 30 dias 
Cirurgia e internação: 180 dias
Exames complexos: 180 dias
Parto: 300 dias
Doenças preexistentes: 24 meses

Por isso, atenção nas promessas das operadoras e leia no contrato o que de fato é válido para o plano contratado.

Abrangência territorial 

Algumas operadoras de saúde oferecem apenas planos com cobertura limitada a uma determinada região, município ou estado (e claro, acabam sendo mais em conta por isso também).

Por mais que uma administradora de saúde possa contar com rede credenciada no Brasil todo, é necessário verificar se o seu plano contempla a assistência nessas localidades.

Se você viaja muito, fica a dica: o ideal é procurar planos que atendam o território nacional.

Reajuste anual

A ANS é quem determina o índice do reajuste anual dos contratos individuais e/ou familiares. Além disso, a Agência estipula um percentual máximo que as operadoras podem cobrar. 

Já para os contratos coletivos por adesão e contratos coletivos empresariais, é a operadora do plano que dita o percentual do reajuste. 

De acordo com matéria publicada pelo Valor Investe, os planos de saúde individuais podem ter reajuste de 10% em 2023. É um índice considerado baixo se comparado aos anos anteriores (embora pese no bolso do consumidor no final do mês né?!).

Por isso, verifique com a administradora do plano desejado os reajustes nos últimos anos para ter uma base média de valores.

Atendimento ambulatorial ou hospitalar

O consumidor pode optar por escolher um plano com cobertura exclusivamente ambulatorial ou hospital.

Na cobertura ambulatorial, o plano assegura consultas médicas, exames, terapias (inclusive quimioterapia e radioterapia) e internações em casos de urgência ou emergência (limitada).

Já para o plano com cobertura hospitalar, o contratante terá direito apenas às despesas decorrentes de atendimentos realizados durante internações. Ou seja, uma vez internado, todas as despesas serão cobertas pelo plano de saúde, inclusive honorários de médicos credenciados e exames.

É possível, ainda, contratar um plano que ofereça ambas as coberturas ambulatorial e hospitalar, além da inclusão de atendimento para obstetrícia (cobertura para parto).

Vale a pena dedicar um tempo para refletir qual seria o plano perfeito pra você, principalmente se considera aumentar futuramente a sua família.

Custos por faixa etária

As operadoras trabalham também com custos diferenciados, de acordo com a faixa etária do consumidor.

E sim, quanto mais experiente for a pessoa, mais ela vai pagar pelo plano. Aqui, vale comparar os valores de cada convênio e quais as coberturas praticadas.

Além disso, compare também os índices de reajuste por faixa etária previstos nos contratos oferecidos.

Reembolso e coparticipação

Todo convênio de saúde possui a sua rede credenciada de atendimento. Isso inclui desde médicos, laboratórios, clínicas até hospitais e prestadores de serviços.

No entanto, caso algum médico da sua confiança ou uma clínica médica não for credenciado pelo seu plano, você poderá arcar com as despesas médicas e solicitar o reembolso ao seu convênio.

Mas atenção: o reembolso é submetido a uma tabela de valores já estabelecida pela própria operadora de saúde. Por isso, se o custo do atendimento médico for acima do valor estipulado na tabela, você receberá apenas o valor limite previsto.

Já no modelo de coparticipação, o consumidor assume o pagamento de uma parte do custo do serviço, seja ele médico, hospitalar ou ambulatorial, sempre que ele utilizar desses serviços.

É uma modalidade indicada e interessante para pessoas jovens e com poucos problemas de saúde, que não deixam de estar asseguradas por um convênio por um custo menor durante o ano. 

Agora, se o consumidor precisa contar com serviços médicos com certa frequência, o custo da coparticipação somado ao custo da mensalidade acaba sendo maior do que o da mensalidade de um plano de saúde sem coparticipação, inviabilizando o uso desta modalidade.

Veja qual se encaixa mais no seu perfil para fazer a escolha certa!

E aí, o conteúdo te ajudou a clarear as ideias para contratar o melhor plano para você e sua família?

Fontes: ANS/ Valor Investe/ Veja

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precisa reclamar? acesse o Reclame AQUI

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