Na última quinta-feira (01), o Reclame AQUI reuniu empresas parceiras para ouvir como as nossas soluções de atendimento e marketing estão impactando o dia a dia de trabalho delas. Durante o evento, os convidados puderam contar sobre as suas experiências com a RA Brand Page, RA HugMe, RA API e RA TrustVox.
Por último, ainda teve um bate-papo com o time de atendimento do Reclame AQUI para debater e tirar dúvidas sobre moderação de conteúdo, além de uma festinha de confraternização para finalizar o dia de aprendizado.
Então, veja o que foi compartilhado por cada empresa neste evento:

Lojas Marisa – RA HugMe
Maria Freitas é profissional de Customer Success com mais de duas décadas de experiência. Destes, 10 anos são dedicados às demandas vindas por dentro do Reclame AQUI.
Ela representou as Lojas Marisas Online e Física, que utilizam o RA HugMe para responder seus consumidores. Maria destacou algumas vantagens de trabalhar com a nossa plataforma de CRM neste evento:
- Visualização do desempenho da empresa e dos profissionais na questão de atendimento, como notas e projeção da reputação;
- Distribuição automática de demandas;
- Priorização de reclamações com as tags. Dependendo da criticidade da reclamação, a reclamação é respondida em até 2 horas;
- Acompanhamento do fluxo e extração de relatórios da reclamação;
- Uso das moderações;
Maria também deu dicas para um bom atendimento durante o evento. Por exemplo: trabalhar sempre com o foco do cliente (ou seja, entender a dor do consumidor para ajudá-lo da melhor maneira) e ser totalmente transparente no decorrer da tratativa. Em outras palavras, ela falou sobre não fazer promessas impossíveis para não criar falsas expectativas.

Tok&Stok – RA API
Cleber Ferreira é Gestor de Pessoas em times de Customer Experience e Customer Services há 12 anos. Neste evento, ele veio representar a Tok&Stok e conversou com a gente sobre a RA API. Em síntese, esta solução possibilita a integração dos dados do Reclame AQUI na plataforma de CRM que a empresa já utiliza.
No caso da Tok&Stok, tudo mudou em 2020, quando houve a implementação do Zendesk + RA API. Em conclusão, a empresa passou a ter uma visão analítica sobre os casos e conseguiu criar estratégias de atendimento mais eficientes. Sendo assim, saíram da reputação “Bom” e conquistaram o Selo RA1000 em menos de 1 ano como resultado de todo o esforço.
Cleber também compartilhou dicas de ações que funcionaram muito bem para a Tok&Stok, como:
- A unificação de perfis das lojas online e física, feita por questões práticas e para posicionamento de negócio;
- Enxergar o Reclame AQUI como de excelência em atendimento e não como um canal de produtividade;
- Diminuir a quantidade de interação que o consumidor precisa ter com a empresa para resolver um problema. Para isso, a RA API auxiliou na construção de dados e na visão de negócio para entregar uma melhor experiência ao cliente.

Flash Courier – RA Brand Page
Para falar sobre a RA Brand Page, a Flash Courier (empresa de logística) trouxe um time de três pessoas: Renan Castro, Oliveira Costa e Valdete Gomes. Em suma, todos eles atuam na área de atendimento e tiveram sua rotina impactada positivamente com as funcionalidades da RA Brand Page.
Nesse sentido, a personalização da página transmite mais confiança para quem procura pela Flash Courier dentro do Reclame AQUI. Do mesmo modo, com a RA Brand Page, a empresa pode:
- Incentivar o autoatendimento ao incluir um FAQ e mantê-lo atualizado;
- Disponibilizar seus canais de atendimento e os horários de operação;
- Fortalecer a identidade visual da marca com logo e foto de capa;
- Incluir Alertas de Crise quando algo não sai conforme o esperado;
- Personalizar o formulário de reclamação;
- Muito mais!
Todavia, foi o RA Analytics, a parte analítica da RA Brand Page, que o trio não mediu esforços para elogiar. Por causa da ferramenta, a empresa tem acesso a análises detalhadas e exclusivas sobre o comportamento do consumidor e de empresas concorrentes, além de acompanhar o volume de reclamações recebidas em um período de tempo específico.
Ainda de acordo com os três palestrantes, as consequências disso é garantir que a Flash Courier esteja oferecendo um atendimento personalizado e eficiente para todas as pessoas, bem como posicionar melhor a marca no mercado em relação aos seus concorrentes.

Miess e Piticas – RA TrustVox
Já a parte de apresentação da RA TrustVox ficou com a Gabrielly Vioto, da Miess, e Anderson Lima, da Piticas. Ambos falaram sobre como disponibilizar reviews verdadeiros nos seus sites impactou positivamente nas vendas posteriores como resultado.
Os benefícios da RA TrustVox são muitos, mas os principais compartilhados neste evento foram:
- Selo de Reviews Verdadeiros, que transmitem mais confiança para quem busca informações sobre seus produtos;
- Espelhamento das avaliações de seus produtos nos resultados de busca no Google e em outros e-commerces de sua marca;
- Ter o panorama completo de resultados do NPS do seu e-commerce com as informações de vendas e avaliações do seu cliente;
Além disso, a Piticas é uma empresa que está interessada em melhorar sua nota por AQUI e até montou um time de atendimento exclusivo para trabalhar com a nossa plataforma. Sendo assim, pela primeira vez na história do Reclame AQUI, convidamos uma empresa com esta reputação para falar sobre um dos nossos produtos.
Eventos do Reclame AQUI
Por fim, o Reclame AQUI promove eventos sobre atendimento e reputação. Dessa forma, fique de olho nas divulgações nas redes sociais e veja se algum próximo é interessante para você e para a sua empresa!