Tudo o que é bom dura pouco, mas o RA Trust XP trouxe conteúdo que vai agregar por MUITO tempo! Então olha só o que aconteceu nessa última parte da edição do RA Trust 2022.
Preparado(a)? Vamos lá:
Histórias do fundador do Reclame AQUI: o legado de Mauricio Vargas
E nada melhor do que falarmos sobre esse assunto tão respeitável e especial: o legado que Maurício Vargas, o criador do Reclame AQUI, deixou para todos nós, usuários, consumidores e profissionais ligados ao universo RA.
Felipe Paniago, filho do Mauricio e também Cofundador e CMO do Reclame AQUI, anunciou uma super novidade: o lançamento do livro sobre o Maurício Vargas. A publicação já está sendo desenvolvida e estará disponível em breve para todos nós ficarmos ainda mais admirados com o legado chamado Reclame AQUI, além de incríveis histórias do inesquecível Mauricio Vargas.
O livro é escrito por Luís Colombini, jornalista e escritor, responsável por biografias de Mauricio de Sousa e Gustavo Kuerten, entre outras personalidades brasileiras. E terá participações especiais. Sabe quem? Daqueles que tiveram histórias legais junto ao Mauricio Vargas! Por isso, se você viveu algum momento que deve ser eternizado nessa grande obra, envie sua história para: livrodomauricio@reclameaqui.com.br
É pra deixar a gente com o coração cheio de acalanto e felicidade 💚
Black Friday da Mercearia – Parte 2: teremos um repeteco em 2022?
Olha quem tá por aqui de novo? Sim, a tão aguardada e esperada época de ofertas e promoções. Para isso, Edu Neves, Iago da Silva Bolívar, Consultor do Reclame AQUI, e Valton Neto, Coordenador de Dados do Reclame AQUI, trouxeram o novo cenário para 2022 – considerando a Copa do Mundo e o Natal – e como a data pode ser trabalhada como um incentivo nos aumentos de vendas no varejo do país.
Iago analisou que tudo dependerá do entusiasmo do consumidor em relação a essas datas. O consultor pondera que alguns indicadores podem influenciar positivamente a melhora dos preços e aquisições na Black Friday, embora os números de pessoas endividadas possam impactar também o comércio no período.
Já Valton, Coordenador de Dados do Reclame AQUI, abordou as pesquisas realizadas na plataforma e apontou que muitos usuários têm mudado a sua opinião conforme a época vai se aproximando, sendo os itens de eletrodomésticos e eletrônicos os grandes procurados para aquisição desses consumidores. “O preço continua sendo o maior fator decisivo para realizar a compra”, garante Valton.
Bom, é aquilo né Valton, quem nunca olhou o preço pra comprar um produto que atire o primeiro cartão de crédito!


















Taça do RA é nossa: como empresas que já ganharam o Prêmio Reclame AQUI mais de uma vez trabalham uma estratégia continuada
Sua empresa está concorrendo ao Prêmio Reclame AQUI pela primeira vez? Então vem a dica de empresas que já foram vencedoras e ensinam como manter sempre a reputação no topo para rolar aquela dobradinha quando falamos de indicação na maior premiação de atendimento do Brasil.
Na participação do painel, Felipe Paniago, Junior Souza, Gerente de Relacionamento com os Clientes na Ultrafarma, Karla Cristine dos Santos, Diretora de Experiência e Atendimento ao Cliente da Leroy Merlin, e Priscila Ferreira, Gerente de Operações na Americanas.
Para os convidados campeões de MUITAS estatuetas, a experiência do cliente sempre será fundamental e relevante para manter uma boa reputação de marca, levando em consideração o trabalho com pessoas que têm necessidades únicas e proporcionar esse tratamento único e exclusivo para cada um dos clientes. Eles consideram imprescindível dar o retorno e uma solução eficiente ao consumidor.
Quer dica? Anota aí pra não esquecer:
Karla Cristine: Para ter um bom caminhar e ter bons resultados é preciso trazer as pessoas e os clientes para o centro da conversa. É um trabalho contínuo, são todos os dias para fazer acontecer.
Junior Souza: O encantamento do cliente é a questão da transparência e isso é essencial dentro do time para que a empresa continue sendo relevada.
Priscila Ferreira: O primeiro valor é ter foco no cliente. O cliente não quer ser só encantado, ele quer entrar (no RA) ter seu problema resolvido e sair de lá feliz.
Ah, e tem dica de campanha para o Prêmio Reclame AQUI. Empresa Indicada, corra e acesse o conteúdo completo para você praticar essas estratégias com a sua equipe.
Isso é que é uma seleção de respeito!
RA ADS: atraindo o consumidor durante jornada de compra e solução
Olha aí mais novidade!
Álvaro Souza, Growth Product Manager do Reclame AQUI e João Werner, Diretor Negócios Digitais da Linx apresentam o RA ADS, essa novidade do Reclame AQUI.
Assunto em alta nas empresas, João comentou que o caminho da publicidade, mídia e produto andam juntos para alcançar a confiança do consumidor, com o objetivo de atingir a melhor reputação para a marca. “Hoje é quase uma obrigação você saber onde divulgar o seu produto para que aquilo não volte de maneira negativa para a empresa”, alega o Diretor da Linx.
E se você está se perguntando sobre o RA ADS, como esse produto funciona, quais são os seus benefícios e como uma empresa pode contratar, fique tranquilo. Claro que essa mega notícia merece uma matéria super dedicada pra explicar para os nossos usuários tudo sobre o novo produto do Reclame AQUI.
Vem conferir clicando aqui.
Felicidade Corporativa
Foi aqui que vocês pediram mais palestra? Então olha só o que rolou no tema de Vinicius Kitahara, Fundador do Vinning e especialista em Felicidade Corporativa.
Vinicius contou um pouco sobre o surgimento da sua consultoria e aprofundou o valor da vida das pessoas que nos rodeiam e importam durante nossa trajetória terrena. Ressaltou que o objetivo final da vida é a felicidade e isso precisa ser priorizado no nosso cotidiano.
“Eu perdi muitas coisas materiais mas o recurso mais importante da vida não é o dinheiro e sim o tempo”, estima Vinicius.
O consultor ainda nos fez refletir sobre como aplicar a ciência da felicidade dentro do nosso ambiente corporativo e como esse cuidado com os colaboradores impacta positivamente no seu bem-estar, confiança e qualidade, além da construção, evolução e engajamento das empresas felizes. “Quem não entende de pessoas, não entende de negócios”, conclui Vinicius.
E rolou até as 5 linguagens do amor:
- palavras de afirmação
- tempo de qualidade
- atos de serviço
- toque físico
- presente
Estão prontos para praticar a ciência da felicidade e as linguagens do amor?!
As mudanças práticas que a LGPD trouxe para a relação entre empresas e consumidores
Que tal um pouco mais sobre segurança e proteção dos dados? Com Diego Campos, Cofundador e CTO do Reclame AQUI, Fernanda Nones, Data Protection Officer (DPO) na RD Station e Fernando Bousso, sócio do Escritório Baptista Luza, a ideia do painel foi trazer a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) sob a ótica do consumidor e a relevância da segurança da informação dentro da empresa.
Só pra você ter noção, 10.000 reclamações em 8 meses foram feitas pelos consumidores no Reclame AQUI com a citação de LGPD. Isso mostra como o assunto deve ser priorizado internamente de forma que a empresa não sofra consequências e impactos negativos para a confiança da marca.
Fernanda chamou a atenção para que a adequação à LGPD e privacidade deve ser implementada pela sobrevivência da própria empresa no mercado e assegurar a confiabilidade da marca, sem se esquecer da ética e do bom senso. “7 a cada 10 consumidores se dizem não dispostos a comprar em uma marca que não confia, e a geração atual preza mais pelo que a marca representa no mercado”, avalia Fernanda.
Já salientou que o objetivo da lei é trazer transparência e transmitir uma mensagem de forma clara e acessível ao consumidor, e, dessa maneira, ampliar a percepção positiva do público que recebe essa mensagem. Para ele, “a partir do momento em que o consumidor sabe o que está sendo feito com seus dados, ele irá exercer o seu direito devidamente”.
Como o seu negócio pode vender mais cuidando da sua reputação online
Álvaro Souza, Growth Product Manager do Reclame AQUI, Guilherme Negrão, Group Product Manager do Reclame AQUI e Lucas Hansel, CPO da Harmo, acentuaram assuntos relacionados a reputação e vendas e como isso é amarrado dentro do negócio da empresa, seja ela física ou online.
Para Guilherme, a omnicanalidade proporciona ao cliente um atendimento em vários lugares, e a ideia é que as empresas possam impactá-lo onde ele estiver.
Lucas, CPO da Harmo, analisou as buscas e tráfegos do Google e como essas ferramentas influenciam na jornada do cliente, desde a reputação da marca até os reviews recebidos pela empresa, e por esse motivo, é fundamental fazer a gestão desses canais e de todos os pontos de contatos envolvidos neste momento de avaliação.
Álvaro ainda enfatizou que os conteúdos postados nos canais disponíveis na internet são relevantes não somente aos consumidores que estão se relacionando com a empresa naquele momento, mas a todos aqueles que estão lendo essas tratativas. E quanto mais relevante as suas histórias, mais a sua empresa estará bem posicionada na vitrine e na decisão de compra do público.
Segura o JEC: Diminuindo ações de pequenas causas
Patricia Cansi, COO do Reclame AQUI, Ricardo Lagreca, Diretor Sênior Jurídico e de Relações Governamentais do Mercado Livre e Danilo Miranda, Sócio-fundador da CAMES vieram com tudo!
Com o tema de judicialização na pauta, Patricia trouxe os desafios que as empresas enfrentam em conflitos mais complexos juntamente aos consumidores.
Para Ricardo, que consegue resolver cerca de 95% dos problemas dos clientes pela plataforma, salientou que o Mercado Livre implementou uma mudança na equipe com foco no preventivo como forma de negociar e solucionar os problemas existentes. Isso auxiliou a evitar muitos processos em graus litigiosos, além da diminuição do (alto) custo gasto pela empresa com ações que tramitam no setor judicial.
Já para Danilo, sócio-fundador da CAMES que surgiu com o propósito de mediar divergências de forma mais simples, rápida e menos custosos, – contando com a mediação de profissionais habilitados e capacitados – acredita que ainda exista uma falta de conhecimento da empresa sobre processos judiciais, prejudicando uma rotina mais assertiva de como resolver esses problemas mais complexos. “A partir do momento que a gente coloca a internet no nosso serviço, a gente consegue resolver muito mais casos com um valor muito mais acessível”, pontua Danilo.
A gente aproveita o momento para fazer a “propaganda” da tarde:
RA Leegol é uma ferramenta de mediação online do Reclame AQUI em parceria com a CAMES, que possibilita a mediação de divergências consumeristas entre empresa e consumidor. Além de todas as vantagens, o acordo possui validade jurídica. Para conhecer mais sobre esse produto, clique aqui.
Os seus valores são os mesmos dos seus clientes? A cultura da sua empresa te aproxima do seu público
Finalizando com chave de ouro todos os painéis do RA Trust XP 2022, Edu Neves, CEO do Reclame AQUI, Talita Lacerda, CEO da Petlove, Thiago Piau, CEO da Stone e Ana Karina Bortoni Dias, CEO do BMG, participaram desta conversa super rica sobre valor e cultura corporativa e de como a crise da pandemia trouxe novas estratégias para as operações das empresas.
Ana contou um pouco da história do BMG e de como a mudança da cultura dentro do banco tem envolvido todas as dimensões da companhia, de forma mais humanizada, tendo como foco principal poder transferir todo esse cuidado e empatia aos seus clientes. “É uma transformação de como a marca se posiciona de forma phygital: físico, digital, humano e tecnológico”.
Já no ecossistema da Petlove, Talita salientou que a companhia já nasceu digital e estruturou os squads para pensar nas diferentes “dores” do pet, com incentivo de encantamento ao cliente, tendo também os colaboradores autonomia para resolver os problemas do público. “Ser um petlover é um elemento importante da nossa cultura. Ter os nossos objetivos centrados no cliente é ter o objetivo de ter uma companhia muito mais saudável”, afirma Talita.
De acordo com Thiago, a Stone foi construída na ideia de poder servir o varejo, pautando sempre o time da tecnologia em oferecer um serviço de acordo com aquilo que era ouvido pelos consumidores, pois das dores dos clientes surgem novas oportunidades de melhorias.
“Essa devoção em seguir as pequenas coisas e tomar grandes decisões é um exemplo para nossa companhia e o que ela precisa representar. O cliente é o melhor promotor da marca”, destaca Thiago
Muito sensacional!
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