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Pós-venda no setor automotivo: 6 passos para ter sucesso

Pós-venda no setor automotivo: 6 passos para ter sucesso

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A ideia do pós-venda é manter um relacionamento contínuo com os clientes, mesmo depois que eles já tenham finalizado seus contratos ou realizado as compras. Sendo assim, os objetivos do pós-venda são basicamente os mesmos em todos os setores em que são aplicado: manter o interesse dos clientes e torná-los fiéis à marca vendedora.

No setor automotivo, o pós-venda desempenha uma parte ainda mais crucial no atendimento ao cliente. Isso porque os clientes deste ramo precisam de assistências frequentes para reparar e otimizar seus veículos.

Ou seja, isso vale tanto para os clientes de concessionárias quanto para os clientes de oficinas e até de lojas de acessórios automotivos. Para esses, um descuido no pós-venda pode significar a troca da empresa por outra que realmente os ajude.

Confira a seguir 6 estratégias infalíveis para sua empresa aplicar se você busca sucesso no pós-venda no setor automotivo, mas não sabe por onde começar.

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Estratégias para oferecer um bom pós-venda no setor automotivo

Peça um feedback do cliente

Positivas ou negativas, os clientes provavelmente têm opiniões sobre a experiência com os produtos ou serviços que comparam da sua empresa. Então, uma boa maneira de mostrar que você se importa com a experiência dos clientes no pós-venda é escutar o que eles têm a dizer.

Você ainda pode garantir que as críticas positivas estejam em todos os canais da empresa, por exemplo, redes sociais, site e anúncios pagos. Desse modo, as avaliações positivas podem ajudar a atrair potenciais clientes que entram em contato com sua empresa por meio de alguns de seus canais de vendas.

Mantenha abertos os canais de atendimento ao cliente no pós-venda

Tirar dúvidas e resolver problemas é um dos motivos pelos quais o cliente pode entrar em contato com uma empresa no pós-venda. Dependendo da natureza de seus produtos e da forma como você os comercializa, é possível que os clientes tenham dificuldade em entender como usá-los.

Em alguns casos, os clientes podem até perceber que o produto que eles pediram não é realmente o que eles queriam. Por isso, é importante que sua empresa mantenha canais de atendimento ao cliente abertos no pós venda (telefone, e-mail, chat, etc).

Envie sugestões de produtos

Envie e-mails ou mensagens via redes sociais com sugestões de produtos para os clientes que já procuraram online sua empresa ou já compraram. Essa é uma maneira fácil de fazer vendas cruzadas e aumentar as vendas de diferentes produtos e categorias de produtos.

Ofereça a possibilidade de agendar atendimento na pós-venda

Quem é cliente da sua empresa merece exclusividade para ser atendido sempre que precisar. Uma excelente maneira de fornecer isso é por meio do agendamento.

Como a maioria dos seus clientes enfrenta uma rotina corrida, eles ficarão felizes ao saber que podem reservar um horário para receber um atendimento mais técnico e demorado. Então, eles poderão encaixar o atendimento em um período adequado do calendário e se programar. Como resultado, você poderá contar com esses clientes para novos negócios.

Envie uma mensagem personalizada em datas especiais

O dia de aniversário e os feriados são momentos do calendário para reavivar o relacionamento com os clientes.

Enviar um cartão personalizado de aniversário, com uma calorosa saudação, pode iluminar o dia do cliente, especialmente caso ele goste e confie na sua empresa.

Além disso, você também pode avaliar a possibilidade de oferecer algo extra em datas especiais do calendário, como um desconto ou acesso exclusivo a lançamentos da empresa.

Invista em uma newsletter

O e-mail ajuda a se manter em contato com os clientes que já comparam da sua empresa. Uma excelente ideia é usar esse canal para enviar uma newsletter periódica.

Na newsletter, sua empresa pode divulgar promoções, atualizações da Tabela Fipe e outras notícias que interessem aos clientes, lançamentos, descontos e muito mais.

Uma comunicação frequente com os clientes e um suporte de qualidade no pós-venda podem fazer com que os clientes voltem a fechar negócio com as empresas. Por isso, sua equipe precisa dos 5 passos para alcançar o sucesso no pós-venda no setor automotivo.

Se você quer continuar aprendendo estratégias para sua marca, aproveite para baixar o nosso webinar online e gratuito com boas práticas para o sucesso do cliente!


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Raphael Alves
Raphael é graduado em Letras (UFPE) e atua como redator. Tem experiência com produção de conteúdo nas áreas de marketing digital, SEO e copywriting.

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