Contra dados não há argumentos! Os dados SaaS também estiveram presentes na da trilha temática do SXSW 2024. Vem acompanhar esse assunto com o Reclame AQUI
O assunto é indiscutível, todas as estratégias de negócio envolvem a coleta de dados. Isso porque não dá para negar, no mundo dos negócios, tempo é dinheiro! E claro, o sucesso da sua empresa está diretamente relacionado aos dados coletados e armazenados nas plataformas SaaS.
As empresas SaaS têm como vantagem competitiva a captura de informações valiosas do consumidor, permitindo a tomada de decisão mais rápida e assertiva.
Leia também: Reclame AQUI no SXSW 2024: Como as equipes podem evoluir através do conflito saudável?
Para abordar o assunto no SXSW 2024, marcaram presença Adrian Kunzle, CTO da Own Company; e Stephanie Mehta, CEO e CCO da Mansueto Ventures. Eles trouxeram o tema para o painel “Por que os dados SaaS são essenciais para o sucesso da sua empresa?”.

Um universo de possibilidades
Imagina só, com os dados SaaS, não é preciso ir muito longe, você consegue entender os hábitos do usuário e realizar uma série de ações para gerar melhorias na jornada do seu cliente.
Ou seja, ter em mãos informações relevantes sobre o comportamento do consumidor ajuda a personalizar experiências de compras mais individuais e simplificadas. Além disso, os dados possibilitam a análise preditiva de tendências e abrem oportunidades para o seu negócio.
Mas as vantagens não acabam por aqui. Os dados aumentam a chance de sucesso a longo prazo e melhoram a eficiência operacional, identificando oportunidades de melhorias.
Destaque do painel
O uso inteligente das informações coletadas, com certeza, traz resultados positivos. Sendo assim, você já se perguntou sobre quais são os dados que a sua marca gera?
É importante valorizar a qualidade dessas informações. Isso porque os dados ajudam as empresas a entender o mercado, o comportamento dos consumidores e as melhores estratégias.
Quando os dados são mal gerenciados ou de baixa qualidade, os prejuízos são irreversíveis, levando a insights incorretos e até mesmo prejudicando o desempenho da empresa
Leia também: Reclame AQUI no SXSW 2024: Alimentando a viralidade; revelando o potencial de criadores em ascensão
Os dados SaaS x as oportunidades com IA
No painel, os participantes também discutiram sobre como a integração de dados com a IA pode elevar o nível da sua estratégia. Com a Inteligência Artificial generativa, é possível potencializar o uso de dados e garantir boas vantagens competitivas. Se liga nesses aprendizados:
A partir das análises de IA, é possível extrair insights de conjuntos de dados complexos. Dessa forma, é possível oferecer personalizações em escala, desde recomendações personalizadas de produtos no varejo, passando por mensagens de marketing direcionados e até mesmo entender as necessidades individuais de cada cliente.
Além disso, os insights gerados com a IA permitem aprimorar o desenvolvimento de serviços, garantindo experiências mais precisas para o usuário, melhorando a satisfação do cliente e aumentando o nível de retenção.
A Inteligência Artificial Generativa também abre espaço para a inovação, possibilitando desenvolver produtos com base nas necessidades dos clientes. É literalmente fazer com que o cliente se sinta único em cada contato com a empresa.
A proteção de dados SaaS
Dentre tantas oportunidades, também é preciso estar atento na Segurança e Privacidade dos dados. Afinal, o gerenciamento robusto desses dados é o principal desafio enfrentado pelas companhias, principalmente após a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Dessa forma, as empresas precisam adotar medidas protetivas contra vazamentos de dados e garantir conformidade com as regulamentações de privacidade para o tratamento responsável e ético dos dados dos clientes.

Os consumidores e a permissão em dados
O Reclame AQUI sempre pontua que a confiança é o principal atributo que os consumidores buscam nas marcas. Em recente pesquisa sobre os hábitos de consumo dos consumidores, no geral, 33,3% não têm certeza se a loja é confiável e segura; enquanto 17% enfrentam o medo de golpes e fraudes online no vazamento de dados pessoais.
Investir em dados também é investir em reputação. Afinal, ao fechar negócio, os consumidores esperam que as empresas protejam adequadamente suas informações. Além disso, a violação de dados pode resultar em perda de confiança. Bora reverter esse cenário e investir na proteção adequada dos dados?
Vale lembrar
O processo de coleta de dados exige transparência. As informações devem estar disponíveis de forma organizada, segura, controlada e acessível para as pessoas certas.
O South by Southwest (SXSW) é um dos maiores eventos de inovação, tecnologia, música, cinema e cultura do mundo e aconteceu em Austin, Estado do Texas (EUA). O mega evento trouxe uma variedade de palestras, painéis e apresentações de diversos temas, incluindo negócios, claro, e contou com a participação de grandes empresas, startups, artistas e líderes, proporcionando uma plataforma única para networking, aprendizado e inspiração.
Acompanhe toda a cobertura do SXSW 2024 realizada pelo Reclame AQUI
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela) LinkedIn
- Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+
- Clique para enviar um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela) E-mail
