Em abril, o Reclame AQUI realizou uma pesquisa com mais de 21 mil consumidores a respeito do cenário de reviews no Brasil.

Dentre os resultados obtidos, o que mais chamou a atenção é que 25% dos consumidores já avaliaram, pelo menos uma vez, algum serviço ou produto que não foi utilizado por eles.

Isso acaba demonstrando que algumas formas de coleta de reviews podem não ser tão confiáveis assim, dando oportunidade para geração de opiniões falsas.

De toda forma, esse não foi o único resultado obtido. Confira agora mais detalhes sobre a pesquisa.

Os reviews no Brasil

A pesquisa do Reclame AQUI também revela outros números interessantes. Sendo assim, começamos com a regularidade dos consumidores brasileiros em escreverem avaliações. Segundo os dados coletados, mais de 60% avaliam um produto ou serviço depois de uma compra.

Leia também: Reviews de compras aumentam tempo médio de consumidores em sites de e-commerce

A respeito das motivações dessas avaliações, a pesquisa também revela que mais de 70% delas são para fazer críticas ou elogios.

Voltando para os 25% dos consumidores que já fizeram uma avaliação sem comprar um produto ou serviço, mais de 55% deles já publicaram elogio e crítica falsos. Número preocupante, que pode mascarar o real estado de um serviço ou produto.

Em relação aos consumidores que costumam publicar uma avaliação, perguntados se foram abordados pelas empresas para deixar a opinião, mais de 66% responderam que não receberam nenhum incentivo para publicar uma avaliação, ao contrário dos mais de 33%, que disseram que sim, receberam algum tipo de incentivo.

Por fim, mais de 57% dos entrevistados nunca repararam se os seus reviews já foram alguma vez apagados ou editados.

Reviews com confiança

Como foi visto na pesquisa, mais de 60% dos consumidores publicam uma avaliação ao comprar um produto ou serviço, e, portanto, isso demonstra que os reviews são importantes também para a imagem das empresas.

Por conta disso, elas precisam de uma ferramenta confiável, que colete os reviews principalmente após a experiência do cliente com o produto ou serviço.

Assim sendo, a RA Trustvox surge como uma solução para as empresas coletarem reviews sinceros, com a garantia que de fato o cliente utilizou o seu produto antes de publicar a avaliação. Isso, sem dúvida, aumenta a confiança dos consumidores em relação à empresa.

Como funciona a RA Trustvox?

A RA Trustvox é a plataforma de coleta de reviews do Reclame AQUI, que coleta as opiniões dos clientes sempre após a experiência deles com o produto.

Com todos os reviews auditados, as chances de opiniões não verdadeiras ficarem no ar são mínimas. Além disso, os reviews também ficam publicados na página da empresa no Reclame AQUI, além de ficarem também no próprio site da empresa.

Leia também: Trustvox atinge 4 milhões de reviews

Pelos reviews da RA Trustvox, portanto, as empresas também podem conquistar o Selo Site Sincero, conseguir uma melhora na indexação e avaliação dos produtos com Rich, entre muitas outras vantagens.

Conheça mais sobre a RA Trustvox aqui!

Ficou interessado? Você também pode entrar em contato com nossa equipe para começar a se destacar da concorrência com reviews sinceros, preenchendo o formulário abaixo. 🙂

Deixe uma resposta