Hoje em dia, quase todo software, site ou aplicativo que você utiliza na internet compartilha algum código entre eles.

Esse compartilhamento de informações é chamado de API, Application Programming Interface, que, em tradução livre para o português, significa “Interface de Programação de Aplicações”.

Com isso em mente, bora entender então o que é e como isso funciona. Boa leitura! 🙂

O que é uma API?

Na prática, é um conjunto de códigos ou programação de software que pode se conectar a outros softwares para, assim, validar informações, ler ou responder dados, efetuar pagamentos, entre outras tantas possibilidades.

Dessa forma, quando um sistema independente se conecta a outro sistema, a integração deles é feita via API.

Por exemplo, no Reclame AQUI, é possível efetuar login na sua conta do site via Facebook. Com isso, a API de Login do Facebook está integrada ao site Reclame AQUI. Ou seja, o conjunto de códigos para se logar via rede social está dentro da programação do Reclame AQUI.

Vale ressaltar que as APIs são propriedades das empresas, que podem ou não ofertar seus códigos para outras empresas utilizarem.

É segura para quem libera e personalizável para quem utiliza

Claro que existe a questão da segurança da informação, pois uma API possui dados e informações da empresa dona do código. Porém, esse tipo de integração é muito seguro, pois quem disponibiliza o código tem o controle de quais informações serão liberadas para outro sistema.

Além disso, para quem for integrar os sistemas, é possível, em muitos casos, personalizar a forma como essas informações serão utilizadas.

Portanto, a API é definitivamente segura para quem libera e livre para ser personalizada para quem quer usar as informações.

O Reclame AQUI acabou de liberar a API!

Sim! O Reclame AQUI, além de utilizar algumas APIs, também liberou para as empresas a sua própria API para ler e responder reclamações!

Um quebra-cabeça com elementos gráficos e com o logo do Reclame AQUI, representando o funcionamento de uma API.
Reprodução – API Reclame AQUI

As empresas podem integrar essas informações do Reclame AQUI dentro de seus sistemas de CRM ou atendimento. Isso gera muita facilidade, principalmente para as empresas que costumam copiar e colar dados de Reclame AQUI em seus sistemas. Chega de CTRL C + CTRL V. 🙂

Saiba mais sobre a RA API neste post aqui: API do Reclame AQUI disponível para o mundo

Se quiser, você também pode preencher o formulário abaixo para entrarmos em contato.

Deixe uma resposta