Você já deve ter ouvido falar sobre a taxa Selic por aí. Ela está por todos os lugares e mexe com o bolso de todo mundo. A taxa Selic não passa despercebida por ninguém, isso porque ela serve como guia para diversas operações financeiras no Brasil.
Quer saber o que ela significa e por que ela é tão importante para o funcionamento da economia brasileira? Chega mais! O Blog RA explica:

O que é a taxa Selic?
A taxa Selic é a taxa de juros básicos da economia brasileira. Ela influencia toda a movimentação financeira do país, como as taxas de juros dos cartões de crédito, financiamentos imobiliários, empréstimos e até os investimentos que você realiza no Banco.
Quando a taxa Selic aumenta, as outras taxas sobem na mesma proporção. Quando ela diminui, as outras taxas também caem. E claro, tudo isso afeta diretamente no seu bolso.
O nome Selic vem da sigla para Sistema Especial de Liquidação e Custódia, desenvolvido pelo Banco Central do Brasil. Nesse sistema, as instituições financeiras negociam títulos do Tesouro Nacional para controlar as operações financeiras.
Geralmente, as instituições financeiras realizam muitas operações. Por isso, é normal que elas terminem o dia com dinheiro sobrando ou faltando no caixa. Quando o saldo é menor do que o esperado, as instituições negociam empréstimos em curtos prazos com outros bancos.
Esses empréstimos são realizados em prazos curtos, de um dia para o outro. Dessa forma, a taxa Selic é ligada aos juros dos títulos públicos ofertados nessas negociações.
Será que vale a pena? Entenda como funciona o parcelamento automático do cartão de crédito
Como funciona?
A Selic é definida pelo Comitê de Política Econômica (Copom) do Banco Central. O comitê se reúne a cada 45 dias para definir qual a meta que vigora no próximo mês. Essas reuniões possuem um calendário fixo, e a decisão é disponibilizada publicamente em nota.
A taxa que vigora é definida de acordo com diversos fatores econômicos, considerando comportamentos do mercado e os principais riscos e tendências econômicas. Ela não é fixa e pode variar conforme o tempo.
Em junho de 2023, a taxa Selic se manteve fixada em 13,75% ao ano, o mesmo desde agosto de 2022.
Como a Selic impacta no seu dinheiro?
A taxa Selic é uma ferramenta de política monetária para controlar o consumo no país e evitar o descontrole de preços. É dessa forma que o Banco Central consegue controlar a quantidade de dinheiro em circulação no país.
Para controlar a inflação, o Banco Central aumenta a Selic para desacelerar o consumo. Sendo assim, a população tende a comprar menos por conta do aumento de custo dos produtos e serviços.
Já para aqueles que investem, a Selic em alta pode aumentar a rentabilidade dos investimentos em renda fixa.
Em contrapartida, quando a inflação está em baixa, o Banco Central pode diminuir a taxa Selic para incentivar o crédito, o aumento do consumo e aquecer a economia. Com isso, as taxas de crédito ficam mais baratas e a população consome mais.
A taxa Selic reflete no consumo, com um impacto real no seu dia a dia. Com a Selic reduzida, consumidores e empresas têm acesso ao crédito mais barato, estimulando o crescimento da economia.
De olho na Selic: Para acompanhar a taxa Selic, você sempre deve acessar o site do Banco Central.
Fontes: Nubank / InfoMoney / G1