O Natal está próximo e já acontece nesta semana. E claro, a ceia da noite especial e até a da virada de ano não poderia ficar fora da comemoração.
De acordo com matéria divulgada pela CNN Brasil, a ceia deste ano deve ter uma alta média de 16,2%, conforme um estudo que analisou cerca de 28 produtos mais comercializados na época.
A maionese, por exemplo, deverá ter uma alta de aproximadamente 30% na comparação entre dezembro de 2022 e o mesmo mês do ano anterior. Outro alimento que apontou um preço mais elevado foi as aves, ficando 5% mais caro no mesmo período analisado.
Não são notícias muito otimistas, mas o Blog do RA está por aqui pra te mostrar que tem uma luz no fim do túnel. Então, qual a saída para uma ceia com a família com um melhor custo benefício?
Em contrapartida, há alguns alimentos que irão registrar uma queda no valor. É o caso da carne de porco e do arroz, com queda de 3% e 4,6%, respectivamente, como ainda informa a CNN Brasil na reportagem.
Com diversas opções de pratos que leva o arroz e a carne de porco como ingrediente principal, vale a aposta para uma ceia modificada mas econômica!
Valores nos mercados já são notados pelos usuários do Reclame AQUI
E esses custos já chegaram na percepção e bolso dos nossos usuários. De acordo com enquete realizada em nossas redes sociais do Reclame AQUI com alguns consumidores, 61% dos respondentes afirmaram que, neste ano, a ceia vai ser mais magrinha dado à alta dos valores dos alimentos.
E 72% já decretaram que os preços estão muito caros, enquanto 55% dos usuários informaram que adaptaram o cardápio por opções mais baratas.
Mas será que o mesmo comportamento vale para as comidas favoritas para o Natal? Por mais que os custos estejam elevados, o Blog RA aproveitou para saber quais são as preferências do público quando o papo é alimento temático da ceia de Natal.
Ficou curioso?
Entre frango assado vs ave natalina, o público prefere um belo frango assado, com 61% das preferências.
Já o espumante e o panetone/chocotone também mostraram que são os queridinhos do público com 79% dos votos, ganhando de lavada da conhecida sidra e rabanada.
E sabe aquela uva passa que a tia do pavê ama colocar na salada e na farofa? Pois é, parece que o jogo virou. 52% dos respondentes preferem tudo SEM uva passa, quem diria?!
Seja a maçã ou a uva passa na salada, parece que este ano, não somente a Ceia estará “modificada”, mas os presentinhos de natal também tiveram alguns cortes por parte dos consumidores.
O Instituto Reclame AQUI realizou uma pesquisa entre os dias 15 e 16 de dezembro, com participação de 10 mil usuários da plataforma.
Entre eles 75,5% dos respondentes NÃO irão comprar presentes para familiares ou amigos no Natal. Quer saber mais?
Vem ler nossa análise completa clicando aqui.
Você vai curtir também: 13º salário na conta e Natal chegando: cuidado com os golpes online no final do ano