O avanço da tecnologia mudou o perfil do consumidor, hoje ele tem um maior poder de fala e interação com as marcas, que na maioria das vezes acaba escolhendo se comunicar via chat pela a praticidade que a ferramenta oferece.
Esse poder de fala do consumidor, aumentou junto a evolução da tecnologia e as empresas, a cima de tudo, precisam ser cada dia mais rápidas e transparentes em suas relações com o público, tanto no momento de vender quando na hora de tirar dúvidas e responder as reclamações.
O chat veio para ficar?
O chat online, é um formato de atendimento que vem atendendo mais e mais as expectativas dos consumidores, que por incrível que pareça, está sendo mais utilizado do que o atendimento via telefone. Os consumidores acabam buscando o chat, para otimizar seu tempo no dia a dia e conseguir resolver problemas e tirar dúvidas com mais agilidade.
O que vem sendo uma aposta muito boa de atendimento escolhida pelas empresas, pois acaba sendo um ótimo canal para solucionar problemas, compartilhar documentos e comprovantes.
Contrariando as demoras na linha telefônica, chamadas que caem e acessos difíceis de protocolos de atendimento, o chat recebe o consumidor com grande agilidade e o atendente se empodera do assunto em questão, podendo solucionar sem formalidades e da melhor forma identificada por ele.
Mas como escolher a melhor ferramenta?
- Certifique-se de que o seu atendente terá uma avaliação do consumidor no final do atendimento.
- Veja se a tecnologia para implementar em sua empresa é simples e não demanda muito trabalho de sua equipe de TI.
- A troca de arquivos e fotos é essencial para um chat completo
- Custo-benefício
Qual a melhor forma de utilizar o chat?
- Preparar a sua equipe para um atendimento mais informal e com mais autonomia é essencial para o serviço não se tornar “robótico”.
- O atendente deve se atentar para não deixar o cliente aguardando alguma solução por muito tempo e ficar sem retorno.
- Deixar o cliente ciente do que está acontecendo durante o atendimento é muito importante.
- Mesmo que o atendimento seja em um canal mais informal, o consumidor não deve ser chamado por apelidos. Cordialidade é importante em qualquer tipo de atendimento e em qualquer canal.
- Se não conseguir resolver o problema ou completar a venda naquele canal, sempre encaminhe o consumidor para o canal correto, explicando o que vai ocorrer e como será finalizado o atendimento.
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