Já que o assunto é reputação, nada melhor do que um Guia Prático para te ajudar a cuidar da reputação no Reclame AQUI, não é mesmo?
Para quem está chegando agora, pode parecer complicado e até mesmo impossível ter uma boa reputação no Reclame AQUI. Mas, já adiantamos por aqui a reputação da sua marca, nada mais é do que o reflexo do atendimento que você já presta nos seus canais oficiais.
Pense o seguinte: o Reclame AQUI é a vitrine do seu atendimento. A sua reputação expõe a percepção do seu consumidor sobre a sua marca. E como você já sabe, é ela quem traz mais confiança e credibilidade.
Por isso, neste guia prático, nós vamos te mostrar todos os passos para cuidar da reputação da sua empresa na plataforma e conquistar cada vez mais a confiança dos seus consumidores.

O contato telefônico é o primeiro passo
Quando uma reclamação chega no Reclame AQUI, o primeiro passo é entender com agilidade e rapidez. Mas antes de tudo, é importante lembrar que o consumidor quer ser ouvido, e não é só na hora de responder uma pesquisa de satisfação. Por isso, o contato telefônico muda tudo.
Antes de responder a reclamação, ligar para o consumidor pode mudar toda a percepção sobre a solução do problema, já que é uma oportunidade do consumidor se sentir ouvido. Além disso, neste contato você pode entender melhor sobre o problema e até mesmo alinhar os próximos passos e prazos para a resolução.
Tudo sobre reputação: A moeda de confiança de uma empresa
A resposta só vem depois da solução do problema
Não adianta sair respondendo a reclamação, sem antes entregar a solução do problema. A resposta é uma forma de unir o útil ao agradável. Sim, isso mesmo! A sua resposta além de trazer a solução do problema, ela pode esclarecer a dúvida de milhares de consumidores que passam diariamente pela página da sua empresa. Lembre-se: as reclamações e as respostas são públicas!
A réplica não pode ficar de fora
Nem sempre é possível esclarecer as dúvidas ou entregar a solução do problema de primeira. Por isso, o consumidor pode usar o campo de réplica para manter a conversa ativa.
Vale lembrar que se a empresa deixar o consumidor sem resposta ele pode não avaliar a reclamação ou avaliar com uma nota negativa. Sendo assim, ficar de olho nas réplicas é importante.
Inclusive as réplicas podem ajudar a repensar a estratégia de resposta do consumidor, fazendo com que da próxima vez você já esclareça as dúvidas no primeiro contato.
5 motivos para construir uma reputação no Reclame AQUI
Mapear as reclamações sem avaliação pode fazer toda a diferença
É a avaliação de uma reclamação que define a sua reputação no Reclame AQUI. Ou seja, durante o atendimento, você pode lembrar o consumidor do quão importante é a avaliação para o atendimento da empresa.
E mesmo assim, quando o consumidor esquece de avaliar? Caso isso aconteça, você pode usar a área da empresa para lembrá-lo de realizar a avaliação. Basta utilizar o botão de solicitar avaliação disponível na área da empresa. Ele fica disponível 3 dias após a resposta pública. Ao clicar nele, caso o consumidor esqueça de avaliar, ele recebe um lembrete por e-mail.
Crise de marca: a reputação pode salvar a confiança dos consumidores?