blog reclame aqui

Encarando o desafio de construir a reputação no Reclame AQUI

A reputação da sua marca coloca em evidência o protagonismo da boa experiência proporcionada durante o atendimento. No Reclame AQUI, entra em jogo a construção dessa experiência quando o consumidor bate de frente com um problema.

Ou seja, uma reputação ruim muda toda a percepção do cliente. Por isso, para construir, manter e protagonizar o sucesso da reputação é preciso encarar alguns desafios.

O RA Trust Experience 2023 trouxe luz para a estratégia de grandes marcas. É hora de relembrar os principais aprendizados desse dia: Acompanhe:

Leia também: RA Trust Experience 2023: painéis da tarde reúnem temas relacionados a criação de conteúdo nas redes sociais, estratégias de atendimento e jornada do cliente

Lição #1 – Tenha o consumidor perto de você

A conquista do Prêmio Reclame AQUI é esperada por todas as empresas. Mas ganhar essa indicação não é tão simples assim. Afinal, esse é um trabalho de valorização da voz do cliente que acontece o ano inteiro.

No painel “Prêmio Reclame AQUI e branding: o reconhecimento que fortalece a marca”, Mirela Moreto, Head de Operações da Motorola, reforçou que “existem vários prêmios de reconhecimento de atendimento, mas só o Prêmio Reclame AQUI tem a participação direta do consumidor, mostrando que estamos fazendo um bom trabalho”.

E claro, chegar na reputação é incrível. Entretanto, manter a confiança também é um baita desafio. Dessa forma, a premiação precisa ser a principal métrica para guiar a voz do cliente dentro da empresa.

Lição #2 – Proporcione uma boa experiência de ponta a ponta

No painel “Tamanho não é documento: como empresas de diferentes portes alcançam excelência no atendimento”, conversamos com quem está na linha de frente impulsionando a reputação das marcas. A Miess e a Portobello contaram que o Reclame AQUI precisa estar no planejamento e no coração da empresa.

Para a Mariana Furtado, Analista de Atendimento da Portobello, o principal segredo de uma boa experiência é a empatia, “se colocar no lugar do cliente e ver até onde pode ajudar e contribuir.”

Além disso, Tamiris Correa, Gerente de Atendimento da Miess Moda Íntima, contou como a Miess conseguiu 85% de retorno em avaliação. Para ela, é necessário: “ter escuta ativa, acompanhar toda a solução de um problema do começo ao fim. E após a solução, entender onde errou no processo para ajustar a rota.”

Lição #3 – Use Reclame AQUI como uma fonte de dados

Um time de peso falou sobre a decisão de sair de uma reputação “Não Recomendada” para a maior reputação do site, o selo RA1000. No painel, “De “Não Recomendada” a RA1000:, sim, é possível melhorar sua reputação em 1 ano”, aprendemos a importância de posicionar e fortalecer a reputação, como um indicador de confiança para o cliente.

Para Cláudia Dantas, Executive Manager da TIM, foi preciso partir do princípio que o canal trazia riqueza de dados para o negócio, como precursor principal para melhorar o processo e reduzir o volume de reclamações. Dessa forma, a companhia apostou em reputação e levou toda a qualidade de atendimento que eles já tinham em outros canais para dentro do Reclame AQUI.

Gostou desse conteúdo? Veja outros insights que rolaram nesse encontro

confiança no Reclame AQUI
Principais insights do Ra Trust 2023

siga o ra nas redes

Deixe uma resposta

%d