Já não é novidade que em 2020 o setor de e-commerce teve a maior alta dos últimos tempos no Brasil.

Contudo, o crescimento tem relação com as mudanças da sociedade em decorrência da pandemia, mas também tem ligação direta com o comportamento dos clientes.

De todo modo, o mercado já observava nos últimos anos uma preferência por compras online. Justamente por isso, pilares como reputação e confiança ganharam ainda mais espaço na hora de escolher uma marca, e a pandemia apenas acelerou esse processo.

Por este motivo, diversas empresas têm investido cada vez mais em recursos capazes de melhorar a experiência do cliente, como o atendimento personalizado, múltiplos canais de contato e vendas por aplicativos de mensagem.

Seguindo essa linha de raciocínio, separamos neste post 4 dicas para seu e-commerce conquistar ainda mais a confiança dos consumidores e ter mais credibilidade na hora de vender. Acompanhe:

1- Fique de olho nas tendências no setor de e-commerce

Sabe aquele aplicativo de vídeos que todo mundo está usando? Ou as funcionalidades novas das redes sociais que não saem da cabeça da galera? Se o seu público consome este tipo de conteúdo, você precisa investir nessa tendência.

Por isso, uma boa maneira de criar credibilidade e mostrar que o consumidor pode confiar no seu e-commerce é fazer com que sua marca esteja dentro das últimas tendências do mercado, acompanhar o ritmo da internet e desenvolver ações para engajar o cliente.

Então, você pode fazer pesquisas de público alvo para entender o comportamento do seu público e, além disso, apostar no benchmarking.

2- Seu e-commerce precisa ser visto! Marque presença onde seu cliente está

Seguindo a mesma linha da dica anterior, é muito importante que seu e-commerce atue exatamente onde o consumidor está, entendendo cada etapa da sua jornada.

Feito isso, você pode apostar na produção de conteúdo online, como posts e vídeos para deixar seu público bem informado e engajado.

Neste espaço é importante ser profissional e evitar ao máximo erros ortográficos. Além disso, é essencial que seu time de atendimento esteja preparado para dar o suporte necessário ao consumidor.

Ainda assim, para divulgar seus produtos, você pode usar seu site, redes sociais ou até mesmo canais de vendas conhecidos que tenham a opção de marketplace.

3- Resolver problemas também é uma maneira de conquistar confiança

Antes de mais nada, você já deve ter escutado que “um bom atendimento vale mais do que investir milhões em propaganda”, certo? Isso significa que atender bem é uma das melhores estratégias para criar confiança e transmitir a credibilidade que sua marca procura. 

Isso porque o consumidor atual escolhe dentre várias opções de marcas a que ele sente mais confiança e sabe que se tiver um problema será resolvido. Nesse processo, ele pesquisa sobre a marca e sobre a experiência de outros consumidores.

No Reclame AQUI, recebemos cerca de 30 milhões de acessos mensais, que em sua grande maioria são de consumidores pesquisando antes de comprar. Esses consumidores acessam a reputação das marcas na plataforma, as reclamações de outros clientes e, principalmente, a resposta das empresas.


Por isso, a dica aqui é: trate a reclamação com carinho, deixe uma resposta pública no RA e aproveite a oportunidade de conquistar novos consumidores mostrando que sua marca resolve.

Fique por dentro: Bom atendimento vale mais do que investir milhões em propaganda

4- Use a opinião dos seus consumidores a seu favor

Você já ficou inseguro ou teve medo de se arrepender na hora de comprar um produto online?

Sem sombra de dúvidas o seu cliente também. Por isso, ele pesquisa bem antes de comprar, inclusive ele procura por relatos de quem já teve experiência com sua marca para tomar a decisão de compra.

Então, isso significa que a opinião verdadeira dos seus consumidores tem o poder de influenciar quem pesquisa por você, afinal, quem melhor do que o seu próprio consumidor para falar da sua marca?

Sendo assim, a dica aqui é usar a opinião verdadeira de quem já fez negócio com você para mostrar que sua marca tem credibilidade, e merece a confiança do consumidor.

Você pode fazer isso com a RA Trustvox, uma solução do Reclame AQUI que coleta reviews, audita e disponibiliza no site da sua marca. Além disso, sua indexação nos sites de busca melhora, sua marca cria mais possibilidades de negócio e credibilidade no mercado.

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