Em 2020, mais de 1,6 milhão de processos sobre responsabilização do fornecedor aconteceram no país. Embora o número no ano anterior tenha sido mais alto (quase 2,3 milhões de processos), precisamos considerar que ainda é uma margem bem significativa quando falamos de direito do consumidor.
Muitos motivos podem levar o consumidor a dar início a um processo de bens de consumo, seja ele produto ou serviço. Um atendimento não prestado ou feito de forma indevida, um produto que deu problema antes da hora e não foi assegurado pelo fornecedor, uma cláusula não cumprida no contrato de serviço, tarifas e taxas abusivas entre muitos outros.
Até onde seu problema pode ser resolvido no Reclame AQUI
O Reclame AQUI entende que todas as insatisfações que envolvem bens consumeristas devem ser registrados em nosso site para que as empresas possam ter a oportunidade de entrar em contato com os consumidores e resolver esses problemas de maneira eficaz e cuidadosa, proporcionando um bom relacionamento e experiência entre empresa e cliente.
Entretanto, pode acontecer da empresa não chegar a um acordo junto ao consumidor, acionando as esferas judiciais para resolver o problema. E isso envolve muito tempo, disponibilidade e principalmente dinheiro, o que também não garante a resolução da contestação.

O que fazer quando a reclamação não é solucionada no Reclame AQUI?
Sabemos o quão cansativo e dificultoso é procurar outros meios para resolver um problema, ainda mais quando implica em ações judiciais que podem levar anos para ter um acordo final.
Pensando nisso, o Reclame AQUI em parceria com a CAMES (Câmara de Mediação e Arbitragem Especializada) desenvolveu o RA Leegol, ferramenta 100% online que conta com profissionais habilitados para mediar divergências entre empresa e consumidor até que ambos possam chegar a um acordo, que possui validade jurídica.
Quem é a CAMES, parceira do Reclame AQUI no Leegol?
A solução está disponível para empresas cadastradas no Reclame AQUI e que precisam de auxílio para conflitos ainda não resolvidos.
Se você é um consumidor e a empresa ofereceu uma conversa mediada pelo RA Leegol, saiba que os profissionais envolvidos são completamente qualificados e estarão à disposição para tentar solucionar o seu problema. Todo o processo é feito de forma online e confidencial, em chats privados, podendo ser acessados a qualquer momento e em qualquer lugar. Caso o convite da empresa para você ainda esteja em aberto, não hesite em tentar a mediação pelo RA Leegol, pois sua reclamação pode estar mais perto de ser resolvida.