Fala sério, é uma mão na roda receber os produtos adquiridos pela internet sem sair de casa né?! É prático, é cômodo e muitas vezes, rápido. Mas uma nova modalidade tem surtido um efeito bem positivo no meio dos consumidores: retirar a compra feita online, na loja.
A jornalista Ana Paula Cardoso, contou um pouco sobre suas experiências de retirar o produto na loja e mostrou como isso tem sido proveitoso ao consumidor:
“A meta era comprar uma TV com o melhor preço possível. Pesquisei muito nas lojas físicas e comparadores de preço online. Achamos a melhor oferta e produto pro nosso orçamento, compramos online de um e-commerce que oferecia a possibilidade de retirada em loja física. Para melhorar, tem uma loja física desse e-commerce pertinho de casa: bingo! Deu tudo certo, compramos o que queríamos com um preço legal e ainda ficou disponível super rápido, pegamos logo que conseguimos, porque não teríamos ninguém em casa para receber. Foi a melhor pedida mesmo. Agora precisamos de outra TV e vamos tentar repetir a dose”, analisa a jornalista.
Já a analista de marketing Aline Alves contou uma situação pela qual passou e optou pela retirada do seu produto na loja física:
“Recentemente eu comprei um armário e a retirada na loja aconteceu em dois dias. Além de não precisar pagar o frete – que dependendo do volume do móvel – costuma ser muito mais alto, uma outra vantagem foi não precisar aguardar um prazo tão longo para receber o produto. No meu caso, o prazo de entrega do armário, caso eu optasse por recebê-lo em casa, era de 15 dias úteis. É importante também a gente sempre ficar de olho, se, além do frete, o prazo de entrega do produto compensa, verificando as condições de cada loja e o tempo que o produto poderá ser retirado.”
Por aqui vamos te mostrar as vantagens dessa prática, já encontrada em muitas lojas que possuem espaços e galpões físicos.

Sem custo de frete
É super desanimador ter interesse por um produto e assim que você calcula o frete, o custo vai lá pra cima. Quem nunca desistiu de uma comprinha só por causa do valor de entrega né?!
Mas se o site disponibiliza o produto com a opção de retirar o item na loja, tá aí um ótimo ganho: você não paga pelo frete e ainda consegue o preço da comprinha com valor da internet, muito vantajoso comparado aos custos praticados na loja física.
Liberdade e autonomia de horários
Você já comprou um produto com entrega no seu endereço de casa e ficou com receio de não ter ninguém para recebê-lo?
O pior é quando acontece isso e aí começa a contagem de tentativas de entrega, que depois de atingir certo limite, o produto volta para o centro de distribuição e você tem que arcar com o valor de uma nova entrega.
Com a retirada na loja, você tem um prazo para buscar o produto e pode se programar, entre suas atividades e demandas do dia-a-dia para retirar a comprinha.
Importante lembrar que a retirada deverá acontecer dentro do horário de funcionamento da loja ou parceiro responsável pela entrega.
Mais rápido que o frete? Pode rolar
Dependendo do frete, você pode receber seu produto em prazo recorde, o que é incrível.
No entanto, com a retirada nas lojas físicas, o produto pode ser disponibilizado em questão de horas e isso faz uma diferença e tanto, ainda mais se você tem urgência no uso da compra.
Montagem por conta do comprador
Caso você compre um móvel que precise de montagem, algumas lojas acabam oferecendo o valor de um montador integrado ao custo do frete, elevando ainda mais o preço final e total do produto.
Mas se o comprador tem condições de ir buscar o móvel, ele pode tentar montar o móvel ou conseguir um montador por conta própria, com um melhor custo benefício.
Dessa forma, além de economizar no frete, economiza também o custo de montagem do móvel pela loja (que muitas vezes praticam um precinho mais salgado com este serviço).
E aí, curtiu? Será que o menor custo proporcionado pela retirada do produto ganha na balança de comodidade do frete? Conta pro RA!
Leia também: Como saber se um link é malicioso na internet? Veja dicas!