Como saber se um site é falso? 6 sinais para identificar golpes antes de comprar 

Como saber se um site é falso? 6 sinais para identificar golpes antes de comprar 

Como saber se um site é falso? 6 sinais para identificar golpes antes de comprar 

Site falso? Nunca mais! Aprenda 6 sinais para identificar golpes antes de comprar. Use o Detector de Site Confiável do Reclame AQUI para se proteger

 Para verificar se um site é falso, analise 6 sinais de alerta: a URL com erros, preços exageradamente baixos, design amador com erros de português, falta de informações de contato, selos de segurança falsos e a oferta de pagamento apenas via PIX ou boleto.

Com a Black Friday 2025 chegando essa é a hora de ficar de olho nas melhores ofertas. Afinal, junto com os descontos, também cresce o risco de cair em golpes. 

Essa preocupação não é por acaso. Recentemente, uma pesquisa feita pelo Reclame AQUI, mostrou que 20% dos consumidores brasileiros já caíram em algum tipo de golpe durante a Black Friday. Na lista dos principais golpes, 33% caíram em sites falsos com aparência de lojas reais.

Vale a leitura: Black Friday 2025: Pesquisa Reclame AQUI revela que 63% dos consumidores não sabem identificar golpes feitos com IA

O que são os sites falsos?

São páginas criadas por golpistas com o objetivo de roubar seus dados pessoais ou seu dinheiro. Para enganar você, consumidor, os golpistas criam páginas falsas que imitam as lojas que você já conhece, criam promoções que parecem imperdíveis e fazem você acreditar que está fazendo um bom negócio, quando, na verdade, é uma cilada.

Para fugir desse golpe, o Reclame AQUI preparou um guia para você entender como verificar se um site é falso, quais são os sinais de alerta e o que fazer se cair em golpe. Acompanhe:

📌 Já quer começar a Black Friday 2025 com confiança? Para ajudar nessa missão, você pode usar o Detector de Site Confiável do Reclame AQUI. É só colar o link da loja e a ferramenta faz uma análise de segurança na hora. É grátis!

Como acontece o golpe do site falso?

Para se proteger de verdade, o primeiro passo é entender como os criminosos agem. Confira como acontece o golpe do site falso:

  • A clonagem do site

Primeiro, os golpistas criam uma página que parece legítima. Eles copiam a aparência inteira de lojas conhecidas, desde logo, as cores, as imagens e até os textos para dar o máximo de credibilidade ao golpe. O objetivo é que, ao bater o olho, você não tenha dúvidas de que está no lugar certo.

  • A armadilha na URL

O truque principal está quase sempre na URL (o endereço do site). Como o golpista não pode usar o endereço original (.com.br), ele cria um muito parecido, apostando na sua distração na hora da compra.

Para isso, eles registram URLs com:

– Erros propositais:

Alterações pequenas que são difíceis de perceber na correria (Ex: “Amazzon” em vez de “Amazon”, ou trocar um “i” por um “l”).

– Finais diferentes:

Usam domínios como “.net”, “.shop”, “.live”, em vez do “.com.br” que você já conhece.

  • Anúncios falsos

Com o site falso pronto e no ar, eles precisam atrair vítimas. É aí que entram as “iscas”. Eles disparam os links falsos usando anúncios ou posts patrocinados nas redes sociais e links suspeitos que chegam por SMS, WhatsApp ou e-mail.

Vale a leitura: Como saber se um anúncio é seguro? Descubra como proteger suas compras na Black Friday 2025

Para entender como o golpe acontece na prática, confira alguns dos relatos dos consumidores no Reclame AQUI:

Itapetininga – SP

Comprei no site que continha todos os dados da Eucerin, como se fosse tudo da marca. Continha endereço, contato com celular e e-mail. Mas o site era falso. E perdi 200,00 que estou tentando reaver no banco. CUIDADO. Toda a página é igualzinha. E eu fiquei só com o prejuízo.

Rio de Janeiro – RJ

Olá, boa tarde.

Fiz uma compra em um site que aparentava ser o oficial da Olympikus.

Antes de receber qualquer confirmação de pedido, recebi um e-mail de redefinição de senha, com o mesmo layout e remetente da empresa.

Logo depois, realizei o pagamento do tênis, mas não recebi nenhum e-mail de confirmação da compra.

Quando entrei novamente no site, o produto ainda aparecia no carrinho, como se eu não tivesse pago.

Achei isso estranho e entrei em contato com o chat oficial da Olympikus, que me informou que o site era falso. […]

São Paulo – SP

No dia 13 de outubro de 2025, navegando no tik tok apareceu uma propagando de crianças das crianças, que falava se você respondesse um questionário você pagaria 27,90 em 3 jibbitz e ganharia um crocs por 27,90 assim pagando 55,80 no valor total da compra, realizei o pagamento via pix através de um site idêntico ao oficial da crocs e em todas as guias aparece site seguro.

Essa situação caracteriza publicidade enganosa, violando meus direitos como consumidor, garantidos pela legislação brasileira.

1- violação ao Código de Defesa do Consumidor (CDC) :

Artigo 6, inciso IV: Direito à proteção contra publicidade enganosa e abusiva.

Mossoró – RN

No dia 14 de setembro de 2025, por volta das 23:55, efetuei uma compra no site *****. A página é uma imitação da Ollie, utilizando seu layout e identidade visual para induzir os consumidores a acreditarem que se trata de um e-commerce oficial e seguro. Após a confirmação do pagamento, os problemas começaram a se evidenciar. Primeiro, recebi por e-mail uma nota fiscal completamente [Editado pelo Reclame Aqui], contendo um CNPJ e dados de uma empresa que, após consulta, foram confirmados como inexistentes. Isso, por si só, já caracteriza [Editado pelo Reclame Aqui]. Em segundo lugar, o produto adquirido jamais foi enviado. Não recebi código de rastreio, confirmação de envio ou qualquer outra comunicação que indicasse o andamento do pedido.

Por fim, ao perceber que se tratava de um [Editado pelo Reclame Aqui], busquei no site qualquer opção para exercer meu direito de arrependimento, garantido pelo Artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor, que me assegura 7 dias para cancelar a compra. Para minha surpresa e confirmação da [Editado pelo Reclame Aqui], o site não oferece nenhum canal de contato, suporte ou opção para cancelamento. Eles simplesmente impossibilitam que o consumidor desista da compra.

📌 6 sinais de alerta para reconhecer um site falso

Ao entrar no site, você se depara com layout convincente, fotos do produto, itens com preço muito baixo, avaliações falsas e muitas das vezes até o “selo” que garante que o site é seguro. Nesse caso, é preciso redobrar a atenção! Confira as dicas do Reclame AQUI para verificar se um site é falso:

  • Verifique a URL

A primeira coisa a fazer, antes mesmo de olhar o preço, é olhar para a barra de endereços.

– Erros de digitação:

Confira letra por letra. Golpistas registram domínios quase idênticos aos originais, trocando “i” por “l”, ou adicionando letras (ex: “Amazzon”). Eles contam com a sua distração.


– O final do endereço (Domínio):

O seu site de confiança termina com .com.br? O golpista vai registrar o mesmo nome com final .net, .shop, .live ou .info. Desconfie.

  • Desconfie de preços muito baixos

Este é o principal atrativo do golpe. Você encontra aquela Smart TV ou o celular dos sonhos por um preço 50% abaixo de todas as outras lojas.

Sejamos realistas: ninguém faz milagre. Sendo assim, desconfie de promoções exageradas. Antes de se empolgar, abra outra aba no navegador e compare o preço do mesmo produto em lojas grandes e conhecidas. Se a diferença de preços for muito alta, é uma armadilha.

  • Tenha atenção aos detalhes

Uma loja séria investe tempo e dinheiro em um site profissional, com navegação fluida e textos revisados. O golpista, por outro lado, cria sites “em massa” e às pressas. Por isso, procure por:

– Erros de português:

Textos mal escritos, com erros de digitação ou frases que não fazem sentido.

– Imagens de baixa qualidade:

Fotos pixeladas, desproporcionais ou com marcas d’água de outros sites.

– Links quebrados:

Clique em botões como “Sobre Nós”, “Termos de Uso” ou “Política de Privacidade”. Se eles não levarem a lugar nenhum ou derem erro, é um sinal claro de fraude.

  • Informações de contato inexistentes

Uma empresa real quer que você entre em contato com ela. Um golpista, obviamente, não. Por isso, sempre vá até o rodapé do site e procure pelas informações obrigatórias de qualquer e-commerce sério: como por exemplo, razão social e CNPJ, endereço físico e telefones de atendimento.

Se o site não tiver nada disso, ou se a única forma de contato for um formulário genérico ou um e-mail @gmail.com, desconfie!

Além disso, encontrou um CNPJ? Copie o número e jogue no Google ou no site da Receita Federal. Veja se o CNPJ é real e se a razão social bate com o nome da loja.

  • Cuidado com falsos selos de segurança

Golpistas sabem que consumidores procuram por selos de segurança. Então, o que eles fazem? Simplesmente copiam a imagem do selo e colam no rodapé do site. Para descobrir a farsa, clique no selo. 

– Selo Falso:

Se for apenas uma imagem, nada vai acontecer, ou ele vai recarregar a própria página.

– Selo Verdadeiro:

Ele é um link clicável. Ao clicar, ele obrigatoriamente deve abrir uma nova janela no site da empresa certificadora (ex: RA Verificada direciona para o Reclame AQUI), mostrando os dados da loja e confirmando que ela foi verificada.

  • Formas de pagamento suspeitas

Você passou por todas as etapas e chegou na hora de pagar. Este é o último sinal de alerta. Dê uma olhada nas opções de pagamento. A loja só oferece PIX ou Boleto? FUJA.

Essas são as formas de pagamento onde o estorno (o resgate do dinheiro) é mais difícil ou impossível. O golpista quer o dinheiro rápido.

As lojas legítimas sempre oferecem múltiplas opções, e a principal delas é o Cartão de Crédito. O cartão é a sua maior segurança, pois permite que você entre em contato com a operadora e peça o bloqueio e o estorno (chargeback) da compra caso seja vítima de um golpe.

Vale a leitura: Guia da Black Friday 2025: como se proteger do Golpe 3.0 na era da Inteligência Artificial

A melhor ferramenta para verificar um site falso: use o Detector de Site Confiável do Reclame AQUI

Depois de conhecer os sinais de alerta, é hora de colocar o cuidado em prática. E o jeito mais rápido de fazer isso é usando o Detector de Site Confiável do Reclame AQUI, uma ferramenta gratuita que te ajuda a descobrir, em poucos segundos, se uma loja online apresenta indícios de golpe.

Criado em parceria com a Axur, o Detector analisa automaticamente informações técnicas e de reputação da página: domínio, tempo de registro, país de origem e, claro, o histórico da empresa no Reclame AQUI. Em outras palavras, ele cruza dados e te mostra se vale a pena confiar ou se é melhor fechar a aba e sair correndo.

Se o Detector mostrar qualquer sinal de alerta, não finalize a compra antes de investigar melhor. Pesquise o nome da marca no Reclame AQUI, veja as últimas reclamações e procure a reputação da empresa.

💡 Quer testar agora? Cole o endereço do site no reclameaqui.com.br/detector-site-confiavel e veja o resultado na hora.

banner-app

1 comentário »

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Blog Reclame AQUI

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading