Já parou para pensar como proteger os dados pessoais? Os dados pessoais são utilizados absolutamente em tudo. Na hora de comprar um produto, se cadastrar em uma rede social, alugar um imóvel ou durante a contratação de serviços.
Acontece que são através dos nossos dados, que as empresas conseguem oferecer produtos e serviços cada vez mais personalizados. Entretanto, apesar das experiências personalizadas, o compartilhamento de dados pessoais podem trazer, como consequência, uma outra camada, que é o vazamento de informações e aplicação de golpes.
No Reclame AQUI não é diferente. Por isso, a gente veio contar como proteger os dados pessoais na hora de reclamar. Veja só.
Compre com mais segurança conhecendo os Selos do Reclame AQUI

Afinal, o que são dados pessoais?
Dados pessoais nada mais são do que informações. Mas são através dessas informações que podemos ser facilmente identificados. Como exemplo, nome, RG, CPF, gênero, data e local de nascimento, telefone, endereço residencial, entre outros. Todas essas informações são classificadas como dados pessoais.
E não são apenas dados pessoais que a gente precisa ter cuidado. Além dos dados pessoais, a segurança se estende também aos dados sensíveis. Mas afinal, qual a diferença entre eles?
Os dados sensíveis além de identificar uma pessoa podem causar discriminação. Esses dados revelam origem racial ou étnica, convicções religiosas ou filosóficas, opiniões políticas, filiação sindical, entre outros.
Já deu pra notar que combinando as informações básicas como nome completo e endereço ou nome e data de nascimento não é tão difícil assim te encontrar por aí, né? Por isso mesmo, surgiu a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), em vigor desde 2020, a lei estabelece regras para que empresas façam o tratamento e compartilhamento dos dados pessoais.
Fez uma reclamação? Saiba quem vai resolver para você
No Reclame AQUI, quais os cuidados na hora reclamar?
Você sabia que até mesmo na hora de postar uma reclamação a gente pode deixar escapar algum dado pessoal? Vale lembrar que as reclamações no Reclame AQUI ficam públicas e são lidas diariamente por milhares de pessoas que passam pelo nosso site.
Na hora de reclamar, todo cuidado é pouco. Isso porque quando nossos dados caem nas mãos erradas, podem servir de insumos para aplicação de golpes.
E não é preciso de muito, viu? Informações como endereços, protocolos, números de telefone ou até mesmo número de pedidos são oportunidades para que criminosos apliquem golpes de engenharia social.
A aplicação desses golpes acontecem de forma simples. Basta que eles façam combinações básicas como o primeiro nome do consumidor, associem com a cidade/estado de postagem da reclamação, utilizem com o protocolo de atendimento ou algum outro dado pessoal. E a partir disso eles podem utilizar os dados para uma infinidade de golpes, entre eles, o mais comum é: se passar pela empresa ou até mesmo pelo Reclame AQUI.
Agora, você já sabe: precisou reclamar? Nada de escrever dados pessoais no texto da reclamação! Sempre que for necessário enviar algumas informações, dê preferência pelo envio de arquivos em anexos, já que esses conteúdos ficam disponíveis apenas para a empresa que recebeu a reclamação.
Fontes: Tribunal Regional Eleitoral – PR / Nubank