O FAQ, ou perguntas frequentes, é uma das estratégias de comunicação mais utilizadas pelas empresas. E mesmo que pareça simples tem um grande poder de levar informação ao consumidor e evitar que ele precise entrar em contato com o atendimento para solucionar dúvidas comuns.
Por este motivo, também pode ser visto como um facilitador na jornada do cliente, pois promove o autoatendimento e é capaz de transformar uma dúvida em oportunidade de negócio.
Fique por dentro: A importância do uso de FAQ para sua marca

Mas então, como trazer o FAQ do meu site para o Reclame AQUI?
Se tem um ponto que sua marca pode explorar para dialogar melhor com os clientes no Reclame AQUI, esse ponto é o FAQ, afinal a plataforma recebe milhões de visitas mensais de consumidores em busca de informações sobre as marcas.
Sendo assim, neste post vamos mostrar passo a passo como inserir seu FAQ na página de reclamação da sua marca usando a Brand Page, e impactar quem pesquisa por você. Vamos lá!

Primeiros passos
Para começar, acesse a Área da Empresa e clique em FAQ, no menu da Brand Page.
Em seguida você pode analisar FAQ’s ativos, acessar o conteúdo permitido no Manual da Brand Page e poderá criar uma postagem.

Ao criar uma nova postagem você escolhe a capa, o título da publicação, o texto e pode inserir até 6 Tags (palavras-chaves relacionadas) para facilitar a busca do consumidor na procura da informação no fluxo de reclamações.
Dica: Aproveite para usar uma imagem de capa que valorize o seu texto e crie identificação com o público.

Feito isso, você pode deletar, salvar como rascunho ou publicar na sua página.
Depois de publicado, você pode organizar as suas Faqs por nível de prioridade e para fazer isso, basta segurar a FAQ no canto esquerdo da caixa e arrastar para cima ou para baixo.
Para entender um pouco mais sobre qual FAQ tem mais prioridade que a outra e quais Tags vincular ao conteúdo, você pode utilizar o Gerenciamento de Crise, essa funcionalidade contém informações cruciais para entender quais termos e problemas aparecem mais em sua página no Reclame AQUI.
💡 É muito importante que esse conteúdo não seja uma cópia do que você já utiliza no seu site. Mesmo a pergunta sendo frequente evite usar o mesmo texto, pois isso pode prejudicar a indexação da sua página. Você pode, por exemplo, iniciar o assunto e inserir um cta para o seu blog ou espaço que explique melhor aquele procedimento.
Logo abaixo você encontra um espaço para atrelar um FAQ a uma reclamação e utilizar esse conteúdo estrategicamente, pensando nos consumidores que consomem o conteúdo das reclamações para encontrar a solução que precisam.
Para isso, a reclamação e o conteúdo do FAQ precisam estar ativos.

FAQ’s com conteúdos em vídeos
Também é possível inserir até 1 vídeo por FAQ, assim como, só é possível criar e destacar 5 conteúdos com vídeos e estes, ficam destacados em formato de carrossel na tela dos FAQ’s.
Diferente dos conteúdos de FAQ’s, não é possível atrelar os vídeos as reclamações, entretanto, é possível vincular até 6 Tags nestes conteúdos com vídeos.
Assim, quando o consumidor estiver pesquisando sobre um problema e este estiver vinculado a uma Tag correspondente a pesquisa, será sugerido a ele o vídeo no fluxo de reclamações.
Utilize essa função, por exemplo, para ensinar passo a passos de cadastro e informar os consumidores sobre maneiras de utilizar seus produtos e serviços da melhor forma.
FAQ’s ativos, rascunhos e desativadas
1- Ativos
Na parte de FAQ ativas, você consulta quais conteúdos estão ativos, pode editar ou desativar.
Clicando em editar, você pode alterar as informações ou incluir o link de uma reclamação para atrelar neste conteúdo.
Em seguida você também tem acesso às reclamações vinculadas a este conteúdo.

Além disso, o ícone 📢 indica quais conteúdos estão ativos atrelados em uma reclamação.

2- Rascunho
Em seguida, na parte dos rascunhos estão os conteúdos criados que não foram ativos. Eles podem ser editados e ativados, ou desativados.

3- Desativadas
Nessa parte estão os conteúdos desativados, que podem ser ativados novamente, editados ou deletados.

Como aproveitar ainda mais os FAQ’s no Reclame AQUI?
No Reclame AQUI, a melhor maneira de utilizar FAQ é entender o caminho do seu consumidor. Então, as dicas de ouro são: crie uma pesquisa de satisfação e analise quais reclamações tem mais acessos com o Analytics.
Bons exemplos de FAQ são:
- Como trocar meu produto?
- Não recebi meu produto, e agora?
- Não consigo acessar minha conta.
- Como funciona o frete e prazo de entrega?
- Qual o melhor jeito de acompanhar meu pedido?
- Como alterar o horário agendado?
- Qual é o prazo para reembolso?
- Como trocar meu produto?
Seguindo essas dicas, você cria conteúdos que atinjam a dor do consumidor, e tem mais chances de obter sucesso na sua estratégia de comunicação. 😄
Ainda não tem o FAQ disponível na sua página? Fale com um consultor especial do Reclame AQUI. ⬇️