O FAQ, ou perguntas frequentes, é uma das estratégias de comunicação mais utilizadas pelas empresas. E mesmo que pareça simples tem um grande poder de levar informação ao consumidor e evitar que ele precise entrar em contato com o atendimento para solucionar dúvidas comuns.

Por este motivo, também pode ser visto como um facilitador na jornada do cliente, pois promove o autoatendimento e é capaz de transformar uma dúvida em oportunidade de negócio.

Fique por dentro: A importância do uso de FAQ para sua marca

Imagem da Brand Page e FAQ no Reclame AQUI.

Mas então, como trazer o FAQ do meu site para o Reclame AQUI?

Se tem um ponto que sua marca pode explorar para dialogar melhor com os clientes no Reclame AQUI, esse ponto é o FAQ, afinal a plataforma recebe milhões de visitas mensais de consumidores em busca de informações sobre as marcas.


Sendo assim, neste post vamos mostrar passo a passo como inserir seu FAQ na página de reclamação da sua marca usando a Brand Page, e impactar quem pesquisa por você. Vamos lá!

Exemplos de FAQ.

Primeiros passos

Para começar, acesse a Área da Empresa e clique em FAQ, no menu da Brand Page.

Em seguida você pode analisar FAQ’s ativos, acessar o conteúdo permitido no Manual da Brand Page e poderá criar uma postagem.

Ao criar uma nova postagem você escolhe a capa, o título da publicação e o texto. Aproveite para usar uma imagem de capa que valorize o seu texto e crie identificação com o público.

Feito isso, você pode deletar, salvar como rascunho ou publicar na sua página.

💡 É muito importante que esse conteúdo não seja uma cópia do que você já utiliza no seu site. Mesmo a pergunta sendo frequente evite usar o mesmo texto, pois isso pode prejudicar a indexação da sua página. Você pode, por exemplo, iniciar o assunto e inserir um cta para o seu blog ou espaço que explique melhor aquele procedimento.


Logo abaixo você encontra um espaço para atrelar um FAQ a uma reclamação e utilizar esse conteúdo estrategicamente, pensando nos consumidores que consomem o conteúdo das reclamações para encontrar a solução que precisam.

Para isso, a reclamação e o conteúdo do FAQ precisam estar ativos.

FAQ’s ativos, rascunhos e desativadas

1- Ativos

Na parte de FAQ ativas, você consulta quais conteúdos estão ativos, pode editar ou desativar.

Clicando em editar, você pode alterar as informações ou incluir o link de uma reclamação para atrelar neste conteúdo. 

Em seguida você também tem acesso às reclamações vinculadas a este conteúdo.

Além disso, o ícone 📢 indica quais conteúdos estão ativos atrelados em uma reclamação.

2- Rascunho

Em seguida, na parte dos rascunhos estão os conteúdos criados que não foram ativos. Eles podem ser editados e ativados, ou desativados.

3- Desativadas

Nessa parte estão os conteúdos desativados, que podem ser ativados novamente, editados ou deletados.

Como aproveitar ainda mais os FAQ’s no Reclame AQUI?

No Reclame AQUI, a melhor maneira de utilizar FAQ é entender o caminho do seu consumidor. Então, as dica de ouro são: crie uma pesquisa de satisfação e analise quais reclamações tem mais acessos com o Analytics.

Além disso tudo, aproveite os conteúdos nas reclamações e fique ligado nos termos mais utilizados na nuvem de palavras com o Gerenciamento de Crise.

Bons exemplos de FAQ são:

  • Como trocar meu produto?
  • Não recebi meu produto, e agora?
  • Não consigo acessar minha conta.
  • Como funciona o frete e prazo de entrega?
  • Qual o melhor jeito de acompanhar meu pedido?
  • Como alterar o horário agendado?
  • Qual é o prazo para reembolso?
  • Como trocar meu produto?

Seguindo essas dicas, você cria conteúdos que atinjam a dor do consumidor, e tem mais chances de obter sucesso na sua estratégia de comunicação. 😄

Ainda não tem o FAQ disponível na sua página? Fale com um consultor especial do Reclame AQUI. ⬇️ 

Deixe uma resposta