O chat hoje em dia é um dos meios de contato preferidos do consumidor, pois otimiza tempo e cria possibilidades de resolver qualquer problema de onde ele estiver.

Até mesmo porque, para muitos consumidores, entrar em contato com o atendimento ao cliente de uma empresa pode ser motivo de dor de cabeça.

Isso acontece, principalmente, pelas más experiências vividas em suportes de marcas que não priorizam o cliente e ainda não entenderam que um bom atendimento pode ser uma grande oportunidade para fidelizar os consumidores.

Ainda assim, a maioria das empresas hoje disponibilizam canais de atendimento por telefone ou e-mail, que são eficientes e capazes de auxiliar o consumidor no que ele precisa.

No entanto, o consumidor moderno está cada vez mais exigente e presente nos meios digitais, por isso, atendimentos personalizados vem conquistando espaço, e um bom exemplo disso é o atendimento via chat.

Fique por dento do assunto: Atendimento via chat: descubra 3 vantagens e desafios

Atendimento via chat é a aposta da vez

A facilidade de falar com a marca de onde estiver é o que faz muitos clientes preferirem o atendimento via chat.

Além disso, o atendimento online cria possibilidades para as empresas que apostam em contatos que prezam pelas boas experiências. 

Muitas marcas, inclusive, usam linguagens acessíveis como emojis, gírias, gifs e até memes, para criar mais identificação com o consumidor. Claro que esse ponto merece uma atenção especial e um conhecimento aprofundado do público-alvo.

Por este motivo, apostar no chat para se aproximar do consumidor, manter um bom relacionamento e até mesmo impactar positivamente é uma estratégia que tem dado muito certo para quem já usa.

Veja também: Sua marca pensa em Experiência do Cliente na hora de atender?

Como melhorar o relacionamento com o consumidor no atendimento por chat?

Apesar de parecer simples, o atendimento online pode ter grandes desafios. Pensando nisso, separamos algumas dicas que podem ajudar sua marca. Acompanhe:

1. Mostre para o consumidor que ele é único

Quando o cliente entra em contato para solucionar um problema ou apenas tirar uma dúvida, ele quer sentir que a empresa se importa e não que seu caso é “apenas mais um”.

Por isso, mostre para o consumidor que sua marca se importa em fazer um bom trabalho, e que ele é único.

2.Conheça bem seu público

A melhor maneira de transformar um atendimento online comum em personalizado é saber qual o perfil do seu consumidor, por isso faça pesquisas de público-alvo, defina a persona do seu negócio e conheça o comportamento do seu público.

3. Faça pesquisas de satisfação

Mais importante do que atender bem é saber a opinião do consumidor sobre seu atendimento.

Além disso, com pesquisas de satisfação você pode identificar pontos de atenção e trabalhar em melhorias.

4. Priorize o atendimento humanizado

Respostas automáticas otimizam o tempo na hora do atendimento, mas essas respostas precisam ser personalizadas e utilizadas no momento certo.

Quando o procedimento é padrão, não existe problemas em ter respostas prontas que auxiliem o consumidor, mas entender que um atendimento humanizado é capaz de proporcionar as melhores experiências ao ciente é fundamental para todos atendentes.

5. Cuidado com a linguagem

A maneira como você escreve tem muito significado no atendimento via chat, pois quando um consumidor entra em contato ele não está apenas falando com um atendente, mas sim com a empresa.

Por isso motivo, é importante evitar erros de português, abreviações de palavras, caixa alta e demonstrar gentileza no contato.

Integre o chat da sua marca no Reclame AQUI

Fale com seu consumidor direto pela maior plataforma de relacionamento entre empresas e clientes da América Latina e ajude sua marca a evitar reclamações que poderiam ser resolvidas com uma conversa.

No Reclame AQUI, você pode integrar o chat da sua empresa na sua página e dar mais oportunidades para o consumidor na hora de falar com você.

Clique no botão abaixo e saiba como fazer essa integração. 🙂

Leia mais: 4 pontos para sua empresa incluir no planejamento em 2021

3 comentários »

  1. Os atendimentos via chat são o que há de pior para uma empresa. Totalmente impessoais e, acima de tudo, lentos. Aliás, na tentativa de enxugarem custos, as empresas estão substituindo os atendimentos pessoais pelos atendimentos eletrônicos, que só irritam mais os clientes. Nada como um bom SAC, com atendimento personalizado, para encantar o cliente.

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