A Black Friday 2019 foi marcada pelo duelo dos sanduíches e estratégias nem tão eficientes. Mas como foi esse dia de promoções para a sua empresa? Você já deve ter sido questionado sobre isso nestes dias após a promoção, que este ano aconteceu dia 29 de novembro. Para muitas marcas, foi de vendas acima do esperado. Entretanto, para o consumidor, uma Black Friday que não teve os descontos esperados.

De maneira geral, esta não foi a Black Friday dos grandes descontos, mas, sim, das estratégias para a captação de clientes. A que ficou mais conhecida foi a que envolveu McDonalds, Burguer King e Mercado Pago.

Duelo dos sanduíches terminou em centenas de reclamações

As duas grande empresas de fast food brigaram para saber quem oferecia a melhor oferta e ambos usaram o mesmo caminho para validar suas promoções. Tanto que essa edição da promoção vai ficar conhecida como “aquela do duelo dos sanduíches”. Como consequência, se em 2018 o ranking de empresas mais reclamadas foi predominantemente de grandes empresas varejistas, este ano foi de marcas que tentaram inovar em estratégia e formas de pagamento e se deram mal.

Nesse sentido, a estratégia falha resultou, no fim das contas, em dificuldades para os consumidores comprarem as promoções de lanches e pagá-las, o que gerou centenas de insatisfações e reclamações. Por consequência, as duas gigantes do setor ocuparam o topo do ranking de reclamações no dia 29 de novembro, conforme o monitoramento do Reclame AQUI (começou às 11h do dia 27/11 e terminou às 23h59 de 29/11).

Problemas técnicos de edições anteriores voltaram a acontecer

Além disso, problemas técnicos e estruturais de sites e plataformas de marcas como a Méliuz e o próprio Mercado Pago apresentaram problemas de instabilidade e até “saíram do ar”. Uma vez que essas dificuldades eram enfrentadas pelos consumidores há pelo menos 4 edições de Black Friday e pareciam que não voltariam.

Você leu esta? Instabilidade de sistemas é o que mais preocupa as empresas na Black Friday 2019

Baixe a análise completa da Black Friday 2019

Análises como esta que você leu acima, além do caso a caso das marcas que acertaram e erraram na Black Friday 2019 estão reunidas num Ebook que o Reclame AQUI preparou.  Além de números de acessos e comparativos de volume de reclamações e comportamento do consumidor estão no material.

Para ter acesso ao Ebook de Balanço da Black Friday 2019, basta fazer o download clicando no botão abaixo.

Baixar o Ebook Balanço da Black Friday 2019

Deixe uma resposta