blog reclame aqui

Bancos Digitais x Bancos Tradicionais: como escolher?

A gente piscou e a forma de se usar os bancos mudou. Se antes os tradicionais eram as únicas opções que tínhamos para abrir uma conta, sacar dinheiro e realizar transações financeiras, o banco digital chegou com tudo, como um divisor de águas.

Por mais que ainda surjam desconfianças com um banco 100% online – ainda mais quando consideramos um público mais tradicional e acostumado com o banco físico – não há como negar as vantagens que essa nova modalidade oferece ao consumidor.

Como fazer a escolha do banco?

Desde o acesso facilitado até tarifas mais reduzidas, o banco digital proporciona uma democratização e popularização do seu serviço, atendendo os mais diversos consumidores.

Com os variados bancos digitais que temos hoje no sistema financeiro, como escolher a melhor opção? Ou, se ainda não há uma segurança por parte do consumidor com os bancos digitais, quais as vantagens que os bancos físicos ainda podem garantir aos seus clientes?

As duas opções oferecem vantagens. Vai de cada um identificar onde estão suas necessidades, comodidades e, principalmente, segurança na hora de escolher o modelo do seu banco.

E claro, se você já tiver decidido a modalidade para abrir uma conta ou movimentar o seu din din mas está em dúvidas entre quais das instituições escolher, o Reclame AQUI pode te ajudar na comparação das marcas através do nosso site. Lá, você pode pesquisar a reputação de um banco, seus indicadores de atendimento e quais as insatisfações mais registradas de outros clientes em determinada empresa, te auxiliando a fazer uma escolha mais segura e confiável.

O Blog RA trouxe alguns aspectos que diferenciam esses dois modelos.

Quais as principais diferenças entre um Banco Digital e o Banco Tradicional?

A infraestrutura e a forma de funcionamento são bem distintas. Embora as duas modalidades ofereçam o mesmo serviço, toda a operação é diferente. 

A plataforma de funcionamento de um banco tradicional é analógica, tendo como principal característica as agências físicas, enquanto o banco digital é completamente online, operando apenas em ambientes digitais. 

Enquanto a abertura de conta, atendimento e movimentações são realizados à distância e de forma digital (em desktops e dispositivos móveis como telefones celulares) sem a presença física, no banco tradicional você pode realizar suas movimentações na agência: seja no caixa eletrônico ou no tradicional caixa guichê com atendimento “humano”.

Entretanto, os bancos tradicionais têm se adaptado às mudanças que o mercado exige e hoje já é possível contar com aplicativos desses bancos que realizam transações também de maneira online. Mas há quem ainda prefira fazer tudo numa agência bancária física. Sabe aquela sensação de tocar nas máquinas e ficar cara-a-cara com o atendente? É isso.

Por outro lado, se você precisar sacar dinheiro de um banco digital, poderá recorrer a alguns caixas eletrônicos específicos e que atendem a essa demanda da instituição. Ou seja: ainda há, mesmo que mínimo, alguma coisinha em comum.

Leia também: Invasão de conta: veja dicas para se proteger em caso de roubo de celular

Custos operacionais impactam diretamente na escolha do banco ideal

A diferença mais importante entre um banco digital e um banco tradicional estão nos custos tarifários (e provavelmente tem sido um dos pontos mais considerados pelo consumidor na escolha entre um banco digital ou um banco físico).

Se no banco tradicional o consumidor se depara com taxas de manutenção e outros gastos adicionais (emissão de um novo cartão, talões de cheques, cestas de serviços etc), no banco digital – em praticamente todos os disponíveis hoje no mercado – disponibilizam os principais serviços bancários de forma gratuita.

Caso seja necessária a inclusão de mais outros serviços (como por exemplo benefícios de cartões premium que incluem milhas, seguros especiais de viagem, compras protegidas, etc), taxas podem ser oferecidas com custos mais reduzidos.

Confira abaixo uma comparação básica dos serviços oferecidos por essas instituições financeiras:

comparação entre um conta corrente de banco digital e de banco tradicional
Comparação entre contas de banco digital e banco tradicional e quais vantagens de cada modalidade

Por mais que as vantagens dos bancos digitais sejam extremamente relevantes, muito em função da comodidade e independência na administração da conta e das operações, os bancos tradicionais ainda respiram bem e têm buscado adaptar os seus serviços para gerar mais comodidade e acessibilidade aos seus clientes no mundo online. Embora no auge da pandemia tenha se tido notícia do fechamento de inúmeras agências físicas pelo Brasil.

E você consumidor: É adepto das contas digitais ou ainda tem mais confiança em bancos tradicionais?

Leia também: Inadimplência e endividamento: você se enquadra em um dos casos?

Fonte: iDinheiro/ Facilite Tecnologia

precisa reclamar? acesse o Reclame AQUI

Deixe uma resposta

%d