Atrair o consumidor para sua marca, construir uma imagem confiável para atraí-lo e torná-la conhecida exige um trabalho árduo. No e-commerce não é diferente, e o desafio é maior diante de tantas situações de golpes, da variedade de possibilidades que a plataforma digital oferece e do volume de lojas virtuais que concorrem entre si. O diferencial está na segurança que o seu negócio dará ao consumidor. Como ser um e-commerce confiável?

Reclamações sobre compras no Instagram cresceram 86% de 2018 para 2019

Um levantamento feito pelo Reclame AQUI no período entre janeiro de 2018 até julho de 2019 mostra que “não recebimento de produto” lidera o ranking de motivos de reclamações sobre compras no Instagram.

Esse motivo corresponde a 50% das queixas registradas. Atitudes como esta denigrem a imagem da companhia. Quando sua marca se compromete em prestar um serviço, ela precisa fazer da melhor maneira possível para que a experiência de compra seja inesquecível ao consumidor.

Para se ter uma noção, comparados os meses de janeiro a julho de 2018 com o mesmo período de 2019, o crescimento foi de 86% em se tratando de reclamações por compras no Instagram.

Quanto mais uma empresa vende, mais reclamações, problemas ela terá. Mas o que vai diferenciá-la das outras é o seu atendimento e a forma como soluciona seus problemas a fim de fortalecer sua relação com o público, fidelizar com atitudes e construir uma história positiva com ele.

Dados sobre reclamações de compras pelo Instagram
Fonte: Reclame AQUI

Dicas para tornar seu e-commerce mais confiável

A insegurança pode ser um fator decisivo na hora da compra, e o medo de fraudes tem feito muita gente ainda não apostar em compras online. Mas como conquistar a confiança do consumidor e garantir a ele que o seu negócio é seguro?

  • Tenha um site ou perfil sempre atualizado
  • Monitore a estabilidade do seu sistema de TI
  • Tenha algumas informações básicas em seu site/perfil como história, telefone, endereço, CNPJ e e-mail para contato
  • Ofereça conteúdos de qualidade
  • Seja transparente: deixe clara sua política de trocas e devoluções
  • Sempre interaja com os usuários esclarecendo suas dúvidas em todos os canais que sua marca tiver
  • Permita comentários dos consumidores que compram
  • Disponha de várias formas de pagamento
  • Se for caso de site, exiba reviews
  • Use selos de segurança originais

Reclame AQUI pode ajudar sua empresa nessa jornada de confiança

Agora que você já conferiu as dicas para se tornar um negócio confiável, seja em redes sociais, site ou qualquer outra plataforma, entendeu que as empresas que transmitem mais credibilidade tendem a conseguir novos negócios com os clientes.

Mais de 90% dos acessos mensais no Reclame AQUI são de pessoas pesquisando sobre as marcas. O consumidor verifica desde a reputação, os índices de solução, a existência da empresa e o que outros consumidores falam sobre ela.

Dito isso, se você quiser ser uma empresa verificada pelo Reclame AQUI, pode contar com o RA Verificada.

Tão importante quanto oferecer uma ótima experiência de compra ao público da sua marca é mostrar o que os consumidores comentam sobre você, dar voz ao seu cliente e valorizar a opinião dele.

Que tal então começar a receber reviews sinceros dos seus consumidores? Conheça a solução de review do Reclame AQUI: o RA TrustVox.

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