A Black Friday é o evento mais esperado do ano no mercado, por isso, muitas empresas já estão definindo promoções, estratégias e preparando o estoque.

Ainda assim, os consumidores que tem a pretensão de aproveitar os descontos da data já começaram a pesquisar pelos produtos que desejam, se a loja é confiável e o que dizem os clientes que já tiveram experiências com a marca.

Nesse momento, alguns pontos importantes para fechar negócio são levados em consideração, como reputação da marca e atendimento.

Na edição de 2019, o número de reclamações teve um aumento de 58% em relação ao ano anterior. Ou seja, foram quase 9 mil reclamações em 3 dias.

Logo, notamos que preparar o time de atendimento para a Black Friday, significa aumentar as chances de fidelizar seu consumidor para o ano todo.

Sabendo que a Black Friday começa no RA, pois é o maior canal de pesquisa de reputação da América Latina, faz total sentido pensar em como usar o site a para fidelizar seu cliente.

Pensando nisso, separamos algumas maneiras de preparar a sua equipe usando as soluções do Reclame AQUI. Acompanhe:

Veja também: Como mostrar mais confiança no atendimento ao cliente?

1- Acessar informações do problema ou compra do seu cliente

Algumas informações são essenciais na hora de resolver o problema do consumidor.

Além disso, ter acesso a elas ajuda o atendente a compreender melhor o caso e partir para a tratativa. 

Por isso, dentro do Reclame AQUI é possível configurar algumas perguntas para o consumidor no momento em que ele faz a reclamação com o RA Valida.

Desta forma, as marcas podem evitar contatos excessivos, ser mais assertivas e transformar atendimentos complicados em contatos ágeis, o que é fundamental na Black Friday.

2- Ligar para o consumidor antes dele abrir uma reclamação

Conversar com o cliente antes dele abrir uma reclamação pode ser uma estratégia eficiente de retenção e ainda a oportunidade de ajudar o consumidor sem que ele precise se manifestar no Reclame AQUI.

Por isso, você pode personalizar sua página com o RA Fone, que é uma ferramenta que permite que o cliente escolha receber uma ligação e conversar com você ao invés de abrir uma reclamação.

Funciona assim: o seu consumidor clica no botão disponível na sua página “receber uma ligação”, você recebe um alerta por e-mail com todas informações, entra em contato com o cliente e resolve o problema.

Legal né?

3- Falar com o consumidor por chat no Reclame AQUI

Uma outra boa maneira de conter o número de reclamações e manter seu time de atendimento preparado para a Black Friday é trazer o chat da sua marca para sua página no RA.

A solução é ideal para atender seus clientes em tempo real  e evitar reclamações que podem ser resolvidas facilmente.

Além disso, é possível trocar imagens e anexos com o consumidor, que facilitam na resolução do problema.

4- Atender o cliente de forma privada

Também é possível falar com seu cliente por contato privado, sem gerar reclamação de forma pública e sem interferir no cálculo da reputação.

O botão fica disponível para seus consumidores fazerem reclamações particulares, e sua página fica livre de trânsito de reclamações.

Por fim, pudemos ver que investir em aprimorar o atendimento e criar novas oportunidades de contato com o seu cliente é investir em boas experiências para ele, e disso o Reclame AQUI entende bem. 

Então, use as soluções do RA a favor da sua marca e pense em atender cada vez melhor a pessoa mais importante do seu negócio: o seu cliente.

Fique por dentro: Sua marca pensa em Experiência do Cliente na hora de atender?

Deixe uma resposta