É oficial, depois de anos de espera, o Reclame AQUI, maior site de relações de consumo do Brasil, vai integrar os dados da reclamação com plataformas de atendimento e análise de mercado através da API do Reclame AQUI, possibilitando tanto a leitura como a resposta das queixas publicadas.

Atualmente, o Reclame AQUI conta com mais de 21 milhões de consumidores cadastrados, 200 mil empresas na base de dados e uma visita diária superior a 800 mil usuários.

A abertura da API vai facilitar o atendimento das empresas que hoje usam mais de uma ferramenta para falar com consumidores que publicam as reclamações no Reclame AQUI e em outros canais.

Essa é uma estratégia para incrementar a inteligência de dados das companhias no processo de análise de informações, visando contribuir no planejamento estratégico de mercado das marcas, bem como oferecer melhores estratégias de melhoria da experiência e do atendimento ao consumidor. 

Benefícios da API do Reclame AQUI

As vantagens para quem contar com o produto serão principalmente, acelerar e otimizar o desempenho das áreas de inteligência e de atendimento, com possibilidade de integrar equipes que prestam atendimento exclusivo ao Reclame AQUI aos demais times de sucesso do cliente das organizações.

Para o CEO Global do Reclame AQUI, Mauricio Vargas, este é um momento de grande mudança estratégica do site, que passará a ser mais conectado e integrado a outras soluções do mercado.

“Ano a ano, conseguimos prever as tendências de mercado através das histórias de relações de consumo registradas no nosso site. As empresas têm consciência do quanto essa informação é rica para suas estratégias de inovação. Nossa intenção agora é ajudar ainda mais estas marcas a gerarem competição pela melhor experiência para o consumidor brasileiro”.

O intuito é melhorar a inteligência do atendimento e competitividade por qualidade, e por isso, será um serviço que vai preservar a privacidade do consumidor e está totalmente alinhado com a nova Lei Geral de Proteção de Dados do Brasil e com a GDPR (General Data Protection Regulation) europeia.

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 “A privacidade do nosso consumidor é um valor que nunca iremos negociar. O futuro do Reclame AQUI não é ser uma empresa de dados, é ser uma empresa e inteligência baseada em dados”, afirma o CEO Brasil do Reclame AQUI, Edu Neves.

Ferramenta vai favorecer empresas e consumidores

O Reclame AQUI já fornecia sua plataforma como um modelo freemium para as empresas que precisavam entender e tratar o canal com mais eficiência e ganho para a marca.

As empresas que aderirem à novidade poderão, por exemplo, responder a queixas recebidas do Reclame AQUI diretamente nas ferramentas de CRM que possuem, o que otimiza o desempenho de companhias com grandes operações, favorecendo também ao consumidor pela agilidade.

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 A solução da RA API possui também uma versão mais simples especialmente desenhada para empresas que querem conectar ao Reclame AQUI apenas para alimentar suas plataformas de BI. Nesta versão, somente é permitida a leitura de conteúdos, não permitindo a resposta ao consumidor. 

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“Uma montadora, por exemplo, pode prever um recall importante apenas com os dados coletados na nossa API e antecipados pelos consumidores, por meio das reclamações e do comportamento dos usuários do Reclame AQUI”, explica Vargas.

Histórias com as marcas fomentam banco de dados

O banco de dados do Reclame AQUI é abastecido a partir das histórias contadas no site. Cada reclamação registrada pelos usuários e o desenrolar da comunicação com a marca se torna uma história.

Hoje, o Reclame AQUI, além de reclamações, também registra reviews, NPS e satisfação do cliente. Dessa forma, impacta cerca de 22 milhões de consumidores que leem esses conteúdos, todos os meses, sobre empresas, produtos e serviços.

São elas que formam mensalmente cerca de 270 milhões opiniões sobre empresas, produtos e serviços, por isso, é importante as marcas saberem em que momento da jornada os consumidores estão.

O Reclame AQUI tem duas informações importantes: o que os consumidores estão falando sobre as marcas e que momento do funil de vendas eles impactam. Porque as marcas também precisam saber quem está lendo suas histórias e em que momento da jornada.

A API do Reclame AQUI é privada. Quer saber mais sobre os benefícios? Fale com a gente!


Fonte: Assessoria de imprensa Reclame AQUI

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