blog reclame aqui

Telemarketing modo ignorar? Anatel aprova nova identificação para chamadas de cobrança

Será que tudo que é bom tem parte II? Essa pode ser uma ótima notícia para os consumidores que são incomodados diariamente com ligações constantes de empresas de cobrança.

Após a regulamentação do prefixo 0303 que você já leu por aqui no Blog do RA – ligações de telemarketing devem trazer este código antes do número do telefone. Agora, chegou a vez das ligações insistentes de empresas de cobrança. A determinação é da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Designação da Anatel tem início previsto para 2023

O principal objetivo da Anatel é aliviar o uso indevido dos recursos de numeração por determinados agentes e auxiliar o consumidor a identificar este tipo de chamada. 

Ainda de acordo com o conselho da Agência, o uso indiscriminado da rede de telecomunicações acaba causando muitos transtornos aos usuários e sobrecarrega a operação com um alto volume de chamadas curtas no Brasil.

Com a determinação, a ideia é que as empresas de cobrança adotem condutas mais responsáveis na hora de desempenhar a sua função e, de quebra, empoderar o usuário independentemente da situação a qual ele se encontra.

A designação já foi aprovada pela Anatel e o uso do código 0304 terá seu início a partir de 2023, conforme reportagem publicada no site da Anatel.

Esse é o prazo necessário para a Agência, que precisa regulamentar o procedimento operacional durante 60 dias. E, logo após a publicação do ato, as empresas precisarão acatar a decisão em até 180 dias, implementando em sua operação a nova medida.

Agora que você já sabe sobre o 0304, vai evitar e ignorar ligações com esse código no próximo ano?

Fonte: Anatel

Leia também: O 5G veio aí: o que muda para o consumidor com essa nova tecnologia

precisa reclamar? acesse o Reclame AQUI

Deixe uma resposta

%d