Blog Reclame AQUI

cropped-logo_blogra-1.png
Artigos

A Venda Além da Relação Comercial

A relação comercial vai além de um conjunto de regras. Por isso, não basta apenas seguir um texto pronto: é essencial entender de gente. Saiba mais.

Por Priscila Blacene – Account Manager do setor Comercial no Reclame AQUI.

A relação comercial vai muito além de divulgar preço, falar do produto e finalizar a venda. Não basta somente entender das competências técnicas, é fundamental entender de gente.

Estamos na era que ninguém mais gosta de atendimento robotizado, padronizado. A espontaneidade em conjunto com o bom senso, faz do atendimento humanizado um grande aliado das vendas.

Por isso, hoje vamos falar um pouco mais sobre esse processo. Acompanhe:

Leia também: Funcionalidades essenciais que o seu e-commerce precisa para vender mais

Como se sobressair em uma relação comercial?

Entender a necessidade do cliente para apresentar a melhor solução, é imprescindível. Mas sinto que conversar com o cliente sentindo alegria, amorosidade e com energia, faz total diferença.

É muito importante as empresas entenderem isto e permitir aos seus colaboradores atuarem de forma personalizada, de acordo com cada situação e perfil de cliente, ao invés de simplesmente utilizar aquele velho script fora de moda.

Para vender, o profissional deve gostar desta atividade e entender que o cliente sempre estará no centro da relação.

O recomendado para se destacar em uma relação comercial é ser objetivo, manter o ritmo de uma boa conversa com firmeza e conteúdo. Assim, esta relação se torna única para o cliente e perante ao mercado que, de modo geral, está carente de profissionais com este perfil.

Fique por dentro: Reclame AQUI não é só reclamação: Veja dados de pesquisa de compra

Quais os benefícios de manter um relacionamento diferenciado com o seu cliente?

Aqui não estamos falando simplesmente de dinheiro. Estamos falando de realização pessoal, da maravilhosa sensação do reconhecimento do nosso trabalho pelas pessoas.

Bater meta e ser reconhecido como um bom profissional é incrível, mas receber elogios genuínos de clientes após uma reunião é o que realmente faz total diferença e é a verdadeira “cachaça da venda”. O resto é consequência de um trabalho bem feito.

Ser lembrado pelo seu cliente, ser indicado para novos clientes devido ao bom atendimento prestado, faz deste profissional muito diferenciado no mercado.

Fazer uma negociação onde ambos saem ganhando é importante, porém quando não ocorre o vínculo que gera a confiança em seu cliente, ele pode simplesmente fechar com o seu concorrente por preço menor, por exemplo.

Por fim, seu cliente precisa saber que, se houver a necessidade de um pós venda, você estará lá para ajudá-lo. A resolução de problemas é um fator relevante para uma relação comercial de sucesso.

Leia também: Infográfico: 5 benefícios em divulgar reviews verdadeiros

Deixe uma resposta