No dia 13 de novembro, o Reclame AQUI realizou uma reunião para falar sobre expectativas, planejamento e táticas para a Black Friday 2019.
Edu Neves, CEO do Reclame AQUI apresentou com dados as datas de maior consumo da população brasileira, além das pesquisas feitas com os consumidores e matérias jornalísticas feitas com esses dados.
De acordo com a pesquisa, os consumidores já estão pesquisando valores de produtos e serviços antes da Black Friday, para não caírem na chamada “Black Fraude”.
O dado, 57,3% dos consumidores confiam parcialmente ou totalmente na Black Friday, mostra o quanto as empresas já estão se adaptando a data da melhor forma, entendendo o que o consumidor busca e como se comunicar com ele.
Edu Neves “receitou” as principais coisas que as empresas devem fazer nessa Black Friday, veja:
- Não decepcione seu consumidor;
- Criar e manter uma melhor reputação no Reclame AQUI e em outros canais de contato;
- Entregar promoções reais;
- Entregar os produtos em prazos determinados.
Além das dicas, Edu Neves falou sobre a nova página de Black Friday do Reclame AQUI que terá um sistema de inteligência artificial, e vai conseguir mapear tendências, comportamentos e possíveis golpes na Black Friday desse ano.
O protótipo da página, foi apresentado e também terá cobertura ao vivo sobre as marcas, reputações atualizadas e cards com rankings de reclamações.
Soluções do Reclame AQUI, como o selo RA Verificada também foram falados na reunião, como uma possível força para a confiança do consumidor na marca.
Saiba mais sobre o Selo RA Verificada: Como o Selo RA Verificada te ajuda a vender mais na Black Friday
Diego Viñas e Ana Cardoso, responsáveis pela Assessoria de imprensa do Reclame AQUI, falaram sobre a cobertura com números que serão divulgados para a imprensa para ajudar o consumidor a não cair em armadilhas e entender tudo o que está acontecendo durante o período.
Denúncias recebidas de consumidores serão recebidas, averiguadas e divulgadas pela assessoria do RA.
Todas as notícias e descontos estarão disponíveis em tempo real.
Yara Aguiar, responsável por moderação de conteúdo do Reclame AQUI, também marcou presença na reunião e falou sobre como vai funcionar o ranking de empresas na Black Friday, e também abordou situações não passíveis de moderação e também as passíveis de moderação.
E a sua empresa? Já se preparou para a Black Friday?
É muito importante que as marcas estejam de olho em tudo o que rola em relação ao nome da empresa e seus produtos para que dessa forma, seja evitado qualquer tipo de ruído ou crise de marca nessa época do ano.
Veja também: Black Friday: a sua reputação vai influenciar o consumidor no momento da compra!