Festival sem perrengue não é festival! Mas dá pra evitar grandes problemas? Descubra com o Reclame AQUI como se preparar e garantir a melhor experiência
Esse fim de semana, o Lollapalloza oficialmente abre a temporada de festivais no Brasil em 2025. Lookinhos incríveis, um line-up de peso e, claro, muita experiência pra guardar na memória, mas também pode ter certeza: vai ter perrengue!
Filas gigantes, comida cara, dificuldade de transporte pra sair do local… A real mesmo é que muitos desses problemas já não são nenhuma novidade, porque tem muita coisa que é inevitável. O Reclame AQUI já viu de tudo nos últimos anos: desde estrutura que deixou a desejar (e muito), além de cancelamentos de última hora. Inclusive, nem mesmo o Lolla escapou da nossa lupa.
Vale a pena ver de novo: O Reclame AQUI por dentro dos festivais 👉
-
Os dias de luta dos fãs brasileiros não acabam: blink-182 cancela show no Lollapalooza 2023
-
Rock in Rio chegando e ingressos adquiridos desaparecendo: relato de fãs acende alerta a poucas semanas do evento
-
Come to Brazil: cambistas se aproveitam da onda de shows internacionais no país
Quanto o assunto é festival, será que esses perrengues são parte do rolê ou podiam ser evitados? É aí que vem o pulo do gato: reclamar resolve, e resolve de verdade! A boa notícia é que é que você pode garantir que a sua experiência seja muito mais tranquila com a ajuda do O Reclame AQUI, antecipando alguns problemas.
Quer saber quais são os seus direitos na hora do festival, como curtir em segurança, sem perrengue e sem prejuízo? Chega mais!
O ingresso foi caro, mas pelo menos valeu a pena?
Ingresso de festival nunca é barato, e os preços variam dependendo do tipo do ingresso, o lote da venda e se você optou por uma experiência VIP. Mas, no final das contas, a pergunta que fica é: a estrutura vale o investimento?
O custo-benefício de um festival é o que você leva pra casa. Se os artistas favoritos entregarem um baita show, a experiência já começa a valer a pena, mas isso é só a primeira parte da conta.
- Na hora de somar, a estrutura do evento tem que justificar o valor pago: banheiros limpos, áreas de descanso, segurança eficiente, organização… tudo conta!
- E, claro, as ativações de marca, áreas VIP e meet & greets podem ser atrações extras, mas se você paga por isso, é preciso que entregue o que promete.
- Se o evento não cumpre o prometido, fique de olho na política de reembolso! Por lei, se o evento for cancelado, você tem direito ao reembolso integral, incluindo as taxas.
- Algumas empresas também oferecem vouchers ou remarcações, mas a decisão é sua!
Fila no metrô ou transporte por aplicativo: qual é a melhor escolha?
Em festivais, a saída do show pode ser um verdadeiro teste de paciência e o transporte facilmente se torna o perrengue do rolê. A saída do festival promete de tudo: multidão, transporte lotado, corrida cancelada de última hora e taxa dinâmica. O que fazer para evitar o caos?
- Se o festival tiver opções de transporte público, vale a pena considerar, só vale lembrar que é melhor se preparar para a fila e os imprevistos
- Agora, se você decidiu ir embora com app de transporte, fique atento ao valor da corrida antes de confirmar. Se estiver muito alto, tente esperar um pouco mais ou antecipar a saída antes do final do show.
- Cuidado com o pagamento direto pro motorista. Sempre faça a corrida pelo aplicativo, se rolar cobrança errada ou problemas no trajeto, você tem maiores chances de conseguir suporte ou reembolso.
Comer no festival, vale a pena?
Preço alto a gente já espera, mas a qualidade deve acompanhar o sabor da comida. O que dá pra fazer?
- Se você é do time que prefere economizar e ainda comer saudável, você pode levar suas próprias comidas. Mas atenção: é só em pequenas quantidades e bem embaladas, como barrinhas de cereal ou salgadinhos.
- Pra não ficar com sede, leve sua garrafinha de água, desde que seja transparente, com tampa e flexível. Lembrando que a maioria dos festivais também contam com pontos de reabastecimento para você se manter hidratado durante todo o evento.
- Antes de encarar a fila e gastar uma grana, dá um check na reputação do restaurante ou food truck no Reclame AQUI. As avaliações de outros consumidores podem te salvar de uma furada. Se a comida for cara e parecer suspeita, procure alternativas mais confiáveis.
Vale o risco: comprar ingressos na porta do evento?
O ingresso esgotou e você não quer ficar de fora? Comprar ingressos de terceiros pode até parecer uma boa, mas também pode ser um grande perrengue. Então, se liga nessas dicas para comprar com segurança:
- O primeiro passo é sempre pesquisar sobre o vendedor ou plataforma. Evite sites não oficiais que prometem preços baixos demais – geralmente, é golpe. Prefira plataformas reconhecidas e oficiais, que garantem mais segurança.
- Muitas plataformas de venda de ingressos oferecem opções de transferência de titularidade de ingressos de forma segura. Isso significa que você pode comprar e vender ingressos dentro de um ambiente protegido, o que garante que o ingresso seja válido e evita fraudes.
- Evite cambistas e vendedores desconhecidos. Se o ingresso for falso, o prejuízo é seu!
Vale a leitura: Não caia em roubadas ao comprar ingressos para shows e eventos
Reclamar resolve? Sim, e pode evitar muitos perrengues!
A gente sabe que um contratempo aqui, outro ali, pode acontecer. Mas é melhor ficar esperto, Se a fila tá gigante, a comida é cara e o atendimento é zero, é sinal de que algo não tá certo.
Esses perrengues podem ser um termômetro da reputação das marcas e serviços envolvidos. Afinal, ninguém merece pagar caro por uma experiência que não vai entregar o que foi prometido, né? O festival merece ser inesquecível pelos motivos certos!
📣 Por isso, reclamar não é só fazer barulho. No O Reclame AQUI, a sua voz melhora empresas pra você. Isso significa que a sua reclamação vira um dado, uma estatística, um sinal de alerta para as empresas. E, acreditem, elas estão de olho! E tem mais: não precisa esperar pra reclamar, é só baixar o app do Reclame AQUI e mostrar o poder da sua voz.
