blog reclame aqui

Não caia em roubadas ao comprar ingressos para shows e eventos

Após longos meses de restrição por causa da pandemia, eventos presenciais com um maior número de pessoas começaram a ser liberados no país e fãs dessa modalidade de entretenimento estão voltando com força total, comparecendo cada vez mais e com mais frequência a shows e festivais espalhados pelo país. Já que hoje, dia 13 de julho, é comemorado o Dia Mundial do Rock, queremos trazer dicas e cuidados básicos – mas sempre necessários – para a compra de ingressos, seja a aquisição feita online ou fisicamente, para evitar problemas na chegada do seu evento ou outras dores de cabeça.

Eventos cancelados ou remarcados? Tem novidade nas regras de compensação

Cuidados sempre são bem-vindos para não cair em ciladas

Compre em um ponto oficial de venda

Sempre priorize a compra de ingressos para shows e festivais em pontos oficiais de venda, seja online ou em locais físicos. Para identificar quais são esses pontos, é importante ficar ligado nos canais oficiais do evento ou da produção, como site, redes sociais e canais de atendimento disponíveis.

Quais as vantagens das avaliações nas lojas online

Se comprar ingresso de terceiros, compre de alguém confiável

A compra de ingressos de terceiros pode ser perigosa, por isso, o caminho mais seguro para evitar o ingresso falso é sempre a compra em pontos oficiais do evento.

Entretanto, caso opte por comprar o ingresso de outra pessoa, certifique-se de que seja alguém de sua confiança. Isso porque, além do risco de obter um ingresso falso, existem situações em que um mesmo ingresso verdadeiro é comercializado para várias pessoas.

Redobre sua atenção principalmente quando essa troca acontece através de plataformas digitais que comercializam ingressos. No início de junho, um consumidor do Rio de Janeiro (RJ) relatou em nosso site uma compra que ele havia feito de ingressos para um evento e que mais tarde descobriu que eram falsos:

“No dia 30/05/2022 eu entrei na página do Instagram do evento e comentei em uma publicação que gostaria de comprar um ingresso. Um rapaz entrou em contato comigo me oferecendo dois ingressos para o camarote solidário por R$150,00 cada um […]. Dito isso, entrei em contato com a plataforma por e-mail, que me respondeu que o processo realmente era esse, que eu não teria acesso direto ao ingresso e que o rapaz que comprou que me enviaria um arquivo com o novo ingresso no meu nome. Mesmo achando um processo extremamente inseguro, resolvi comprar o ingresso do rapaz. Ele me enviou os dois ingressos por e-mail com os dados que eu passei para ele. Dito e feito, no dia do evento o ingresso era falso”.

Sites com cadeado no endereço eletrônico são mais seguros

Procure comprar em sites que tem endereço eletrônico iniciado pela sigla “https” e que exibam, no seu navegador, um ícone em forma de cadeado fechado; ao clicar neste ícone, deve aparecer o certificado de segurança do site, atestando um site comprometido em proteger dados sensíveis para pagamento. Se possível, evite comprar na internet através de computadores públicos.

Comprou na bilheteria? Exija nota fiscal

Também pode ocorrer do ingresso falso ter sido adquirido diretamente da bilheteria física da realizadora do evento, por um funcionário que seja o fraudador (por exemplo), e por isso, o consumidor sempre deve exigir a nota fiscal. 

De acordo com o site Jusbrasil, com a nota fiscal, se o ingresso realmente for falsificado, poderá ser registrado um boletim de ocorrência para que sejam apurados os fatos na esfera criminal, bem como para exigir a devolução do valor pago.

Desconfie do preço

Fique atento sempre ao preço do ingresso. Valores muito atrativos ou muito abaixo dos praticados oficialmente podem ser indícios de um ingresso falso.

Uma dica fundamental: Nunca divulgue fotos do seu ingresso nas redes sociais! Por conta dos dados exibidos na foto, você corre um sério risco de ter o seu ingresso clonado.

Fique de olho na reputação dos canais e sites de venda

Por último, mas não menos importante: antes de efetuar qualquer cadastro ou compra de ingresso, busque no site do Reclame AQUI a reputação e avaliação do determinado site ou empresa do evento que deseja adquirir seu bilhete.

Analise se eles prestam todo o suporte necessário para os usuários, garantindo uma compra mais segura e confiável.

Deixe uma resposta

%d