Quer uma mãozinha pra entender o Reclame AQUI? Nós vamos te contar como funciona a atualização dos indicadores no nosso site
Você já se perguntou de quanto em quanto tempo a reputação é atualizada no Reclame AQUI? Se você faz o atendimento do canal, já sabe que a virada do mês é super importante. Afinal, as reclamações do mês atual passam a ser contabilizadas e a reputação pode evoluir.
Mas não é só a virada do mês que impacta a reputação. Todos os dias, os indicadores também são atualizados. Quer ficar por dentro da atualização dos indicadores no site? O Blog RA trouxe na prática, como funcionam a atualização de indicadores e como elas impactam na reputação. Chega mais!
Guia Prático para cuidar da reputação no Reclame AQUI
Como é calculada a reputação no Reclame AQUI?
Para entender melhor sobre a atualização dos indicadores, nós precisamos dar um passo atrás e falar sobre a reputação. O cálculo da reputação no site é feito através de uma fórmula matemática. Isso não quer dizer que você precisa ser um expert em matemática. Até mesmo porque ele é contabilizado automaticamente (ufa!).
Agora, é melhor anotar essas informações. No cálculo da reputação, consideramos a nota deixada pelo consumidor no atendimento de uma reclamação. E também os seguintes indicadores: a quantidade de reclamações respondidas, se o problema foi resolvido e se o consumidor voltaria a fazer negócio com a empresa.
Ao visitar a página da empresa no site, todos esses indicadores ficam disponíveis logo abaixo da reputação. Isso porque todos eles compõem o cálculo da reputação no Reclame AQUI. Lembra da fórmula matemática? Tudo isso é considerado nela!
5 motivos para construir uma reputação no Reclame AQUI

Atualização mensal x atualização diária
Deu pra entender aí como funciona o cálculo da reputação? Então, bora para as atualizações. No Reclame AQUI, a reputação é separada por abas de 6 meses, 12 meses, os últimos 2 anos e também a reputação geral que considera os últimos 3 anos. Lembrando que a aba de reputação, é mostrado o período que está sendo contabilizado.
Na atualização mensal, nas abas de 6 e 12 meses, não são consideradas as reclamações postadas no mês atual. Isso porque o mês ainda não fechou, ou seja, ainda dá tempo de correr para manter a reputação lá em cima. Já as reclamações do mês atual, sempre serão consideradas na virada do próximo mês.
Antes de falar sobre a atualização diária, é preciso saber que todas as avaliações são consideradas para o mês em que a reclamação foi publicada. Ou seja, se o consumidor postou uma reclamação em janeiro, a nota deixada será contabilizada em janeiro. Sendo assim, a atualização diária ajuda a manter em dia as reclamações que ainda não foram avaliadas.

Definindo a rota da sua estratégia
Entendendo sobre as atualizações dos indicadores, você já sabe que elas também fazem parte da sua estratégia de atendimento. Por exemplo, se o objetivo é alcançar o selo RA1000 na aba de 6 meses, é necessário trabalhar em reclamações que impactam a reputação no período contabilizado.
Deu para notar as diferenças? Agora, é colocar a mão na massa para garantir uma reputação de milhões. Se liga nessa! A gente já até trouxe dicas de especialistas sobre como alavancar o pedido de avaliação das reclamações.