Será que as empresas têm uma cultura digital de verdade? Se questionarmos qualquer uma, independente do tamanho, a maioria delas vai dizer que é digital por algum motivo de uso de tecnologia. Entretanto, implantar uma cultura digital, ser digital, é algo muito maior, não é uma questão apenas de tecnologia.

Para começar, o que define se uma companhia tem uma cultura digital na verdade é um conjunto de ações, tecnologias também, claro, e as boas sacadas que trabalham interligadas e geram valor a essa marca. Por consequência, a empresa vai chamar a atenção dos consumidores e aumentar o potencial de vendas e crescimento.

Dados

Inicialmente, pode não parecer tão simples, mas não é impossível não. Como estamos em plena transformação digital, já é costume embasar as decisões em dados. Comece, então, por eles, que são considerados um dos pilares da cultura digital. Transforme os dados coletados em insights, ideias, e crie algo diferenciado dentro do seu segmento que faça a diferença na vida do público.

Aperfeiçoe suas ideias

Além disso, tão importante quanto ter as ideias é mudar sempre que necessário e testá-las. Dê asas à imaginação, invista nas soluções disruptivas. Não raro, muito do que o Reclame AQUI coloca em prática nasce dos insights mais improváveis e que vão sendo aperfeiçoados. Pense no que os seus concorrentes não pensam e seja rápido nisso. Inove.

Crie parcerias

Nesse sentido, olhe quem está trabalhando em paralelo e o que está fazendo para evoluir. Quem está dando certo? Muitas vezes, fazer boas parcerias geram resultados inesperados e podem reduzir riscos e ameaças ao seu negócio. Por isso, crie oportunidades e parcerias interessantes, elas podem ajudar a acelerar seu crescimento e tornar sua marca mais relevante.

Metas

Também tenha em mente onde sua empresa quer estar. Mas para chegar lá ela precisa conversar com o maior número de pessoas. O mundo é mobile! Pense onde são criadas as suas relações com clientes, analise seus dados e veja onde as decisões de compras deles são tomadas. Você está no canal certo?

Consumidor é o foco

Do mesmo modo, tenha o cliente como foco central para todas as decisões e planos. Sua empresa precisa girar em torno das necessidades do consumidor, como atender os anseios e deixá-lo satisfeito. Ou melhor, surpreenda, pense além do que ele gostaria. O sucesso dele é o seu sucesso.

Seja transparente

Entendido isso, jamais esqueça de se comunicar com seu público e grave essa palavra: transparência. O novo consumidor é questionador, está de olho na sua marca, se ela faz o que ela diz e se pratica sempre seus princípios.

Invista em tecnologias

Da mesma forma, obviamente, não deixe de investir em tecnologias, desde as ferramentas de gestão até a que vai estar na ponta com seu produto. Afinal, sua empresa está construindo uma cultura digital.

Aposte na sua equipe

Por fim, invista na sua equipe e confie nela. Empodere o grupo para que ele tome as melhores decisões, e para tê-lo alinhado e afinado, valorize cada integrante e o autodesenvolvimento. De fato, nada é feito sozinho, e as relações de trabalho também precisam evoluir.

Uma vez que nós fazemos parte de uma cultura digital e é inevitável que tudo tome esse caminho, é um movimento que teve um start e não para mais. Portanto, o desafio de mudar o mindset e transformar valores e cultura dentro das companhias é tanto dos CEOs quanto dos colaboradores. Uma vez que já passou o tempo em que as transformações partiam de uma pessoa só, pense, em que fase dessa jornada sua companhia está?

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