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Falta de energia em São Paulo: três dias após o temporal, a cidade segue impactada com a falta de luz

Na última sexta-feira (3/11), após um forte temporal na cidade, a cidade de São Paulo foi impactada com a falta de energia elétrica.  Até o momento de atualização desta matéria, algumas regiões já passam de mais de 60 horas sem luz. O problema atinge também o abastecimento de água em alguns lugares.  

De acordo com a prefeitura de São Paulo, durante o temporal, foram registradas mais de 1.400 quedas de árvores. Em comunicado oficial, a Enel informa que está trabalhando para a recuperação da rede atingida por queda de árvores de grande porte e galhos. 

Insatisfação reflete em reclamações no Reclame AQUI

Os números de reclamações de consumidores afetados com o temporal dispararam no início de novembro, por conta dos transtornos causados devido às chuvas. Além disso, a demora do restabelecimento do serviço.

Veja abaixo o que os relatos dos consumidores no Reclame AQUI:

Consumidor de São Paulo, conta que teve prejuízo “Na sexta feira dia 03/011/2023 depois de uma chuva forte ( ciclone) na Cidade ,caiu muitas árvores e acabou partindo a fiação e faltando luz em boa parte da cidade , a prefeitura diz que já retiraram as árvores para q a Enel possa trabalhar mais até agora a Enel não reestabeleceu a luz ,perdemos nossos alimentos que estava na geladeira , comércio. […]

Esse outro consumidor conta que ainda há fios rompidos na rua “Boa tarde! Desde sexta feira 03/11/2023, após o temporal na cidade são Paulo, houve um rompimento no cabeamento de energia da Enel, desde então estamos entrando em contato para o envio de uma equipe para manutenção deste cabo, as demais ruas da região já foram estabelecido a energia, apenas parte da minha rua que ainda não vieram resolver o problema[…]

Já esse outro consumidor relata problemas no contato com a empresa “Estamos sem energia desde o dia 3 de novembro! Entendo que foi uma tempestade, porém aqui não caiu nenhuma árvore, apenas caíram os disjuntores do poste. Mas até agora não apareceu nenhum caminhão da Enel, não estavam disponibilizando nem o número para ligação.

Apenas entre os dias 1/11 a 5/11 foram registradas 2.335 reclamações para a empresa. O pico de reclamações aconteceu no sábado (4/11), com 1067 registros no Reclame AQUI. 

reclamações no Reclame AQUI
Levantamento do volume de reclamações em 2023

Previsão de reestabelecimento total de energia é até terça-feira (07/11)

Com 1,4 milhão de clientes na capital, a Enel afirma ter normalizado a energia de 76% dos imóveis afetados. A empresa relata que os profissionais estão trabalhando 24 horas por dia para normalizar a situação, com o reforço das áreas de atendimento e profissionais de campo. 

Entretanto, devido à complexidade do cenário, a recuperação acontece de forma gradual, priorizando áreas com casos mais críticos, com serviços essenciais. No site da prefeitura de São Paulo, a Enel informa que a previsão de reestabelecimento total da energia elétrica, é até terça-feira (7/11). 

Em nota à imprensa, a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) relata que está acompanhando a situação em São Paulo, e solicita que as distribuidoras tomem providências para que todas as regiões afetadas tenham a energia elétrica reestabelecida o mais rápido possível. 

Leia também: 2023: ano de provações para o setor de turismo. Será que vai melhorar?

Reclame AQUI viraliza em meme nas redes sociais

A falta de energia e a demora no atendimento, deixou os consumidores insatisfeitos e irritados. E rendeu meme até para o Reclame AQUI nas redes sociais. 

meme nas redes sociais
fonte: @memestwitter

A edição de palavras em algumas reclamações acontece quando o texto contém termos de baixo calão, e/ou palavrões e palavras que possam imputar crime. No entanto, a edição acontece para o texto público; as empresas recebem as reclamações na íntegra. 

Dessa forma, na hora de reclamar, alguns erros devem ser evitados! Quer descobrir como escrever uma boa reclamação? Se liga nessas dicas:

  • Evite escrever palavrões, insultos e/ou palavras com imputação de crime. Essas palavras comprometem a qualidade do texto. Inclusive, pode dificultar a compreensão das informações. Fica a dica! 
  • Atenção!  Não inclua dados pessoais seus ou de terceiros nas reclamações. As reclamações são públicas e os seus dados podem cair em mãos erradas. 
  • Escreva um relato claro, transparente e preciso, trazendo informações detalhadas sobre o problema. Precisou compartilhar documentos, prints ou fotos? Utilize os anexos da reclamação. Assim você pode complementar o texto com todas as informações necessários. Os anexos são privados e ficam disponíveis apenas para o consumidor e a empresa. 

Fontes: G1/ CNN/ Prefeitura de São Paulo/ Enel/ Anaac

 

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