Na hora da compra, o que um consumidor mais busca além do preço, é a credibilidade de uma loja.
Nos deparamos com milhares de reclamações diariamente sobre usuários que compraram um produto e não tiveram o retorno positivo de uma empresa quando a sua compra gerou alguma insatisfação.
Além de ser uma ponte entre as duas partes (consumidor e empresa) que buscam uma solução, o Reclame AQUI criou certificações específicas para auxiliar o consumidor na decisão de compra e hoje vamos falar sobre os nossos dois selos e como eles podem te influenciar na escolha de uma loja segura e confiável.
Leia mais: Empresas RA1000: conheça as 28 que conquistaram a reputação máxima em julho

Selo RA1000 é sinônimo de excelência no atendimento!
A reputação é um dos pontos mais importantes do Reclame AQUI e a gente fala o porquê. São os próprios consumidores que avaliam as empresas e decidem a sua nota de reputação.
Quanto maior for a reputação, melhor foi a experiência do consumidor com a empresa na hora de resolver algum problema. E é aqui que o RA1000 entra em cena!
Todas as empresas classificadas com o Selo RA1000 receberam uma nota incrível de índice de resolução e satisfação do consumidor. Por isso, esse é o selo de certificação de uma empresa que tem um excelente alcance de sucesso em seu atendimento, demonstrando aos seus consumidores o compromisso que possuem com o pós-venda, elevando o grau de confiança em sua marca, produtos e serviços.
Como uma empresa ganha o Selo RA1000?
O Selo é conquistado 100% pela empresa, por isso somente as empresas que atendem os cinco critérios a seguir tem direito ao Selo RA1000:
- Possuir um número de avaliações igual ou superior a 50
- Possuir Índice de Resposta igual ou superior a 90%
- Possuir Índice de Solução igual ou superior a 90%
- Possuir Média das Avaliações (dadas pelo consumidor) igual ou superior a 7
- Possuir Índice de Novos Negócios (Voltaria a fazer negócios?) igual ou superior a 70%
Vale ressaltar que para uma empresa garantir o Selo RA1000, além de todos os requisitos referentes aos índices e avaliações, a equipe do Reclame AQUI realiza uma análise para confirmar que a empresa não tenha nenhuma inconformidade e assim, está apta a se tornar uma empresa com RA1000.
Mas saiba que o Selo RA1000 não é para sempre! Uma empresa pode perder o Selo caso os índices e as avaliações caiam na aba de seis meses e por isso, é necessário sempre manter o atendimento eficaz no topo para que o Selo permaneça com a empresa por mais tempo.

Leia mais: Página de reviews no Reclame AQUI: você costuma acessar?
O Selo RA Verificada indica existência de uma empresa e canais de atendimento válidos
Diferente do Selo RA1000, que pode ser conquistado pela empresa e sem qualquer ônus que envolva essa certificação, o Selo RA Verificada é um produto exclusivo do Reclame AQUI.
Com a contratação e assinatura deste serviço, a equipe do Reclame AQUI inspeciona uma empresa, comprovando a sua existência e acompanhando os canais de atendimento oferecidos pela marca, para confirmar sua validade e legitimidade. Além disso, o Reclame AQUI avalia a saúde financeira da empresa, verificando o seu compromisso e responsabilidade perante o consumidor.
Caso a empresa esteja dentro dos parâmetros estabelecidos pelo Reclame AQUI, ela estará habilitada para receber a certificação e poderá usar o Selo RA Verificada no seu site oficial e também na página inicial da empresa no Reclame AQUI.
É importante que o consumidor saiba que todo nosso acompanhamento de certificação é criterioso e apenas as empresas que estão dentro do esperado receberão o nosso selo.
Agora que você já sabe a diferença entre os nossos Selos, sempre que pesquisar uma empresa no Reclame AQUI, não deixe de verificar se uma empresa tem o Selo RA1000 ou o Selo RA Verificada, mas saiba que os dois Selos asseguram mais credibilidade à empresa quando o assunto é compromisso com o consumidor.