De repente, uma mensagem de alguém próximo pedindo uma transferência urgente. Quando você percebe, é tarde demais. O que parece ser uma mensagem comum, é, na verdade, o golpe do WhatsApp.
Mas afinal, como acontece esse golpe do WhatsApp? Vem entender no Blog Reclame AQUI:
Vai pagar com cartão por aproximação? Fique em alerta com novo golpe
Os tipos de golpes do WhatsApp
Existem dois tipos de golpes comuns no WhatsApp.
No primeiro, os golpistas cadastram o número da vítima em outro aparelho celular. Entretanto, para acessar a conta, é necessário incluir o código de verificação enviado por SMS.
A partir daí, eles entram em contato com a vítima, se passando por representantes do WhatsApp, sugerem que o aplicativo precisa de uma atualização e solicitam o código enviado.
Já em outros casos, eles roubam o nome e a foto da vítima. E utilizam outro número para falar com amigos e familiares, alegando que houve a troca de número. Então, eles se passam pelo usuário, pedindo dinheiro com transferências via PIX.
Consumo consciente: vantagens para o bolso e o meio ambiente

Dicas para manter sua conta do WhatsApp em segurança
Para manter o WhatsApp seguro, o ideal é ativar a confirmação de duas etapas. Com isso, sempre que for necessário mudar de dispositivo, o aplicativo solicita uma senha de seis dígitos além do código de verificação.
Também é importante manter a foto do perfil pública apenas para os seus contatos. Nas configurações de privacidade, você pode escolher quem vê suas informações públicas do aplicativo como, por exemplo, foto do perfil, status e recado.
Em hipótese alguma compartilhe códigos de segurança ou senhas. Eles são de uso pessoal e intransferível. Além disso, é importante ficar atento aos e-mails e não clicar em links que peçam a redefinição do PIN, caso você não tenha solicitado.
Recebeu mensagem de alguém te pedindo dinheiro? Desconfie, pode ser golpe! Só faça a transferência após entrar em contato por telefone e confirmar a identidade da pessoa que está do outro lado da linha.
1 comentário »
Ótima idéia em divulgar os golpes existentes pelo WhatsApp.