O negócio tem que ser bom para os 3: consumidor, empresa e Reclame AQUI. Este é o nosso 2º mandamento e significa que a maior plataforma de pesquisa e reputação da América Latina tem como objetivo valorizar as empresas que oferecem um bom atendimento ao seu consumidor.
Em outras palavras, ter sua empresa cadastrada no Reclame AQUI ou receber interações por meio do nosso site não deve ser visto como algo negativo. Essa é mais uma oportunidade de provar seu valor aos consumidores e futuros clientes.
Sendo assim, o Reclame AQUI faz um trabalho educacional com as empresas para mostrar que nossa plataforma é sim uma aliada na hora de resolver os problemas. Algumas corporações se mostram resistentes no começo, mas há casos, como a RP Trader, que parecem já “nascer” sabendo da importância de valorizar este canal.
Conheça a RP Trader
A RP Trader é uma startup brasileira de terceirização de etapas do processo de vendas de negócios B2B.
Ou seja, o objetivo desta empresa é atender e facilitar o processo de crescimento dos seus clientes, os quais são outras empresas. Para isso, a RP Trader trabalha com geração e qualificação de leads, além do fechamento de clientes e a fidelização dos mesmos.
Saiba como é um processo de vendas B2B
- Descoberta: momento em que o cliente tem conhecimento sobre a existência da sua empresa e percebe que você pode fornecer a solução ideal para a dor que ele sente. Essa descoberta pode ser feita por propagandas, e-mails, textos, artigos, entre outros;
- Seleção: etapa em que a sua empresa precisa relacionar a necessidade do cliente à solução que você oferece para se destacar dos concorrentes. Os vendedores devem conhecer muito bem o produto ofertado e ter técnicas de persuasão para comprovar o seu poder de autoridade e conduzir o cliente até o fechamento do contrato;
- Retenção: um dos momentos mais importantes de vendas B2B, cujo objetivo é trabalhar pela constante satisfação do cliente. Para isso, será necessário monitorar os resultados alcançados e dividir feedbacks que o ajude a crescer com o seu produto;
- Expansão: após garantir a satisfação do seu cliente, chega a hora de criar novas oportunidades com vendas Upsell, Cross-sell e Resell. Dessa maneira, a sua empresa consegue aumentar o faturamento, se consolida no mercado e passa a oferecer opções mais vantajosas aos clientes.

RP Trader no Reclame AQUI
Como dito anteriormente, a RP Trader já iniciou sua trajetória dentro do Reclame AQUI sabendo da importância da plataforma. Segundo o Rafael Mendes, CEO da empresa, afirmou que enxerga o site como “uma oportunidade orgânica para gerar leads”.
O CEO ainda disse que a página da empresa no Reclame AQUI é um caminho de acesso que o consumidor percorre naturalmente até chegar à empresa. Por isso, cuida atentamente da sua reputação online e também contratou as ferramentas de personalização do perfil para transmitir mais confiança aos futuros clientes.
Mesmo ainda não tendo recebido nenhuma reclamação por dentro da nossa plataforma, Rafael, Victor e Bruno usam essa realidade para manter seus colaboradores motivados a continuar prestando um bom atendimento nesse sentido.
As ferramentas de personalização mais utilizadas pela empresa são:
- Meus contatos: em que a RP Trader pode disponibilizar até dois sites institucionais, sendo um o principal da empresa e um outro diretamente para a página de atendimento;
- Vídeo: inclusão de um vídeo institucional, de lançamento ou de campanhas sazonais. Este conteúdo pode ser atualizado periodicamente;
- FAQ: espaço para gerar o autoatendimento dos consumidores, em que se permite a publicação das principais perguntas e respostas sobre os produtos ou serviços da marca;
Victor Batista, gerente operacional, e Bruno Baretta, analista de Customer Success, também disseram sobre como o Reclame AQUI os ajudou a mudar a cultura organizacional para garantir ainda mais atenção com o cliente e um bom gerenciamento interno da empresa.
A meta agora, conforme os três, é alcançar o Prêmio Reclame AQUI, na categoria que atenda vendas B2B. 🏆
Sobre o Reclame AQUI
O Reclame AQUI é uma plataforma que ajuda a tornar a relação entre empresas e consumidores brasileiros mais justa. Além disso, somos uma das principais fontes de pesquisa do cliente e de construção de marca para as empresas atuantes no país.
Sendo assim, desenvolvemos uma ferramenta chamada RA Brand Page, a qual gera identificação e engajamento dos consumidores. Com este recurso ativo, as empresas usam suas páginas estrategicamente para compartilhar suas informações, conteúdos, atualizações de produtos e muito mais, com o objetivo de transmitir mais confiança aos clientes.
RA Brand Page
Por fim, a sua empresa também pode personalizar sua página dentro do Reclame AQUI e ter acesso a dados exclusivos. Ficou interessado? Então converse agora mesmo com o nosso time de especialistas.
Basta clicar no botão abaixo. Entraremos em contato o mais rápido possível. 💚