blog reclame aqui

Grandes marcas com reputação “Não Recomendada” no Reclame AQUI: o que isso significa?

Você provavelmente já viu nos rankings de reputação gerados no site do Reclame AQUI muitas empresas com reputação “Não Recomendada”, certo?

Mais do que isso, já encontrou muitas marcas conhecidas e famosas com esta reputação. O que significa? Como uma empresa tão famosa entre os consumidores pode levar uma reputação de “Não Recomendada”?

O Reclame AQUI é uma plataforma gratuita para os usuários, e todas as empresas cadastradas também podem responder aos consumidores sem nenhum tipo de cobrança ou taxas de atendimento.

Geralmente, empresas classificadas como “Não Recomendada” optaram por não responder os clientes pelo site do Reclame AQUI.

E com essa escolha, os consumidores acabam ficando na mão de um retorno da empresa. 

No entanto, o canal ainda é muito válido para os usuários contarem a sua experiência com a marca e o que está ocasionando a sua insatisfação, ajudando outros consumidores a decidirem melhor se irão comprar um produto ou serviço da empresa com reputação negativa.

Muito além da reclamação: como o Reclame AQUI ajuda a resolver os problemas

Reputação prejudica valor da marca no Reclame AQUI

O Reclame AQUI existe para ser uma ponte entre consumidores e empresas. Com mais de 22 anos de atuação, a plataforma soma milhões de usuários cadastrados e atinge cerca de 20 milhões de acessos por mês.

Se a empresa, por mais conhecida que seja, opta por não responder às reclamações e insatisfações dos seus clientes, isso acaba se tornando um ponto negativo para ela.

Cada vez mais, as grandes empresas estão presentes nos canais onde estão seus consumidores. Se eles acionam pelas mais diversas redes sociais, lá estão elas. Se pelo SAC ou canais privados, as empresas estruturam atendimento. 

E o Reclame AQUI não é diferente, pelo contrário, é mais um canal onde o consumidor expressa suas opiniões e busca soluções diretamente com as empresas.

Hoje, 2/3 das pessoas que acessam o Reclame AQUI diariamente estão na jornada de compra e buscando informações sobre produtos e serviços, reputação, indicadores de atendimento e entendendo o movimento das marcas na hora de atender. 

Isso significa que o RA já faz parte da rotina dos brasileiros e é uma grande e potente vitrine para as marcas. Estar na plataforma e dar atenção aos consumidores que as buscam no Reclame AQUI soma muitos pontos. Sinal de que essas empresas querem estar conectadas e afinar ainda mais a relação com seus clientes e consumidores.

Vai reclamar no Reclame AQUI? Veja os erros que você deve evitar!

Empresas de “Não Recomendada” para “Ótimo”: pode acontecer!

Mas tudo pode mudar: temos cases de empresas que montaram uma super operação para oferecer um atendimento excelente e eficaz aos seus clientes e em pouco tempo mudou a sua reputação, devido ao seu comprometimento com os consumidores.

Empresas assim demonstram que a opinião do consumidor importa e valorizam oferecer um serviço de qualidade para cada cliente. O importante é sempre ficar de olho nos registros de outros consumidores, já que este usuário tem de fato, uma experiência de compra da empresa pesquisada por você.

E é fundamental que você, como consumidor, não se esqueça que há outras opções. Procure olhar a reputação de marcas com produtos similares ao que você busca. Quem sabe você não encontre uma loja com reputação positiva e com um atendimento cuidadoso, levando você a considerar novas jornadas e rumos?

Fica a dica! 

precisa reclamar?

Deixe uma resposta

%d