A confiança é o fio condutor das estratégias das empresas que querem ser lembradas e escolhidas pelos seus clientes. Não é por acaso que o Reclame AQUI continua ganhando cada vez mais destaque na jornada de pesquisa dos consumidores que buscam informações para realizar compras seguras.
Segundo o estudo CX Trends 2024, organizado pela Opinion Box e a Octadesk e divulgado na 1ª edição do CX Connect, mostra que enquanto 55% dos consumidores recorrem ao Google ou outros buscadores, 48% consultam o Reclame AQUI antes de realizar suas compras.
Esses números trazem destaque para a importância do Reclame AQUI na jornada de compra dos consumidores brasileiros e consolidam o canal como um ponto de partida vital para decisões de compra seguras. Independente de qual fase de uma compra um consumidor possa estar, o Reclame AQUI está inserido em alguns momentos dessa decisão.

Em 24 anos, o Reclame AQUI se tornou um lugar seguro com informações confiáveis sobre produtos, serviços e atendimento, além de experiência do cliente. Partindo da premissa de que consumidor confia em consumidor, o site é um ponto crucial na tomada de decisão de compra. Só em 2023, foram registrados mais de 1,4 bilhão de page views no site, o que enfatiza a relevância para os consumidores o RA como fonte de pesquisa e informação de confiança.
O estudo da CX Trends 2024 ainda aponta que 58% dos brasileiros já deixaram de comprar de uma empresa porque tiveram uma experiência ruim. Muitas vezes, lendo experiências de outros consumidores, analisando indicadores e o comportamento das marcas, uma compra pode seguir ou parar durante essa pesquisa no site.
Ainda que redes sociais, influenciadores e indicação de amigos e familiares, por exemplo, estejam ranqueados como fontes de informações antes de uma compra, o Reclame AQUI figura na ponta como um ambiente de confiança e um dos preferidos para se informar antes de se relacionarem com uma marca.

A relevância da confiança no dia a dia do consumidor
A força e a relevância do Reclame AQUI também ganharam destaque em outro estudo do setor varejista. Em janeiro deste ano, a WPP-BAV reconheceu o Reclame AQUI como uma das 20 marcas mais influentes da América Latina em 2024.
Esse reconhecimento apenas é possível porque o Reclame AQUI tem relevância para impactar positivamente o dia a dia das pessoas, mostrando que, no final, o que verdadeiramente importa é uma entrega de valor que coloca o consumidor no centro, em todas as perspectivas de negócio, funcionando também como uma relevante prova social da relação entre consumidores e empresas.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela) LinkedIn
- Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+
- Clique para enviar um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela) E-mail