Blog Reclame AQUI

cropped-logo_blogra-1.png
Entenda sobre o RA

Reclame AQUI bate recorde de reclamações no mês de dezembro de 2021

Em um único dia no mês de dezembro o Reclame AQUI registrou mais de 50,5 mil reclamações, acima da média diária

Mais do que uma série de problemas a serem solucionados pelas empresas, reclamações mostram o Reclame AQUI fortemente presente na vida dos consumidores brasileiros

O Reclame AQUI entra nas últimas semanas de 2021 com um recorde de reclamações em dezembro: 50.532 reclamações em um único dia, quando a média diária é de 45 mil. O volume, mais do que apresentar uma série de problemas a serem solucionados pelas empresas, mostra o quanto o Reclame AQUI está fortemente presente na vida dos brasileiros. E por um motivo de alto valor: confiança.

O negócio tem que ser bom para os 3: Consumidor, Empresa e Reclame AQUI

Não é de hoje que o maior site de pesquisa de reputação e de marcas da América Latina faz a diferença na jornada de compra dos consumidores e nas estratégias das empresas. Atuando para conectar as duas frentes, o Reclame AQUI une bons consumidores a boas empresas.

Do lado dos consumidores, seja na busca de um produto, na pesquisa pela reputação ou saber como é o atendimento de uma marca, como ela soluciona um problema e até quais tipos ela costuma enfrentar, lá está o Reclame AQUI mostrando, de forma transparente, o que o consumidor precisa saber. 

Da mesma forma é para as empresas, fazendo-as enxergar o consumidor como centro da estratégia de negócio e o atendimento como cultura. As empresas que já entenderam o valor do Reclame AQUI se fortalecem a cada reclamação por compreender que cada queixa representa uma nova oportunidade de negócio, de fidelizar e até reconquistar um consumidor, evoluindo em relacionamento e construindo sua reputação. 

Pensar em uma forma eficiente de atender mostra uma consideração da empresa por pessoas, habilidade para evitar conflitos e o talento para criar um ambiente de consumo mais saudável. E é o que o Reclame AQUI proporciona na plataforma. 

Por isso, toda empresa que se preocupa com seu consumidor na verdade não está ajudando só ele. E essa mudança é o propósito do Reclame AQUI. Por isso, sempre que uma empresa faz um bom atendimento ganham os consumidores (se sentem mais seguros e confiantes), ganham as empresas (atender bem melhora o dia de quem está dentro e fora da empresa) e ganha a sociedade (marcas que valorizam o bom atendimento criam um ambiente melhor para todo mundo).

reclame-aqui-em-numeros
Conheça o Reclame AQUI através de seus números: índice de solução de reclamações, em média, é de 78%

Reclamações são uma oportunidade de negócio

Atualmente, o Reclame AQUI tem mais de 30 milhões de consumidores cadastrados e 500 mil empresas registradas na plataforma onde acontecem 1,5 bilhão de pageviews/ano. O site é um grande balizador de opiniões, que se formam todos os dias em cada interação entre consumidores e empresas e são públicas e acessíveis a todos que pesquisam no site.

A exigência por mais respeito aos seus direitos e a necessidade de relacionamentos mais claros e éticos fortaleceu muito a relação dos consumidores com o Reclame AQUI, gerando, claramente, mais reclamações. Passaram a reclamar mais, a denunciar mais e a expor problemas nos processos de venda e atendimento. E criticar e divulgar quando não satisfeitos com a solução apresentada. Em contrapartida, as empresas têm solucionado mais e buscado estar mais conectadas com seus clientes através do Reclame AQUI, tanto que o índice de solução geral no site é de 78%.

A possibilidade de o consumidor avaliar as tratativas das reclamações, as soluções – ou não -, dar notas às empresas e poder dizer o que pensa fez com que ao longo de 21 anos o Reclame AQUI construísse uma relação segura com os consumidores e se tornasse uma referência no dia a dia deles. E dar o poder de escolher quais empresas têm o melhor atendimento no Brasil é a forma de retribuir a confiança.

Para reconhecer o trabalho e o investimento das empresas em atender melhor e dar boas experiências aos clientes, foi criado o Prêmio Reclame AQUI. Há 11 anos a premiação é disputada, celebrada e exibida pelas organizações indicadas e vencedoras por ser um carimbo de atendimento referência atribuído por uma plataforma de respaldo e por ser baseado no puro voto popular. Esse equilíbrio nas relações gera um círculo virtuoso onde todos ganham para o aperfeiçoamento da relação consumerista.

Veja: A motivação da Moderação de Conteúdo

Um mantra chamado pesquisa

Pesquisar antes de comprar tem se consolidado como um mantra. Evitar o barato que pode sair caro, não cair em golpe e ficar esperando um longo período por uma mercadoria são o tipo de coisa que não estão nos planos dos  consumidores brasileiros. Sendo assim, lá estão eles novamente navegando no Reclame AQUI. E estar ao lado do consumidor não significa não acompanhar e incentivar a evolução das empresas.

Quem pensa que o Reclame AQUI é indispensável apenas para os consumidores está enganado. Existe um trabalho paralelo com as empresas com treinamentos para mostrar o quanto atender bem pode ser bom para o negócio e o quanto de valor isso gera para a marca. Sem falar nos frutos, que são uma relação de confiança forte, geração de fidelidade, defensores e propagadores de marca… pontos estratégicos na construção da reputação. E aí está o ponto. O 5º mandamento do Reclame AQUI diz: “Toda empresa tem problema, boa é a que consegue resolver”, por isso que reputação conta tanto.

Enquanto houver relação de consumo, vai haver reclamação. E enquanto houver reclamação, haverá mais oportunidades de transformar problemas em soluções. 

2 comentários »

  1. fiz uma compra em 09/11/2021, conforme pedido 11784, e ate o momento não recebi o que foi comprado e pago.

Deixe uma resposta