Blog Reclame AQUI

blog reclame aqui

Proteção veicular x seguro tradicional: entenda as diferenças

Os nomes até podem parecer sinônimos. A proteção veicular e o seguro tradicional são modalidades distintas com algumas semelhanças entre os serviços oferecidos. Fique atento na hora de assinar o contrato. A contratação errada pode trazer prejuízos e te deixar na mão quando você mais precisar.

Quer entender quais são as diferenças entre a proteção veicular e o seguro tradicional? Veja as dicas que o Blog RA separou para te ajudar a escolher a cobertura ideal. Acompanhe:

protecao-veicular-seguro-tradicional-entenda-as-diferencas
Dicas para escolher a melhor forma de proteger seu carro

O que é proteção veicular?

A proteção veicular é um serviço compartilhado, administrado por associações ou cooperativas sem fins lucrativos. Ou seja, na proteção veicular, você se torna associado desse grupo e não um cliente tradicional. 

Para participar dessa associação, é preciso que no mínimo 10 pessoas formem um grupo. Cada integrante paga uma mensalidade para criar um fundo financeiro. Dessa forma, os custos de um sinistro são divididos entre os membros, conforme as condições acordadas.

Entre os principais benefícios da proteção veicular, está o valor baixo com uma maior flexibilidade no pagamento. 

Score de crédito: por que essa pontuação é tão importante?

Diferença entre as associações e seguradoras

As seguradoras são empresas privadas. Por esse motivo, elas assumem os riscos financeiros em caso de sinistros.

Geralmente, os sinistros estão relacionados com roubo, furto, acidentes de trânsito ou outros imprevistos. Além disso, o seguro também pode incluir coberturas extras como carros 24 horas, reserva de carros ou danos a terceiros. Normalmente, as seguradoras também são credenciadas a uma rede de serviços. Todos os serviços ofertados dependem da cobertura contratada. 

Apesar de ser um investimento maior, o seguro cobre os valores integrais dos prejuízos causados. 

A proteção veicular é regulamentada?

Diferente das seguradoras tradicionais, a proteção veicular não possui serviço regulamentado pela Superintendência de Seguros Privados (Susep). Por esse motivo, possui mais flexibilidade e menos rigidez na contratação do serviço.

Entretanto, a proteção veicular precisa atender as normas do Código Civil Brasileiro e Organização de Cooperativas Brasileiras (OCB).

Qual a melhor escolha?

Cada modalidade possui sua vantagem que deve ser considerada de acordo com às necessidades do cliente. 

Por exemplo, no caso das seguradoras tradicionais, há uma ampla cobertura de serviços. Contudo, o valor do investimento por esse serviço costuma ser maior. Já no caso da proteção veicular, o tipo de cobertura pode ser personalizado com valores mais flexíveis.

Vale lembrar que na hora da escolha é preciso ficar atento a cada detalhe do serviço contratado. Por isso, se informe com antecedência sobre os tipos de coberturas, prazos de pagamento e os serviços não cobertos.

E claro, nessa hora a reputação também não pode passar despercebida. Pesquise opções de empresas no Reclame AQUI, e veja qual o melhor atendimento, sempre considerando a reputação.

Fontes: Minuto Seguros / Banco BV

precisa reclamar?

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: