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Se prepare para as principais datas comerciais de 2022

Planeje ações assertivas para as principais datas comerciais de 2022 e fique a frente na hora de organizar as demandas da sua marca.

O calendário comercial é uma espécie de cronograma com as principais datas comemorativas do ano. Para alavancar as vendas e o faturamento do e-commerce, é fundamental planejar as ações para esses períodos.

Nesse contexto, entram as estratégias de marketing, preparação de estoque, estruturação da equipe de atendimento, planejamento de promoções e por aí vai. E olha: para aproveitar a data, ela não precisa ter relação direta com o seu nicho, viu? Basta usar a criatividade que é possível atrair consumidores e vender mais.

Mas a pergunta que não quer calar é: quais são as principais datas comemorativas de 2022? Acompanhe nosso artigo que preparamos uma lista bem legal e algumas dicas para preparar o e-commerce. Olha só!

Por que elaborar um calendário comercial para o e-commerce?

Porque as datas comemorativas são responsáveis por uma fatia considerável do faturamento do comércio eletrônico. Simples assim!

Para você ter uma ideia da importância do calendário comercial para o e-commerce, basta olhar para os números. De acordo com a pesquisa Webshoppers, realizada pela Ebit/Nielsen, em 2020, as datas sazonais renderam R$30,1 bilhões ao comércio eletrônico brasileiro. O número representa 34% do faturamento total do e-commerce.

O levantamento ainda revela que o Natal — que já foi a data mais importante para o comércio — perdeu o protagonismo. Agora, o comércio eletrônico tem diversas oportunidades para lucrar ao longo do ano.

Em 2020, por exemplo, o destaque foi para o Dia dos Namorados com faturamento de R$4,1 bilhões. Quem conquistou o segundo lugar foi a Black Friday com R$4 bilhões em vendas. O Natal dividiu o terceiro lugar com o Dia das Mães com uma receita estimada em R$3,7 milhões.

Cifras impressionantes, não é mesmo? Sendo assim, contemplar as datas comemorativas no planejamento é fundamental para aproveitar a oportunidade e faturar mais.

Quais são as datas comerciais mais importantes para o comércio?

As datas comemorativas funcionam como espécies de gatilhos de vendas. Afinal de contas, muitas vezes, o consumidor aguarda a data para comprar — seja um item para se auto presentear ou agradar uma pessoa querida. A seguir, vamos mostrar quais são as datas mais importantes para o e-commerce. Olha só!

Calendário comercial 2022 - Principais datas comemorativas.
Calendário comercial 2022 – Principais datas comemorativas.

Dia do Consumidor: 15 de março

O dia do consumidor existe desde 1985, mas foi só em 2014 que o comércio viu a oportunidade de vender na data. Hoje, o e-commerce não comemora apenas o dia 15 de março. Na verdade, são mais de 7 dias de ofertas no mês ou semana do consumidor.

A data comemorativa é uma das mais importantes para o e-commerce por ser um dia coringa, sabe? Isto é, empresas de todos os setores podem planejar ofertas para o período e alavancar as vendas.

Páscoa: 17 de abril

O chocolate é a estrela da Páscoa. Logo, empresas que trabalham no setor têm mais oportunidades para faturar. Nesse período, ficam em alta os bolos temáticos, bombons, cestas especiais e ovos de diversos tipos, como o tradicional, de colher e trufado.

Apesar da preferência pelos doces, comércios de outros nichos também podem comemorar o período. Por exemplo: você consegue ver alguma relação entre chocolate e cosméticos? À primeira vista, não tem nada a ver, não é mesmo?

Mas a verdade é que existem maquiagens, hidratantes corporais e até produtos para cabelo com fragrâncias de chocolate. Então, vale investir em promoções desses produtos para vender na Páscoa.

Dia das Mães: 8 de maio

Em 2021, a crise causada pela pandemia impactou as compras para os Dia das Mães. Para não deixar a data passar em branco, a opção foi economizar com roupas, calçados e produtos de perfumaria.

Apesar disso, o período é muito importante para o comércio e movimenta outros mercados como floricultura, turismo, joalheira, eletroeletrônicos, eletroportáteis, entre outros.

A época também é marcada por vendas de produtos para artesanato, já que as crianças adoram fazer presentes especiais para as mães.

Dia dos Namorados: 12 de junho

Esse é o dia para presentear a pessoa amada. O legal é que o período movimenta diversos nichos de mercado, sabe?

Diferentemente do Dia das Mães, que é voltado para o público feminino, o Dia dos Namorados garante vendas para todos os gêneros. Então, faturam empresas que trabalham com produtos esportivos, automotivos, eletrônicos, beleza, flores, joias, relógios, chocolates etc.

Presentes do tipo DIY — faça você mesmo — também são bem valorizados nessa época. Entram aqui álbuns de fotos personalizados, cartões, itens de decoração para um jantar especial e até brinquedinhos picantes.

Dia dos Pais: 14 de agosto

Aqui já predominam as vendas de artigos masculinos como roupas, calçados, acessórios, perfumes, ferramentas, canetas, eletrônicos, cervejas especiais, itens de churrascaria e por aí vai.

Entenda como personalizar a página da empresa no Reclame AQUI para o Dia dos Pais

Dia do Cliente: 15 de setembro

Temos o dia do consumidor em março, e o dia do cliente em setembro. Apesar de parecer tudo a mesma coisa, os conceitos são bem diferentes.

Veja bem: o consumidor é aquela pessoa que compra um produto ou serviço. No entanto, o foco dele é no preço, no produto final ou no prazo de entrega, independentemente da empresa escolhida.

Por outro lado, o cliente tem uma relação mais próxima e de confiança com o e-commerce, entende? Então, podemos relacionar o termo com fidelização e lealdade à marca.

O fato é que a data do segundo semestre não é tão conhecida quanto o dia do consumidor. Mesmo assim, vale a pena investir em ações comemorativas no período, em especial para os clientes mais fiéis.

Dia das Crianças: 12 de outubro

Essa é a vez dos mercados de brinquedos e entretenimento infantil faturarem. No entanto, além das coisas caras e da moda, a meninada também gosta de receber presentes com valor sentimental.

Se você olhar para sua infância, por exemplo, é bem provável que lembre mais de momentos divertidos em família que um brinquedo específico, concorda? Sendo assim, é comum que pais, padrinhos e avós invistam em experiências no Dia das Crianças, como o dia em um clube, passear no zoológico, ir ao cinema, um piquenique no parque, entre outros.

Black Friday: 25 de novembro

Essa é uma das datas mais esperadas pelo comércio. Afinal de contas, como a comemoração é conhecida pela chuva de ofertas — em teoria, pelo menos — os consumidores até guardam um dinheirinho para gastar na Black Friday.

No entanto, nada de falsas promoções e frete abusivo, combinado? Os clientes estão de olho nas ações da marca para não cair na “Black Fraude” e comprar “tudo pela metade do dobro”.

Cyber Monday: 28 de novembro

A Cyber Monday é uma espécie de ressaca da Black Friday que acontece na segunda-feira que sucede a sexta-feira de ofertas. No entanto, como o próprio nome sugere, a data é mais voltada para promoções de itens de tecnologia como smartphones, smart TVs, notebooks etc.

Natal: 25 de dezembro

Por muitos anos o Natal foi a data sazonal mais importante para o comércio. E não poderia ser diferente: assim como o Dia do Consumidor, essa é uma das datas comemorativas mais coringas para o e-commerce porque diversos nichos de mercado conseguem lucrar.

Aliás, a época é legal para comprar roupas novas para as comemorações de fim de ano, trocar prendas com os colegas de trabalho no amigo-oculto, além de presentear amigos e familiares.

Demais datas comemorativas

Existem outras datas que não são tão grandes para o comércio, mas que podem representar boas oportunidades de negócios. É só usar a criatividade e criar ações temáticas para atrair mais consumidores.

No dia do esportista (19 de fevereiro), por exemplo, as lojas de artigos esportivos faturam, mas outros nichos também podem aproveitar. Quem tem loja de cosméticos pode atrair os atletas com ofertas especiais de protetor solar resistente à água e ao suor, protetores capilares, creme anti-assaduras etc. Veja mais algumas datas interessantes:

  • dia do fotógrafo: 8 de janeiro;
  • dia da esteticista e da manicure: 18 de janeiro;
  • dia do cabeleireiro: 19 de janeiro;
  • dia dos aposentados: 24 de janeiro;
  • dia mundial do gato: 17 de fevereiro;
  • dia do sogro: 10 de março;
  • dia internacional da felicidade: 20 de março;
  • dia da saúde e nutrição: 31 de março;
  • dia da mentira: 1 de abril;
  • dia do beijo: 13 de abril;
  • dia do amigo: 18 de abril;
  • dia mundial do livro: 23 de abril
  • dia mundial do riso: 1 de maio;
  • dia do afilhado: 21 de maio;
  • dia do abraço: 22 de maio;
  • dia do orgulho Geek: 25 de maio;
  • dia mundial da bicicleta: 3 de junho;
  • dia do turista: 13 de junho;
  • dia mundial do skate: 21 de junho;
  • dia de São João: 24 de junho;
  • dia internacional do orgulho LGBTQIA+;
  • dia mundial do chocolate: 7 de julho;
  • dia da pizza: 10 de julho;
  • dia mundial do rock: 13 de julho;
  • dia dos avós: 26 de julho;
  • dia do orgasmo: 31 de julho;
  • dia do estudante: 11 de agosto;
  • dia dos solteiros: 15 de agosto;
  • dia do estagiário: 18 de agosto;
  • dia do profissional de educação física: 1 de setembro;
  • dia do sexo: 6 de setembro;
  • dia nacional da cachaça: 13 de setembro;
  • dia dos tios: 21 de setembro;
  • dia do sorvete: 23 de setembro;
  • dia dos primos: 26 de setembro;
  • dia de São Cosme e Damião: 27 de setembro;
  • dia do cachorro: 4 de outubro;
  • dia do professor: 15 de outubro;
  • dia das bruxas: 31 de outubro;
  • dia dos supermercados: 12 de novembro;
  • dia da consciência negra: 20 de novembro;
  • dia da madrinha: 25 de novembro;
  • dia da família: 8 de dezembro;
  • dia nacional do forró: 13 de dezembro;
  • dia do vizinho: 23 de dezembro.

Apesar de toda essa variedade, é importante ter bom senso para não exagerar e fazer promoções forçadas, combinado? O ideal é encontrar assuntos em comum com o consumidor para fazer uma relação natural.

Como preparar o seu e-commerce para vender mais nesses períodos?

Não adianta pensar em promoções apenas alguns dias antes da data comemorativa. O calendário comercial precisa ser bem-planejado para garantir estoque suficiente para o aumento da demanda e preparar a equipe de atendimento.

Se você ainda não fez isso, não se desespere. A seguir, vamos dar algumas dicas para planejar as datas comemorativas ao longo do ano. Olha só!

Conheça o seu cliente

O calendário comercial deve ser definido com base no seu nicho de mercado e com o seu perfil de público. Se o seu e-commerce trabalha com brinquedos adultos, por exemplo, não faz sentido investir em ações no dia das crianças, concorda?

Sendo assim, inicie o planejamento com um estudo aprofundado sobre o seu público para identificar comportamento, desejos de consumo, necessidades e tendências.

Planeje promoções

Se tem uma coisa que atrai os clientes é o preço baixo. De acordo com uma pesquisa feita pelo Reclame AQUI, 55,1% dos consumidores já trocaram uma loja por outra por causa dos valores mais em conta.

Então, é interessante pensar em promoções temáticas. No carnaval, por exemplo, é válido fazer ofertas de bebidas, fantasias, maquiagens artísticas, viagens, entre outros.

Antecipe as negociações com fornecedores

Se você deixar tudo para última hora, vai comprar mercadorias mais caras ou pior: ficar sem estoque para suprir o aumento da demanda. Logo, planeje tudo com antecedência para conseguir bons descontos. Dessa forma, você pode repassar as vantagens para seus clientes e conquistar a preferência do público.

Invista em estratégias de marketing

As ações de marketing são responsáveis por atrair o consumidor para o e-commerce, converter vendas e fidelizar. Vale apostar em:

Lembre-se de cuidar da reputação da marca

A reputação da marca está entre os fatores de decisão de compra. E quem diz isso não somos nós: são os próprios consumidores.

Em uma pesquisa feita pelo Reclame AQUI, 94% dos clientes afirmaram não fazer negócios com e-commerces de má fama no mercado. É por isso que é fundamental cuidar da imagem da empresa e garantir que os consumidores tenham uma boa percepção dela.

Nesse contexto, uma boa dica é estruturar o atendimento ao cliente, inclusive no Reclame AQUI. Muito mais que uma estratégia de gestão de reclamações e soluções de conflitos, a plataforma é um espaço de relacionamento, sabe?

É possível até fidelizar após uma moderação cordial e ágil. Além do mais, os feedbacks dos clientes oferecem insights valiosos para o negócio. Com base nas reclamações, sua empresa consegue identificar erros operacionais para corrigi-los.

Por exemplo: ao receber reclamações frequentes sobre o descumprimento dos prazos de entrega, você pode trocar de transportadora para melhorar a experiência do cliente.

Por fim, o calendário comercial traz diversas datas comemorativas importantes para o e-commerce. Então, é legal se programar para atrair consumidores e explorar cada ponto de contato com o consumidor.

Como usar sua página no Reclame AQUI para potencializar campanhas sazonais?

A plataforma do Reclame AQUI se tornou referência para o consumidor quando o assunto é pesquisa de compra, consulta de reputação e confiança na hora de fechar negócio. Por isso, atualmente o site recebe cerca de 30 milhões de acessos por mês de consumidores pesquisando sobre as marcas.

Sabendo disso, faz sentido destacar a página da empresa, ampliar a comunicação com o consumidor que passa por ela e ainda exibir os produtos da marca através de uma vitrine. Veja um exemplo:

Imagem ilustrativa - Pagina da empresa no Reclame AQUI personalizada.
Imagem ilustrativa – Pagina da empresa no Reclame AQUI personalizada.

A Vitrine de Produtos da Brand Page, fica exposta na página de sua empresa no Reclame AQUI e com ela você pode exibir o que há de mais atrativo na sua marca, facilitando o momento de compra do consumidor e fortalecendo uma relação transparente e de confiança com ele.

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