Pular para o conteúdo
Dados

Pesquisa Reclame AQUI: consumidor está otimista em relação às suas finanças em 2021

Apesar de 57,5% não terem conseguido economizar em 2020, pesquisa mostra que expectativa neste ano é melhor que o anterior. Veja mais!

Neste início de ano, o Instituto Reclame AQUI aplicou uma pesquisa com usuários do site do Reclame AQUI para entender um pouco mais o comportamento dos consumidores em 2020 e suas expectativas para 2021.

É possível perceber facilmente como a pandemia “pegou” muita gente no ano passado, interferindo em suas finanças. Afinal, mesmo ficando mais em casa, 57,5% dos consumidores disseram que não conseguiram economizar em 2020. 

Isso porque a maior permanência em casa fez aumentar as contas básicas do dia a dia como água, luz, internet, gás, etc., sendo que 38,9% das pessoas disseram que estes foram os itens que mais pesaram no orçamento. A forte inflação nos alimentos também interferiu nos gastos, e 37,7% dos respondentes identificaram este fator como aquele que mais prejudicou as contas em 2020.

O levantamento foi feito entre os dias 04 e 08 de janeiro, sendo que 38,9 mil pessoas responderam às questões disponíveis no site do Reclame AQUI.

Veja também: 8 dicas para construir uma marca focada no Atendimento ao Cliente

Home office

A necessidade de trabalhar em casa foi outro motivador de novos hábitos para o consumidor. A maioria, 42,4%, disse que está trabalhando apenas em casa desde o início da pandemia, enquanto 19,5% está em regime misto, trabalhando parte dos dias na empresa.

Ou seja, boa parte das pessoas passou a depender de uma casa minimamente equipada para realizar suas atividades.

Por isso, 41,2% dos participantes da pesquisa disseram que precisaram fazer adaptações em suas residências.

Em uma questão de múltipla escolha, 29,2% dessas pessoas improvisaram um lugar para trabalhar dentro de casa; 26,5% tiveram que contratar um plano melhor de internet; e 14% compraram mais eletroeletrônicos.

Pensando no futuro

Mesmo em um contexto com mais gastos imprevistos e muitas incertezas, o início do ano parece deixar as pessoas mais otimistas: 53% dos respondentes acreditam que 2021 será melhor que 2020 para suas economias. 

Essa percepção pode estar atrelada também a um momento em que o consumidor está com um pouco mais de dinheiro no bolso. Afinal, 61,8% afirmaram que recebem 13º salário, que deve ter sobrado ainda do final do ano anterior.

A expectativa, portanto, é já começar 2021 melhor, pois 39,8% responderam que vão usar este dinheiro para pagar dívidas e contas, e 17,9% pretende guardar.

Seja como for, a possibilidade de uma vacina para a Covid-19 e a esperança do arrefecimento da pandemia certamente influenciam a perspectiva do consumidor para o ano que está começando.

Fique por dentro: Como o chat pode melhorar o relacionamento com seu consumidor?

Agora que você já conseguiu visualizar as expectativas do consumidor em 2021, já pensou em impactar esses clientes positivamente usando o Reclame AQUI?

A plataforma desenvolve soluções para as empresas que se encaixam em todos momentos do consumidor na jornada de compra ou solução de problemas.

Preencha o formulário abaixo para falar com um de nossos especialistas e saber mais. 🙂

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: