Antes de tudo, você já ouviu falar em Prova Social? Este é um gatilho mental que funciona como evidência, para provar à seus clientes que outras pessoas compraram e aprovaram seu produto ou serviço. Muito utilizada no Marketing Digital, esta técnica atinge, literalmente, todos os consumidores que pesquisam online antes de comprar.

Ainda assim, apesar de serem diferentes, com idade, gênero, necessidades e desejos diferentes, e claro, formando distintas personas, todos os consumidores possuem algo em comum: eles precisam de prova social para tomar a decisão de compra.

Por exemplo:

  • Antes de comprar um móvel ou eletrodoméstico, você já pediu recomendações a seus amigos ou procurou por avaliações na internet?
  • Já leu os comentários de outras pessoas sobre um aplicativo antes de decidir se valia a pena ou não baixar ele no seu celular ou computador?

Então, pessoas em geral, como eu e você, utilizam estes comentários, avaliações e opiniões como prova social, para antecipar a experiência que terão, além de confirmar suposições e assim, tomar a decisão de comprar ou abandonar a loja.

Veja mais: Você sabe o que é CXaaS e qual sua importância para a experiência do cliente?

Como utilizar da Prova Social?

A princípio, existem muitos conceitos de Prova Social que você pode utilizar, como por exemplo:

Escala: O número é o que importa, o conceito de escala se baseia exclusivamente na quantidade de pessoas que compraram seu produto, ou que seguiram sua rede social.

Similaridade: “Se alguém gostou disso eu também vou gostar”, este conceito gera a sensação de pertencimento, e consequentemente, mais confiança em quem está pesquisando para comprar.

Ambiguidade: Trata-se de usar a experiência geral para vislumbrar o resultado que a pessoa terá, afinal, “a voz do povo é a voz de Deus”

Atração: Neste, a opinião de pessoas próximas é o que importa, se amigos e parentes opinam positivamente sobre um produto ou serviço, a probabilidade do individuo levar isto em consideração na hora de comprar pode ser gigantesca.

Autoridade: Quando figuras de destaque, especialistas ou influenciadores recomendam a sua marca, o consumidor entende que a chance de ter sucesso na experiência de compra é muito grande.

Nesse sentido, o intuito é que o time responsável consiga usar pelo menos 1 destes conceitos nas ações e campanhas da empresa, e é possível divulgá-los de inúmeras formas:

  • Depoimentos de clientes
  • Apoio de pessoas influentes
  • Menções na mídia
  • Mostrar o número de usuários
  • Classificações de produtos e críticas
  • Estudos de caso
  • Marketing FOMO (Fear of Missing Out = Medo de ficar por fora)
  • Utilizar selos de confiança
  • Certificações e prêmios
  • Exibir os logos de parceiros e selllers
  • Popularidade na mídia social
  • Recomendações de amigos e parentes

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Por que se preocupar com a Prova Social?

Primordialmente, dentre todas as técnicas de Marketing e Vendas, a prova social provavelmente é a mais barata. Afinal, para engajar novos consumidores a se relacionarem com você, basta divulgar experiências positivas que outros clientes tiveram com o seu produto ou marca.

Ou seja, independente de qual técnica você decidir utilizar, pode ficar tranquilo, pois já é comprovado que funciona. Uma pesquisa realizada pela consultoria Nielsen, uniu dados que corroboram com esta visão:

  • 92% das pessoas confiam na recomendação de conhecidos
  • 70% das pessoas confiam até na recomendação de quem não conhecem

Contudo, apesar da prova social consistir, basicamente, em mostrar a qualidade dos seus produtos através da satisfação comprovada de outros clientes, incentivando novos consumidores a comprarem, este não é o único beneficio em utilizar este gatilho mental. Veja outros:

  • Garantir melhor posicionamento
  • Economizar no Marketing
  • Garantir confiança no público
  • Tornar seu negócio pessoal
  • Valorizar a opinião dos consumidores
  • Aumentar as vendas e a recompra
  • Mais autoridade, transparência, aceitação e referência

Enfim, agora que você já conhece mais sobre a Prova Social, como utilizá-la e porque ela vale a pena, introduza este conceito aí na sua empresa e depois nos diga como foi! 😉

Deixe que seus clientes vendam por você!

Finalmente, utilizar da prova social pode ser uma tarefa absurdamente simples, que a sua empresa também pode aproveitar!

Como?

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Isso mesmo, conheça a RA Trustvox, a única ferramenta que coleta e exibe reviews verdadeiros no seu site de vendas, no Google e no Reclame AQUI. Perfeita para introduzir a Prova Social nas estratégias de Vendas e Marketing da sua marca, e diminuir o impacto da falta de contato com o seu produto, e facilitar a decisão de compra do consumidor que está comprando online.

Além de todo os benefícios que este gatilho mental pode trazer, a RA Trustvox também oferece benefícios exclusivos como:

  • Melhorar a indexação nas buscas do Google
  • Inteligência artificial que identifica reviews ofensivos
  • Reviews com upload de imagens (empresa define o que fica público)

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Leia também: Como garantir que seu consumidor não esqueça dados importantes no relato da reclamação?

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