Blog Reclame AQUI

blog reclame aqui

13º salário na conta e Natal chegando: cuidado com os golpes online no final do ano

Golpes online estão por aí só esperando sua próxima vítima. Por isso, vem ver as dicas de como não cair em furadas na internet

Agora que chegamos em dezembro, nesse mês cheio de comemoração e lembrancinhas, nada melhor do que falar sobre compras seguras. Afinal, você não trabalhou o ano inteiro pra ganhar seu dinheiro e depois perder tudo em um golpe online!

E não imagine que você “ nunca cairia em um golpe online”, porque na maioria das vezes eles vêm muito bem disfarçados, prontos para enganar qualquer pessoa, até um expert do mundo cibernético.

Por isso: informação segura SEMPRE é demais, e no bom sentido, claro!

Fique atento aos links recebidos e não clique em nada antes de verificar se é seguro e confiável

Links recebidos no celular

Seja por SMS ou WhatsApp, criminosos entram em contato com suas possíveis vítimas, seja divulgando uma premiação que a mesma ganhou, sorteio de um produto ou viagem ou até aquele papo de um trabalho com remuneração de R$5 mil por dia.

Você acha mesmo?! 

Não clique nos links enviados, são altas as chances de ser um golpe de phishing, e do seu “zap” ou celular serem hackeados, roubando os seus dados e colocando os seus contatos em risco! Se você não sabe muito bem como é a prática de phishing, explicamos tudo neste conteúdo aqui. 

Além disso, fique atento também a pedidos de dinheiro duvidosos de parentes e conhecidos: eles podem ter tido seu número clonado e o criminoso acaba usando essa rede mais próxima de confiança para passar seus golpes. 

Confirme por outro número ou canal de contato se é realmente a pessoa que está solicitando os valores antes de transferir qualquer quantia e também evite clicar em links suspeitos.

Links recebidos nas redes sociais

É uma teia de cilada que não tem fim! Geralmente, os criminosos utilizam perfis falsos que imitam grandes lojas e marcas.

Eles já vêm com um script pronto: sorteio ou premiação que você ganhou sobre o produto ou serviço “comercializado” por aquele perfil. O que acontece? Eles enviam um link para você garantir sua premiação e o usuário ao clicar, tem sua conta invadida. 

Dessa forma, podem usar a sua conta para aplicar os golpes nos seus amigos e seguidores que são diversos: pix multiplicado, venda de eletrodomésticos a preços de banana, pedir dinheiro emprestado e por aí vai.

Como escapar desses golpes? Não clique em nenhum link enviado! Confira antes! É a mesma regra do whatsapp: se algum amigo seu enviar um link estranho, não clique e pesquise antes o domínio para saber do que se trata.

Diquinha extra: verificação de duas etapas ajuda a proteger melhor as suas contas nas redes sociais. Preparamos um conteúdo especial sobre segurança de dados. Para saber mais, clique aqui.

Boletos falsos

Eles podem chegar por e-mail e até por correspondência (até acesso ao seu endereço esses golpistas podem ter). 

É sempre oriundo de um determinado banco, onde constam todas as suas informações, como nome completo, CPF e e-mail, tudo pra deixar o golpe ainda mais completo.

Se você recebeu um boleto cobrando alguma taxa ou pedindo algum pagamento que você desconhece, entre em contato imediatamente com o banco e analise a veracidade do boleto. 

Não pague nada antes de confirmar se o documento é de fato uma cobrança válida. Tem conteúdo no Blog RA que também te ajuda a identificar um boleto falso. Vem ler mais aqui!

Leia: Alerta golpe! Boleto Falso: Tem como identificar?

Sites impostores

Sempre tem aquele anúncio nas redes sociais ou no navegador com preços imperdíveis de uma loja MUITO famosa. 

E infelizmente, sempre tem usuários que acabam caindo nessas ciladas.

Já recebemos muitos registros e fizemos inclusive uma matéria sobre essas lojas impostoras. Se liga neste relato recebido por um consumidor de Resende (RJ):

“Não é uma reclamação da Magazine Luiza loja on line. E sim um alerta. Um site que se passa pelo Magazine Luiza e aparece nas buscas do Google está dando descontos exorbitantes. Quase comprei uma TV. Porém quando fui verificar o preço da geladeira que apareceu cerca de 450 reais, percebi na hora que era [Editado pelo Reclame Aqui]. A URL também não tem nada a ver com a do site original.”

Em falar em URL, mais de 99% dos domínios oficiais dos sites é o próprio nome da loja.

Por exemplo, se uma loja de maquiagens se chama “Bronze Cosmeticos”, provavelmente o seu site terá uma URL com o nome da marca: http://www.bronzecosmeticos.com.br. Agora, se a URL da loja for: http://www.ecomercioonline.us … opa, cuidado! É quase certo que se trata de um golpe. 

Tem até aqueles que usam caracteres “imitando uma letra” só pra você cair na cilada. Quer exemplo? Vamos supor que uma loja muito famosa se chama Lojas Indianas. O site oficial seria http://www.indianas.com, mas os criminosos utilizam http://www.1ndiana5.com (olha o 1 fazendo o papel de I e o 5 fazendo o papel de s pra te enganar!). Cuidado com esses detalhes também!

A identidade pode ser a mesma, mas um é golpe, por isso, olho na URL do site oficial

Portanto, fique de olhos abertos e verifique o site oficial no Reclame AQUI antes de efetuar qualquer compra online!

Sites e lojas fakes

Neste tipo de fraude, é bem similar com os sites impostores, porém, não utilizam as grandes marcas para enganar os usuários. 

São lojas e sites que vendem produtos e serviços, que nunca na verdade, não chegam por que nem existem.

Então, se achou um site que você nunca comprou, já fica ligado. Aproveita essa dica de ouro, tenho certeza que sua vida na internet vai mudar depois dessa informação: 

Você não vai gastar 30 segundos e vai ficar sabendo tudo sobre o site: se ele é confiável, se é fraude, quanto tempo ele foi registrado, em qual país foi registrado, todo o histórico. 

Para acessar o Detector de Site Confiável, plataforma exclusiva do Reclame AQUI em parceria com a Axur, basta clicar aqui.

É gratuito, prático e você ainda se livra de um problemão se for uma loja fake. 

Fique sempre de olho no Blog RA. Por aqui, você fica sabendo de tudo que acontece no mundo online quando o assunto é consumo, e tem dicas de como se livrar de furadas pela internet. Afinal, informação segura SEMPRE é DEMAIS!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: