Atualização da matéria em 11/10 às 18h: Em nota, a LATAM informa que após os protestos no aeroporto de Guarulhos, as operações já se encontram normalizadas.
Desde essa terça-feira (03/10), às 3h da manhã, funcionários de empresas terceirizadas que prestam serviços no aeroporto de Guarulhos protestam contra a proibição de uso de celulares na área interna do aeroporto.
De acordo com a Receita Federal, a mudança no procedimento é para combater crimes como o tráfico de drogas, visando garantir mais segurança nos aeroportos brasileiros. Dessa forma, celulares, tablets e equipamentos de captação de imagem apenas são permitidos aos funcionários da Receita Federal e pessoas com expressa autorização. A regra entra em vigor a partir do próximo mês.
Voos atrasados mudam a programação dos consumidores
A administração do aeroporto de Guarulhos iniciou uma operação de contingência para diminuir o impacto na operação, mas consumidores sofrem com atrasos nos voos.
Até a noite dessa terça-feira (03/11), a falta de equipes em áreas restritas como armazéns, pátio e pista para guardar as malas dos passageiros havia atrasado cerca de 70 voos. Além disso, das 6h desta quarta-feira (04/10), a LATAM precisou cancelar 11 voos de partida e 4 de chegada.
LATAM pede para os passageiros consultarem status dos voos
Por conta dos atrasos, mesmo os passageiros que não tiveram seus voos afetados podem remarcar a viagem sem multa contratual. Já os passageiros impactados com o cancelamento dos voos, podem solicitar remarcação sem multa ou diferença tarifária. A empresa também autoriza o reembolso integral da passagem aérea.
Passageiro, fiquem atentos aos seus direitos!
Conforme a ANAC, em casos de atrasos superiores a 4 horas, cancelamento ou alteração do voo pela companhia, o passageiro pode solicitar reembolso integral.
O prazo de reembolso é de 7 dias a partir da data de solicitação. A empresa deve retornar o valor através dos meios de pagamento utilizados na compra. Além disso, também pode ser feito em forma de crédito para aquisição de nova passagem aérea para o titular ou terceiros.
Também é importante saber que em caso de não embarque, as tarifas de embarques também devem ser reembolsadas.
