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Paralisação no aeroporto de Guarulhos: voos são cancelados e impactam passageiros

Atualização da matéria em 11/10 às 18h: Em nota, a LATAM informa que após os protestos no aeroporto de Guarulhos, as operações já se encontram normalizadas.

Desde essa terça-feira (03/10), às 3h da manhã, funcionários de empresas terceirizadas que prestam serviços no aeroporto de Guarulhos protestam contra a proibição de uso de celulares na área interna do aeroporto. 

De acordo com a Receita Federal, a mudança no procedimento é para combater crimes como o tráfico de drogas, visando garantir mais segurança nos aeroportos brasileiros. Dessa forma, celulares, tablets e equipamentos de captação de imagem apenas são permitidos aos funcionários da Receita Federal e pessoas com expressa autorização. A regra entra em vigor a partir do próximo mês. 

Voos atrasados mudam a programação dos consumidores

A administração do aeroporto de Guarulhos iniciou uma operação de contingência para diminuir o impacto na operação, mas consumidores sofrem com atrasos nos voos. 

Em comunicado, a ANAC informa que está acompanhando a paralisação e orienta que os passageiros procurem os canais de atendimento das companhias aéreas para mais informações. 

Até a noite dessa terça-feira (03/11), a falta de equipes em áreas restritas como armazéns, pátio e pista para guardar as malas dos passageiros havia atrasado cerca de 70 voos. Além disso, das 6h desta quarta-feira (04/10), a LATAM precisou cancelar 11 voos de partida e 4 de chegada. 

LATAM pede para os passageiros consultarem status dos voos

Em nota oficial, a LATAM orienta que os passageiros com voo doméstico em Guarulhos, programados entre os dias 3 e 5 de outubro, consultem o status do voo antes de ir até o aeroporto. 

Por conta dos atrasos, mesmo os passageiros que não tiveram seus voos afetados podem remarcar a viagem sem multa contratual. Já os passageiros impactados com o cancelamento dos voos, podem solicitar remarcação sem multa ou diferença tarifária. A empresa também autoriza o reembolso integral da passagem aérea. 

Passageiro, fiquem atentos aos seus direitos!

Conforme a ANAC, em casos de atrasos superiores a 4 horas, cancelamento ou alteração do voo pela companhia, o passageiro pode solicitar reembolso integral. 

O prazo de reembolso é de 7 dias a partir da data de solicitação. A empresa deve retornar o valor através dos meios de pagamento utilizados na compra. Além disso, também pode ser feito em forma de crédito para aquisição de nova passagem aérea para o titular ou terceiros. 

Também é importante saber que em caso de não embarque, as tarifas de embarques também devem ser reembolsadas. 

dicas para cancelamento
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Fontes: CBN / G1/ UOL/ ANAC

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