O Google Analytics é uma poderosa ferramenta para compreensão dos dados gerados por páginas na internet. É muito utilizada por empresas em diversos países e tem o excelente benefício de ser gratuita. Além de ser de graça, ainda é possível obter a certificação pela própria academia do Google.
O que o Google Analytics faz?
A ferramenta realiza coleta, análise e medição de dados dos usuários, através de códigos instalados nas páginas na Web para gerar relatórios.
Desse modo, o foco do Analytics está na análise do comportamento e resultados da sua audiência, ou seja, os vários relatórios dizem se o seu cliente é fiel ou não. Permitindo então, identificar a evolução das estratégias aplicadas no digital.
Portanto, a conclusão não pode ser outra, o uso da ferramenta – Google Analytics é mais do que necessário.
Leia também: Aprenda o que é e como calcular a métrica taxa de conversão
Exemplos de dados monitorados pelo Analytics
- Perfil de quem acessa seu site
- As páginas mais acessadas – tráfego de usuários
- Conversões e cadastros
- Horários de maior conversão
- Dispositivos mais usados (Smartphone, tablet e desktop)
- Cidades e Localidades dos acessos dos usuários
- Sites que trazem mais clientes para o seu site
- Página que gera maior índice de abandono (taxa de rejeição)
- Palavra-chave de maior conversão em vendas
As principais métricas no uso da ferramenta
1 – Personas
O Analytics ajuda na construção das personas, entendendo quem é o seu público visitante para direcionar corretamente, dentro das metas, a conversão do público-alvo desejado.
2 – Identifica os produtos e serviços mais procurados por seu público
Os clientes que circulam por seu site, usam os botões (call to action), links das páginas e tudo o que você quiser que ele queira achar. Isso, faz com que o analytics separe os produtos e serviços mais procurados, pelo público certo.
3 – Monitora e avalia o desempenho das páginas do seu site
O monitoramento das páginas do seu site é fundamental, pois significa análise da velocidade ou qualidade dos acessos. Um aspecto bastante importante, pois mostra quanto os usuários estão desistindo de fazer uma compra ou usar o serviço. Dessa maneira, esse é o canal que mede a taxa de rejeição do site.
4 – Avalia de onde vem os visitantes
Saber de onde estão vindo os visitantes do seu site e Landing pages faz toda diferença na análise do topo do funil de vendas. Atrair os Leads qualificados deve ser o objetivo de todo negócio.
Clique aqui para ler também sobre as métricas do atendimento
Fazendo bom uso da ferramenta é possível realizar sérias mudanças nas e ações que sua empresa promove e essas podem alterar toda historia dos resultados do negócio.
O Analytics proporciona visão correta do negócio para agir com estratégias eficazes e portanto, é a maior razão pelo qual devemos usá-la!