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Foi vítima de fraude online? Veja o que fazer para tentar reverter prejuízos

Foi vítima de fraude online? Veja o que fazer para tentar reverter prejuízos

golpe online: veja o que fazer se cair em um pela internet

Por mais cuidadosos e meticulosos que possamos ser – ou tentar – o golpe online tá aí, e infelizmente, nem todo mundo consegue escapar.

Ninguém quer cair em fraudes online, mas é uma possibilidade que os usuários precisam considerar constantemente. Além de trazer revolta, raiva e indignação, um golpe é caracterizado por mexer naquele vespeiro chamado “bolso do consumidor”. E o prejuízo pode ser dos grandes.

Por isso, mantenha a calma e saiba o que fazer no caso de fraude online

Veja o que fazer se caiu em uma fraude online
Fraudes online estão por todo lugar na internet: veja o que fazer caso tenha sido vítima de um golpe

Boletim de ocorrência

Sim, caro consumidor, essa é a primeira ação que você deve tomar assim que descobrir que foi vítima de fraude. 

Com o boletim registrado, você poderá contestar as compras indevidas, devolução de PIX, empréstimo ou financiamentos contraídos no seu nome indevidamente, entre outras situações a qual você sofreu prejuízos.

Além disso, é através do boletim de ocorrência que o órgão público responsável pode traçar e mapear os tipos de golpes e fraudes em busca dos grupos que aplicam esses crimes.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Serasa no final de 2021, apenas 33% das vítimas procuraram uma delegacia para registro do boletim de ocorrência após sofrer um golpe.

Por isso, caso você tenha caído em um fraude, NÃO DEIXE de registrar o boletim de ocorrência!

Vítima não precisa ir até a delegacia para registrar o Boletim

Para facilitar a vida do consumidor vítima de fraude ou golpe, o Ministério da Justiça desenvolveu o sistema Sinesp Delegacia Virtual (DEVIR).

Ele foi desenvolvido com o propósito de facilitar o acesso do cidadão ao serviço de registro de ocorrência policial, permitindo a comunicação on-line de crimes e fatos atípicos, além de tornar mais prático o registro do boletim de ocorrência. 

Ah, o registro online também garante a segurança e sigilo da vítima, que não precisará comparecer a uma delegacia física e se expor em uma ocasião de vulnerabilidade. 

Para realizar o registro, basta ser maior de idade, possuir conta ativa no gov.br e ter acesso a um celular, tablet ou computador.

Bloqueie seus cartões de crédito e débito

Para garantir que mais nenhuma fraude aconteça com seus dados, bloqueie cartões de crédito e débito, carteiras virtuais e demais serviços financeiros. Isto evita também que seu cartão seja clonado.

Avise às instituições financeiras responsáveis para verificarem se movimentações estranhas foram realizadas.

Troque senhas de e-mails e contas

As suas contas também podem ter sido expostas durante a fraude, por isso, não esqueça de trocar as suas senhas de e-mails, contas bancárias e redes sociais, além de sites e aplicativos que você possua cadastro e acesse com frequência.

Avise seus amigos e familiares

É importante também que todas as pessoas que têm algum tipo de contato e relacionamento com você saibam que seus dados foram vazados. 

Isso porque os criminosos podem tentar entrar em contato com eles para praticar mais golpes financeiros. Lembram dos acionamentos via WhatsApp? Se eles estiverem cientes do ocorrido, ficará muito mais difícil caírem em uma possível fraude.

Você já sofreu algum golpe na internet e conseguiu resolver? Conta pra gente!

Fontes: Reclame AQUI/ Gov.br/ Serasa

Leia também: Dá para confiar no Reclame AQUI! Vem entender como funciona a plataforma

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3 comentários »

  1. Olá Raquel. Gostei das informações. Acredito que isso deveria se divulgado intensamente. Sou policial e vejo esses golpes a todo instante. Sugiro uma mudança na sequencia: pela minha experiência a primeira coisa que uma pessoa que caiu num golpe e realizou uma TEF ou PIX deve fazer é entrar em contato com o banco recebedor e pedir que seja cumprida a Resolução do BACEN 177/2021 bloqueando imediatamente os valores, pois o BO pode ser apresentado até 72h após o bloqueio, mas se o golpista retirar o dinheiro já fica difícil recuperar o valor.

    Parabéns pelo Post

  2. Infelizmente o B.O. online é burocrático e difícil de concluír, pedem muitos dados desnecessários, e no final não finaliza. Fui vítima do golpe onde fiz um pix de 30% do valor da moto. Tentei fazer o b.o online e não funcionou

  3. O Brasil está pouco se lixando para os golpes feitos via internet. Não há um órgão do governo específico que receba denúncias da internet. Eu busquei e não achei nada. Tremendamente complicado denunciar crimes da internet. Uma vergonha.

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