Suplementos alimentares Lipotramina e Lipozepina são proibidos pela Anvisa. Agência alerta para promessas milagrosas de emagrecimento
A busca por beleza e estética é um assunto sempre em alta. Sendo assim, o Blog do Reclame AQUI vem fazer um alerta super importante: cuidado com remédios milagrosos que prometem potencializar o emagrecimento.
Os suplementos são proibidos para venda desde abril de 2022. De acordo com a Resolução (RE) nº 1.254, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu, em todo o território nacional, a comercialização, distribuição, fabricação e propaganda dos suplementos alimentares Lipotramina e Lipozepina.
A empresa Guki Nutracêutica Ltda, responsável pelos produtos, teve a proibição dos suplementos por não cumprirem as boas práticas de fabricação e veiculação da propaganda. Sendo anunciados irregularmente como produtos emagrecedores, uma propaganda que prometia até então uma “lipo em gotas”.
No Reclame AQUI, consumidores fazem alerta para propaganda enganosa
Apesar da proibição, ainda há reclamações no Reclame AQUI sobre propaganda enganosa a respeito da venda dos produtos. De acordo com o relato dessa consumidora de Franca – SP, o produto continua sendo comercializado. E o que era para ser apenas a cobrança de um frete para recebimento de amostra grátis, se tornou uma cobrança maior.
“Em um anúncio que vi pelo instagram era oferecida amostra grátis do produto para emagrecer lipozepina (lipotramina). Ao entrar no link fiz o pedido da amostra “grátis”, porém era preciso pagar o frete através de cartão de credito, o que foi feito.
Em seguida uma consultora entrou em contato comigo pelo whatsapp , querendo vender o produto, me oferecendo preços menores em pacotes, etc. Recusei literalmente , dizendo que preferia experimentá-lo antes de comprar. Ela ainda insistiu, porém fui enfática na recusa.
No entanto, dias depois, qual não foi minha surpresa ao receber uma mensagem do cartão de crédito em que dizia que havia feito uma compra de R$189,80 realizada em MercPag*B1U3LIP!”
Como o Reclame AQUI te ajuda a se livrar de lojas impostoras
Prescrição médica é fundamental
De acordo com a Anvisa, não houve nenhuma aprovação dos suplementos alimentares como emagrecedores. A agência indica que qualquer propaganda que estimule o uso do produto com essa finalidade é irregular. O emagrecimento saudável demanda tempo e dedicação. Por esse motivo, a prescrição de medicamentos deve ser feita por um profissional habilitado.

Não existem fórmulas milagrosas
O Reclame AQUI bateu um papo com a nutricionista Ana Carolina Giorni para esclarecer os mitos que envolvem a fórmula milagrosa desses produtos. E ela deixa um alerta, já que esses produtos não fazem efeito sozinhos: “Não adianta dieta maluca ou cirurgia se não mudar os hábitos alimentares. Para se manter magro, a mudança precisa ser definitiva”, afirma.
Além disso, ela reforça a importância de estar sempre de olho nos rótulos. Em muitos casos, os ingredientes desses suplementos podem ser encontrados na própria alimentação. Ou seja, a melhor saída é investir em uma alimentação de qualidade rica em nutrientes.
