Enquanto a tecnologia avança e as empresas correm para se adequar e oferecer os melhores produtos e serviços, o consumidor fica cada dia mais exigente. 

Este consumidor, que tem acesso a todas informações que deseja em apenas alguns cliques, não procura apenas por preços baixos. Ele busca o que lhe traz confiança, ou seja: experiências únicas. 

Essa é a era da Experiência do Usuário, ou UX (User Experience), e se você trabalha com marketing já deve ter escutado esse termo, não é mesmo?

Por isso, neste post trouxemos alguns itens importantes que nós, profissionais de marketing ou áreas correlatas, precisamos saber sobre essa nova era. Acompanhe: 

Veja também: UX Writing: redação orientada à experiência do usuário

O que é exatamente Experiência do Usuário?

A Experiência do Usuário é todo ponto de contato que um consumidor tem com algo da marca. É basicamente a vivência do cliente ao utilizar os serviços que a empresa oferece, incluindo a parte emocional.

Quais principais pontos devemos saber?

É muito importante observar alguns pontos como usabilidade, utilidade, acessibilidade e funcionalidade. Estes itens devem ser muito bem pensados, e ter como finalidade atender o consumidor da melhor forma.

O site ou app da empresa deve ser simples e fácil de navegar, pois o objetivo final para a criação desse item precisa ser efetivado, além disso, o conteúdo deve ser útil e relevante.

Para realizar essa ação da melhor forma, a dica é efetuar pesquisas e testes com um grupo  ou consumidores em potencial.

Leia mais: Customer Experience: a arte de entregar boas experiências aos clientes

Como pensar estrategicamente na Experiência do Usuário?

Quando falamos em estratégia, dentro do Marketing Digital, o primeiro ponto que devemos levar em consideração é a Experiência do Usuário, principalmente porque estreitar laços de confiança com um usuário satisfeito e que teve boas experiências, é garantia de sucesso. 

Por isso, é importante pensar nessa vivência desde os primeiros contatos do usuário, focando em algo rápido e simples, que atenda as necessidades do cliente e aumente seu tempo de permanência no site. 

Em conclusão, pensar em itens que transmitem confiança como selo de segurança e reviews sinceros, pode ser fundamental para a decisão de compra deste usuário dentro de sua experiência.

Confira: API do Reclame AQUI disponível para o mundo

Deixe uma resposta