blog reclame aqui

Já comprou o presente do Dia dos Pais? 78% adiantam: vão deixar pra última hora

Pesquisa do Instituto Reclame AQUI com a Linx aplicada entre os dias 14 e 16 de julho aponta intenção de compras e expectativas do varejo para o Dia dos Pais

A gente pisca e lá vem mais uma data comemorativa por aí. O Dia dos Pais está chegando e por enquanto, muita gente vai deixar pra comprar o presente em cima da hora.

É o que indica a pesquisa realizada pelo Instituto Reclame AQUI em parceria com a Linx. Pelo menos 78% dos consumidores ainda não foram atrás do mimo para a data e parece que até os varejistas já estavam suspeitando desses indicadores.

Isso porque 46% dos lojistas estão na expectativa que as vendas aconteçam apenas no dia anterior a data comemorativa. Por aí, o seu pensamento e disponibilidade para comprar o presente está igual?

É claro que muitos fatores podem influenciar na decisão de compra no Dia dos Pais e a questão das finanças pode ser um deles. 

Dentre os 77% dos pesquisados que não irão comprar na data, 41% dos entrevistados destacam que não têm costume de comprar durante esta data e os outros 27% estão desmotivados pelos preços dos produtos 🙁

Mas nem tudo está perdido! 23% dos consumidores responderam que estão decididos a presentear no Dia do Pais e daqueles que já compraram o agrado, 67% gastaram mais em 2023 do que no ano anterior. E não parou aí: 54% apontaram que o presente do Dia dos Pais foi mais caro que o presente para o Dia das Mães. 

E ponto novamente para os varejistas: 68% já esperavam vendas mais expressivas do que em 2022.

O CEO e Cofundador do Reclame AQUI, Edu Neves destaca que a data não será fácil, mas terá grandes oportunidades. “Preço, Pix, loja física e antecedência” é o mantra deste Dia dos Pais.

“Podemos dizer que no lado do copo meio vazio está a necessidade de promoções e descontos significativos. Do lado do copo meio cheio, aparece a disposição do consumidor em pagar por PIX. Enchendo um pouco mais o copo, os itens – já tradicionais – que estão no rol de presentes são aqueles que possuem um pouco mais de margem para os lojistas. Parece que o fenômeno “pandemia e vida online” se arrefeceu, e surge a chance para o mundo físico, incluindo o comércio de proximidade”, analisa Edu Neves.

Quanto vai gastar, o que vai comprar e como vai pagar?

A pesquisa mostra também uma média de gastos para a data: 42% dos consumidores afirmaram que investiram até R$100 no presente e 27% entre R$100 e R$300. 19% vão abrir mais a carteira e pretendem investir entre R$ 300 a R$ 900. 

Já os itens que a galera mais procurou para a data foram:

  • Roupas e calçados: 26,6%
  • Eletrônicos (fones de ouvido, tablets, smartwatches): 13,1%
  • Acessórios (carteiras, mochilas, anéis): 12,4%

Uma categoria, é claro, que não poderia faltar é a de perfumaria e produtos de preferência, que somou 10,9% da preferência do público.

Agora, quando o assunto é pagamento, o PIX continua mostrando para que veio: 28% dos consumidores compraram a vista pela transferência instantânea; já o parcelamento no cartão de crédito representou 14% do modo de pagamento dos consumidores e 14% preferiram a vista no débito.

Para Tiago Mello, CMO e CPO da Linx, a pesquisa mostra que o futuro do varejo já chegou e um dos pontos fortes é a digitalização.

“Vemos o consumidor utilizando cada vez mais os meios de pagamento digitais, além do crescimento de vendas em e-commerces, marketplaces e também nos comércios de bairro, que estão ganhando a preferência dos consumidores com a digitalização de seus serviços”, comenta Mello.

Lojas físicas x online: empate na disputa

Pra quem achou que as lojas físicas ainda mantinham uma preferência do público, achou certo. 50% dos respondentes preferem bater uma perninha até o comércio local ou as grandes redes de lojas físicas para comprar seu presente. 

Quem não pretende sair e realizar a procura online (redes sociais, sites, e-commerces e marketplaces) somam 50%

Entre os varejistas, 40% dos lojistas apostam na busca pelo comércio local, enquanto 32% esperam mais sucesso no varejo digital.

E aí consumidor, qual a sua preferência pra data? Conta pra gente se vai rolar presente por aí ou só vai ficar no abraço.

Leia também: Reputação Suspensa: mais confiança para quem usa o Reclame AQUI

precisa reclamar? acesse o Reclame AQUI

Deixe uma resposta

%d